Qual o perfil para uma graduação?

Qual o perfil para uma graduação?

Muitas mudanças têm ocorrido no perfil dos universitários. Porém não é novidade nenhuma que a maioria dos estudantes do Ensino Médio sonha em entrar para a universidade. Isso porque, na década de noventa, era comum entre os brasileiros dizer que quem conseguisse ingressar na universidade tinha emprego garantido. Mas até que ponto isso era verdade? E se foi verdade um dia, ainda é hoje?

Garantias de sucesso?

A verdade é que nem na década de noventa nem há cem anos atrás e muito menos hoje, o diploma de uma graduação garantiu emprego ou a independência financeira de alguém. O que uma boa universidade e um bom curso podem oferecer, acima de tudo, são oportunidades! Isso mesmo, oportunidades! Oportunidades essas que o aluno, em outro ambiente que não seja o universitário, dificilmente teria.

Por isso, o perfil de quem almeja ingressar na universidade é voltado para quem busca os melhores caminhos para construir sólidas carreiras, fundamentadas em uma boa base de conhecimento e experiências.

A graduação é para todos?

Para atender a demanda do mercado e oferecer mais opções para quem deseja cursar uma graduação, as universidades têm oferecido cada vez mais possibilidades. Existem hoje, diversos módulos de ensino que possibilitam as mais distintas pessoas a alcançarem o tão sonhado título universitário. Os mais comuns são:

Graduação em Bacharelado: geralmente, os cursos que oferecem a opção de bacharelado tem duração de 4 a 6 anos, sendo o formato mais tradicional de graduação. O foco é preparar para o mercado de trabalho, com um ensino mais generalizado dentro do curso escolhido.

Média salarial: R$ 2518,00 (baseada em 5 cursos diferentes)

Graduação em Licenciatura: na opção de licenciatura, o foco é a atuação no meio acadêmico. Voltado principalmente para quem tem interesse em atuar na área acadêmica como professor, esse módulo de ensino também tem duração de 4 a 6 anos. Com uma forte grade curricular dentro da área escolhida, prepara o aluno para ministrar aulas.

Média salarial do professor: R$ 4240,01  (baseada em 4 redes de ensino diferentes)

Graduação Tecnológica: com duração de 2 a 3 anos, esse módulo é voltado para quem já tem certeza da carreira que quer seguir. Por apresentar uma grade curricular mais voltada para áreas de atuação específicas e por poder ser concluído em menor tempo, é o motivo pelo qual tipo de curso tem se tornado cada vez mais atrativo.

Média salarial: R$ 2955,60 (baseada em 5 cursos diferentes)

Se você ainda tiver dúvidas, pode aprender mais sobre as diferenças entre uma graduação tecnológica, bacharelado e licenciatura.

Qual o meu lugar?

Basta olhar ao redor e perceber a necessidade das pessoas em se relacionar, isso reflete nas empresas e nas instituições de ensino. Mais do que um lugar para aprender, as universidades têm se tornado um lugar para se conectar. Prova disso é que quanto mais o mercado oferta, mais as pessoas buscam uma graduação para se qualificar.

Como exemplo, o número de pessoas que desejam cursar uma graduação no Paraná,  é enorme. Ao contrário do que muitos pensam, essa busca não gera mais desempregados, mas emprega os mais qualificados. Se você almeja experiências e uma qualificação sólida para enfrentar o mercado de trabalho, pode acreditar que o seu lugar é na universidade.

Agora que já sabe das possibilidades da graduação, surgiu a dúvida entre cursos de exatas, humanas ou biológicas? Baixe nosso E-book!

Nova call to action