SAÚDE AUDITIVA DOS MÚSICOS: DA ANÁLISE DO RISCO ÀS MEDIDAS PREVENTIVAS

Amanda Cristina de Macedo

SAÚDE AUDITIVA DOS MÚSICOS: DA ANÁLISE DO RISCO ÀS MEDIDAS PREVENTIVAS

Você já parou para pensar na saúde auditiva dos músicos? Essa foi a questão central da tese do Programa de mestrado em Saúde da Comunicação Humana, de autoria da aluna e fonoaudióloga Milena Kovalski Oliveira, pela Universidade Tuiuti do Paraná. O estudo pioneiro uniu a teoria e prática para investigar como os músicos podem proteger a audição.

Em entrevista ao Conexão Tuiuti, ela deu detalhes sobre a pesquisa, como investigar os riscos e as medidas preventivas para proteger a audição desses profissionais, além de compartilhar a experiência internacional em Montreal, no Canadá, e os próximos passos da pesquisa.

De uma forma resumida, do que se trata o estudo?

A tese aborda a saúde auditiva dos músicos, começando com uma revisão teórica e avançando para a prática. Inicialmente, foi realizada uma análise sistemática para verificar se já existiam programas de conservação auditiva e qual a eficácia. Em seguida, desenvolvemos um protocolo preventivo de exames para detectar precocemente a perda auditiva entre os músicos. Como foi um projeto piloto, ainda não posso afirmar com certeza a eficácia, mas conseguimos um bom ponto de partida.

Parte da pesquisa na Universidade de Montreal, no Canadá, se deu através de uma parceria com a Universidade Tuiuti do Paraná. Como foi a experiência de desenvolver a tese fora do país?

Foi uma experiência extremamente enriquecedora, tanto profissional quanto pessoalmente. Sempre quis saber como a fonoaudiologia é vista fora do Brasil. Em Montreal, eu pude me dedicar exclusivamente à pesquisa, algo difícil de fazer aqui no nosso país devido à falta de investimento e estrutura. Lá, tive acesso a equipamentos e recursos que não estão disponíveis no Brasil, o que ampliou muito meu conhecimento e prática na área da audiologia.

Quanto tempo você ficou em Montreal e quais foram as principais dificuldades e descobertas durante a pesquisa?

Fui para Montreal no começo de dezembro de 2022 e voltei em agosto de 2023, totalizando oito meses de intercâmbio. Em Montreal, pude ver de perto como é ser pesquisadora de forma plena. Percebi que, apesar das dificuldades, os pesquisadores brasileiros são muito talentosos e produzem ciência de alta qualidade, muitas vezes superando colegas de outros países.

E agora, quais são os próximos passos da pesquisa?

Terminei meu mestrado e estamos avaliando os próximos passos. A pesquisa iniciada em Montreal deve continuar, independente da minha participação direta. Estou aguardando o resultado de uma aplicação para bolsa de estudos, que pode definir se continuarei na parceria com a Universidade de Montreal ou se seguirei por outros caminhos. A pesquisa é sempre incerta, mas as descobertas não param!

A saúde auditiva dos músicos é um tema importante e pouco abordado. Estudos como este, são fundamentais para avançarmos na prevenção e detecção precoce de problemas auditivos, contribuindo para a qualidade de vida e carreira desses profissionais.

Quer saber mais sobre o Programa de Saúde da Comunicação Humana e suas linhas de pesquisa? Acesse o site www.tuiuti.edu.br

Milena Kovalski Oliveira