Pós-graduação escolhida? Saiba como avaliar a qualidade do seu curso.

Pós-graduação escolhida? Saiba como avaliar a qualidade do seu curso.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente. Os profissionais atentos a esse movimento buscam por aprimoramento para destacar-se entre os demais. Uma consequência é o aumento na oferta de cursos de aprimoramento e formação.

A notícia é tanto favorável quanto um sinal de alerta para quem já está decidido a fazer uma pós-graduação. As ofertas são variadas e tendem a tornarem-se mais acessíveis. Por outro lado, a popularidade dos cursos pode levar ao surgimento de estruturas com baixa qualidade de formação cujo desejo é aproveitar-se desse momento comercial.

Agora que você já decidiu incrementar as suas habilidades profissionais, aprenda a avaliar a qualidade da pós-graduação escolhida. E, assim, ter a certeza de que a formação será um verdadeiro diferencial para sua carreira. Confira!

A pós-graduação é reconhecida pelo MEC?

O primeiro passo para avaliar a qualidade da pós-graduação é a certificação que esta possui junto aos órgãos competentes. O programa Lato Sensu, que inclui os cursos de aprimoramento, especialização e MBA, não precisa de autorização para ser criado e mantido.

Contudo, a instituição deve ser credenciada no MEC e cumprir os padrões básicos de qualidade exigidos pelo órgão. Os aspectos mais importantes incluem uma carga horária mínima de 360 horas e, no mínimo, metade do corpo docente composto por mestres e doutores.

Estas e outras normativas são de ordem federal e garantem a validade do certificado de pós-graduação em nível nacional. Levam em consideração a regulamentação da instituição, o cumprimento das diretrizes estabelecidas e o desempenho do estudante, considerando o mínimo de 75% de aproveitamento.

Leia também:

No portal e-MEC é possível consultar a situação da instituição junto ao Ministério e de seus cursos especificamente. É uma das primeiras ferramentas que o estudante deve utilizar para averiguar se a pós-graduação é reconhecida pelo MEC. Além de conseguir outros dados sobre a avaliação geral da instituição.

No caso dos cursos de MBA, vale a pena basear-se nos critérios de qualidade elaborados pela Associação Nacional de MBA. O padrão mais elevado, denominado “global” inclui cursos com carga horária de 480 horas. Além disso, a maioria dos docentes atuando no mercado de trabalho e a exigência de que o aluno tenha experiência profissional.

Mestrado ou doutorado? Os critérios são outros…

No caso do Stricto Sensu não basta a pós-graduação ser reconhecida pelo MEC, o controle de qualidade é bem mais rigoroso. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) realiza avaliações regulares dos programas licenciados. A ênfase concentra-se no corpo docente e na produção de conhecimento realizada pelo programa.

Os programas são avaliados em notas que variam de 1 à 7, sendo o mínimo aceitável 3. Programas que apenas oferecem mestrado podem obter nota máxima 5. Acima disso, apenas aqueles que também possuem doutorado e oferecem formação de alto nível segundo os critérios analisados.

Uma avaliação adequada é o que garante, além da qualidade do curso, que ele esteja alinhado aos padrões básicos e nacionais. Ratifica, também, a validade do diploma obtido pelo aluno e o reconhecimento da instituição como centro de pesquisa.

Aqui na Universidade Tuiuti, por exemplo, temos o programa de mestrado e doutorado em Comunicação e Linguagens, cuja avaliação é nota 5. Já o programa de Distúrbios da Comunicação possui nota 4.

O que mais observar?

Avaliar a qualidade da pós-graduação vai além dos regulamentos formais, é preciso entender o jogo de cintura do mercado também. Mesmo com a mesma avaliação no MEC, por exemplo, uma instituição pode sobressair-se à outra por ter maior credibilidade entre os empregadores.

Uma instituição vista com maus olhos pode tirar toda a validade do certificado de pós-graduação para o mercado de trabalho. Portanto, é essencial que aluno procure informar-se sobre esse tipo de vantagem ou desvantagem antes de escolher onde buscar por aperfeiçoamento.

Visitar a instituição e conhecer de perto a infraestrutura é outro meio de ter uma noção mais próxima da realidade vivida durante o curso. Muitas vezes a universidade vende uma estrutura de grande qualidade, mas na prática não é bem assim. Vale a pena conferir de perto.

Conhecer equipe de professores é outro ponto fundamental e uma forma de ter mais segurança na escolha. Na Plataforma Lattes você pode obter informações valiosas. O portal concentra os currículos de mestres e doutores permitindo que você tenha acesso à formação e a experiência de quem irá formar o seu futuro profissional.

Pronto para começar sua pós-graduação? Confira as opções que a Universidade Tuiuti do Paraná oferece!

Nova call-to-action