Dentre os mais de 110 mil dentistas em exercício no país, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia, poucos possuem duas das especializações mais procuradas entre os pacientes, a de Prótese e a Dentística. Apenas 11% e 4% dos profissionais atuam nessas especialidades, respectivamente.
A baixa quantidade de profissionais não acompanha a crescente preocupação por serviços que melhoram a saúde e estética bucal. Por que, então, não aproveitar esse espaço de trabalho?
A você, dentista, mostramos cada aspecto da especialização integrada em Prótese e Dentística. Quer saber se ela para você? Continue a leitura!
O que é a especialização em Prótese e Dentística?
O CFO reconhece a Prótese e a Dentística como duas das várias especializações possíveis ao profissional de Odontologia.
O especialista em próteses é aquele que atua na reabilitação da saúde dos dentes. Seu conhecimento nas diversas modalidades de próteses e nas técnicas e ferramentas mais avançadas de cirurgias orais permite que o profissional satisfaça as demandas estéticas e de saúde dos seus pacientes.
Com o conhecimento da especialização em Dentística, o dentista trabalha na restauração dental, além da parte estética. Seus conhecimentos permitem atuar na recuperação de dentes afetados por cáries e traumas, por exemplo.
A pós-graduação em Prótese e Dentística, por ser integrada, habilita o dentista nas duas especializações. Assim, a dupla certificação permite que profissional realize:
- próteses dentárias de todos os tipos;
- restauração de dentes;
- aplicação de facetas dentárias;
- realização de clareamentos.
Qual o perfil do especialista em prótese e dentística?
O profissional, ao longo de sua formação, deve reunir determinadas habilidades, dentre as quais:
Sólida qualificação profissional
Conhecer as técnicas mais avançadas e acompanhar os estudos mais recentes da área é fundamental para dentistas, em especial aqueles que trabalharão com a parte estética, objeto de atualizações frequentes.
Para isso, cursar uma pós-graduação de qualidade e acompanhar pesquisas científicas, por conta própria, são atitudes imprescindíveis.
Boa comunicação e empatia com os pacientes
Muitos pacientes chegam aos consultórios fragilizados, seja em sua saúde ou autoestima. Saber lidar com essas demandas, escutar o paciente e formular uma solução específica para cada caso são papéis do cirurgião-dentista especializado em Prótese e Dentística.
Capacidade de empreender na carreira
Dentista também é empreendedor! Afinal, se você abriu o próprio consultório odontológico, precisará lidar com a gestão financeira, de pessoal, além da comunicação do empreendimento.
Se trabalha em uma empresa de terceiros, por outro lado, deve saber gerir a própria profissão, apostar em qualificação e criar um plano de carreira que satisfaça seus interesses pessoais e profissionais.
Reunindo todas essas habilidades e apostando numa especialização de qualidade em Dentística e Prótese, você terá ótimo retorno em número de consultas e crescimento na carreira!