Acesse o conteúdo

Requisitos básicos para um projeto de pesquisa vencedor

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Requisitos básicos para um projeto de pesquisa vencedor

Para tornar-se um pesquisador é preciso ingressar em um programa de mestrado e, possivelmente, doutorado. Já no processo seletivo é exigido a presença das habilidades básicas de um bom estudioso. Elas são avaliadas a partir do projeto de pesquisa apresentado pelo aluno.

Elaborar um projeto de pesquisa é planejar todos os aspectos que influenciam na realização do estudo proposto. Incluem o tema, o método, as referências e até a importância do trabalho, entre outros pormenores.

Convencer uma banca de avaliadores depende de um projeto adequado ao objetivo do aluno. Alguns itens estão presentes em qualquer pesquisa, mas outros são específicos. Por isso, no processo para o mestrado ou para o doutorado, é preciso estar atento às características únicas de cada formação.

Entenda o que não pode faltar em qualquer projeto de pesquisa e as especificidades para o mestrado e o doutorado e elabore um projeto vencedor!

O que deve ter em um projeto de pesquisa para mestrado e doutorado?

1. Problema e hipótese

Toda pesquisa baseia-se na premissa de responder uma questão científica. O estudo deve acumular e analisar dados em busca de evidências que corroborem uma hipótese sobre o assunto. Portanto, é preciso ter uma pergunta para ser respondida e uma possibilidade de resposta.

Isso é fundamental, pois a pergunta é o que determina o tema e a importância do estudo, assim como o método a ser utilizado. A hipótese determina a confirmação, ou negação, de um conhecimento científico.

A questão deve ser bem definida, pois falta de clareza gera ambiguidades, colocando a credibilidade da pesquisa em risco. Além disso, deve ser passível de análise técnico-científica ou é impossível conseguir dados e resultados confiáveis.

2. Método e planejamento

Escolher um método adequado é o que deve ter um projeto de pesquisa para mestrado e doutorado sem falta. Muitas vezes, a proposta é rejeitada por oferecer uma boa ideia, mas um planejamento prático mal formulado.

O método é o conjunto de técnicas que será utilizado na coleta e análise dos dados. Ele precisa ser congruente com o problema de pesquisa e ainda pautado na realidade. Em outras palavras, algumas formas de realizar pesquisas não são suportadas pelo tempo disponível ou pela infraestrutura da instituição.

Do mesmo modo, o estudante deve apresentar um cronograma com todas as etapas do estudo. Ele deve ser adequado ao tempo oferecido pelo programa, considerando aulas, eventos e imprevistos.

3. Referências e justificativa

Não basta ter uma ideia e o interesse, um projeto forte deve ser bem embasado e ter um motivo justificável para ser levado em frente. Referências bem vistas pelos examinadores são assinadas por profissionais de renome na área.

Em caso de artigos, devem ter credibilidade frente à comunidade científica e, obviamente, uma relação direta com o tema proposto. Já a justificativa é o que irá convencer os orientadores da importância inerente à realização da pesquisa.

Motivos de relevância social são os mais bem-sucedidos. Apontar falhas no conhecimento sobre o assunto e que a contribuição que a pesquisa trará para preencher essa lacuna é o melhor caminho. Além de demonstrar seu benefício para a comunidade humana e científica.

Como fazer um projeto de pesquisa para o mestrado?

O mestrado é um programa de pesquisa relativamente limitado. Tempo, recursos e temáticas pré-definidas devem ser levadas em conta ao planejar como fazer um projeto de pesquisa para o mestrado.

O mestrado tem duração entre 24 e 30 meses, o seu cronograma deve adaptar-se a esse limite. Os recursos também são mais limitados, procure por um método que possa ser realizado nesse tempo e com o auxílio que a instituição fornece.

Por fim, o mestrado é realizado em um programa cujos orientadores realizam pesquisas dentro de temas específicos. Procure a orientação de especialistas no assunto de seu interesse ou adapte seu tema ao trabalho realizado na universidade.

Como fazer um projeto de pesquisa para o doutorado?

O doutorado oferece tempo e recursos mais abundantes, mas isso coloca mais pressão por uma pesquisa complexa. Além disso, uma exigência do programa é que o estudante proponha-se a elaborar um conhecimento inédito.

Para isso, o seu tema precisa ser original e as referências as mais conceituadas e atuais possíveis. Ao pensar em como fazer um projeto de pesquisa para o doutorado, lembre-se de demonstrar que o seu estudo é inovador e altamente relevante.

Que tal a vida de pesquisador? Saiba mais a respeito baixando o e-book Doutorado: uma formação, várias opções de atuação!

Nova call-to-action

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *