Saiba como fazer seu financiamento estudantil com a Tuiuti!

Saiba como fazer seu financiamento estudantil com a Tuiuti!

Uma das grandes preocupações de pais e alunos quando chega o momento do estudante ingressar em uma faculdade é como pagar pelo curso. E não é à toa: até pouco tempo cursar o ensino superior era privilégio de quem tinha muitos recursos. Hoje, no entanto, existem várias opções de financiamento estudantil que democratizam o acesso à universidade e tornam mais fácil essa conquista!

Por isso, se você está pensando em prestar o vestibular da Tuiuti e fazer parte de uma das melhores instituições de ensino do Paraná, saiba que a universidade oferece diversas opções de financiamento para oportunizar a melhor formação aos seus estudantes. Confira!

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

O Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido pela sua sigla, Fies, é um dos programas de financiamento mais utilizados pelos estudantes do país. Ele é gerenciado pelo Governo Federal, mais especificamente pelo Ministério da Educação, em parceria com instituições de ensino privadas credenciadas.

Assim, o estudante que se encaixa no Fies paga pela faculdade apenas depois de formado e de forma parcelada, com juros menores que os negociados em outros financiamentos. Durante o curso, o aluno deve desembolsar apenas o valor do seguro obrigatório e dos encargos com as operações financeiras, definidos em contrato com a instituição bancária responsável, trimestralmente.

Para se inscrever nesta modalidade de financiamento estudantil, o estudante precisa prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e obter média igual ou maior a 450 pontos nas provas e nota superior a zero na redação. As inscrições ocorrem pelo site do Fies, onde o aluno preenche seus dados pessoais, informações sobre o curso e sobre sua renda.

Os dados sobre a renda são importantes pois eles é que definem de quanto será o financiamento obtido pelo estudante, que pode ser de 50% ou 75% da mensalidade. É importante lembrar que os primeiros estudantes selecionados para o Fies são aqueles com os melhores resultados no Enem.

Faça o download do ebook para entender como funciona o Financiamento Estudantil!

PRAVALER

Além de contar com o programa de financiamento estudantil do Governo Federal, os estudantes também têm à sua disposição os programas de crédito com instituições privadas, como o PRAVALER, oferecido pela Tuiuti.

Neste caso, o contrato é realizado por semestre e pode ser feito a qualquer momento do curso. Nesta modalidade, o curso é pago sempre em, no mínimo, o dobro do tempo, já que cada mensalidade é paga em duas parcelas. Assim, se o custo da mensalidade é R$ 1,5 mil, em janeiro o estudante pagaria R$ 750 e o restante da parcela em fevereiro.

Para se inscrever no PRAVALER, não é necessário fazer o Enem. No entanto, o aluno precisa ter um fiador e sua renda somada à dele deve ser de, no mínimo, 02 vezes o valor da mensalidade integral do curso. Além disso, aluno e fiador precisam ter crédito aprovado no SPC e SERASA e estar com o CPF regular. A contração é feita por meio do site do PRAVALER.