Pós-graduação em Educação da Tuiuti: Formação Crítica e Transformadora com Foco em Multiletramentos

Amanda Cristina de Macedo

Por Professora Maria Alzira Leite

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Tuiuti do Paraná busca formar educadores com foco nas relações de ensino e aprendizagem, na reflexão crítica e na ação social. Nesse contexto, promove discussões sobre as problemáticas relacionadas à leitura, à escrita, à compreensão textual e à produção de sentido, tanto na educação básica quanto no ensino superior.

A partir dessa perspectiva, há um investimento no debate coletivo, com a socialização de conhecimentos, visando à transformação social e humana, com respeito à diversidade, à pluralidade e ao entrecruzamento de culturas, saberes e vozes – elementos essenciais dos Multiletramentos.

As reuniões de orientação, as disciplinas e as apresentações de trabalhos são realizadas de forma dialógica, proporcionando a escuta e valorizando os saberes e as práticas linguísticas de cada acadêmico.

Convidamos todas e todos a vivenciarem esses momentos no PPGED. A satisfação e o sorriso fazem parte das pesquisas, e o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná valoriza não apenas o conhecimento científico e a educação, mas também as relações humanas e afetivas construídas ao longo dos percursos de letramento acadêmico.