Entender como são causadas as doenças para desenvolver formas de curá-las é a principal atribuição do biomédico, que adquire esse conhecimento por meio do estudo de células, bactérias e outros microorganismos.
O curso e seus egressos são recebidos por um mercado de trabalho favorável e salários que podem chegar a R$ 30.000,00, no auge da carreira.
Se você pensa em se formar nessa área, entenda agora como é a grade curricular de biomedicina e como ela vai preparar você para o mercado de trabalho!
Primeiro ano de biomedicina
As disciplinas do primeiro ano de biomedicina têm como objetivo apresentar o curso e oferecer uma base de Ciências Biológicas, Exatas e da Saúde para o aluno, de forma que ele possa compreender o processo saúde/doença e os processos patológicos com mais facilidade ao longo da graduação.
Disciplinas como Anatomia Humana preparam o aluno para compreender melhor o funcionamento do organismo, enquanto a Biologia Celular apresenta o estudo das células, com conceitos que guiarão o aprendizado por todo o curso.
Ainda fazem parte dessa etapa as seguintes matérias:
- Fisiologia Humana e Biofísica;
- Práticas Profissionais Em Biomedicina;
- Saúde Coletiva;
- Bioquímica Estrutural e Metabólica;
- Microbiologia e Parasitologia;
- Bromatologia;
- Química e Físico-química.
Segundo ano
Já no segundo ano, a grade curricular da biomedicina começa a ser direcionada a aspectos mais práticos da profissão, como a Farmacologia, disciplina que estuda os medicamentos e sua interação com os organismos.
Também é abordada a Imaginologia, que prepara o aluno para a detecção de patologias por meio da imagem, como raio-X, ultrassom, mamografia e ressonância magnética.
Ainda nessa fase do curso, são abordadas as seguintes matérias:
- Biologia Molecular e Biotecnologia;
- Genética Molecular e Clínica;
- Imunologia e Patologia;
- Metodologia Científica;
- Biomedicina Estética;
- Análise Ambiental;
- Atividades Complementares;
- Embriologia e Reprodução Humana;
- Estatística;
- Bioengenharia;
- Toxicologia Geral e Clínica.
Terceiro ano
Agora chegamos à segunda metade do curso e a grade curricular de biomedicina fica ainda mais específica, preparando o aluno para o trabalho em laboratório e a elaboração de análises clínicas por meio de disciplinas como Micologia Clínica, Gestão Laboratorial e Parasitologia Clínica.
Veja também:
- Na dúvida entre Biologia e Medicina? Vá de Biomedicina!
- O que é Biomedicina? Entenda essa carreira!
- Motivos para estudar Biomedicina em Curitiba
O trabalho em laboratório se intensifica e contar com uma instituição com ampla estrutura faz a diferença na formação de um profissional preparado para atuar com eficiência no mercado de trabalho.
Veja o que mais é ensinado nessa etapa do curso:
- Bioquímica Clínica;
- Epidemiologia e Gestão Sustentável;
- Citopatologia e Líquidos Corporais;
- Hematologia Clínica e Banco de Sangue.
- Imunologia Clínica.
Quarto ano
Os últimos períodos da faculdade de biomedicina são dedicados ao estágio obrigatório supervisionado e a elaboração de um trabalho de conclusão de curso, em que o aluno aplica os conhecimentos e prova para a banca examinadora que é um profissional apto para o mercado de trabalho.
Essa foi a grade curricular da biomedicina! Esperamos que você tenha tirado suas dúvidas e entendido melhor como funciona essa graduação.
Ainda quer mais informações sobre a formação necessária para se tornar um biomédico? Baixe nosso e-book que contém tudo sobre biomedicina, incluindo dados sobre o mercado de trabalho!