Sem tempo para a pós-graduação? Aprenda a ser mais produtivo!

Sem tempo para a pós-graduação? Aprenda a ser mais produtivo!

Não é nenhuma novidade que as empresas estão cada vez mais criteriosas na hora de contratar profissionais: qualquer que seja o cargo que você pretenda assumir, a busca pela qualificação é obrigatória.

Tendo em vista que o crescimento do nível de exigência é um fenômeno irreversível, não há qualquer exagero em afirmar que o diploma de graduação deixou de ser um diferencial para se tornar um componente básico.

Você pensa em voltar à sala de aula, mas ter mais tempo para estudar parece um objetivo impossível de ser conquistado? Realizar o sonho e ter uma pós-graduação no currículo pode ser apenas uma questão de planejamento!

Faça um cronograma, com prioridades bem definidas

A primeira dica para quem quer fazer uma pós-graduação é se planejar, para conseguir cumprir tanto os seus compromissos profissionais quanto as suas tarefas acadêmicas.

Um passo importante nessa direção é organizar um cronograma diário, com metas claramente definidas. Uma sugestão é que essa seja uma prática padrão na noite anterior.

A regra também vale para quem cursa uma pós-graduação aos finais de semana, afinal de contas, espera-se que, nos dias úteis, você se planeje para revisar os conteúdos.

Use a tecnologia a seu favor

A incorporação da tecnologia ao cotidiano das pessoas é um fenômeno irreversível. E os novos recursos são de grande valia para todos os que enfrentam uma dupla — às vezes, até tripla — jornada.

Existem aplicativos que facilitam a gestão do tempo, por meio dos quais você pode ter uma noção de quantos minutos ou horas leva para executar determinada atividade.

Também estão disponíveis diversos materiais que vão ajudá-lo a compreender melhor o conteúdo. Isso, sem falar, é claro, nas especializações que podem ser feitas on-line. Ou seja: o excesso de compromissos já não é mais um obstáculo para o prosseguimento dos estudos.

pós-graduação aos finais de semana

Mantenha-se focado naquilo que estiver fazendo

Ter mais tempo para estudar é o objetivo de muitos acadêmicos, mas como isso nem sempre é possível, o segredo é ajustar a sua rotina para aproveitar os períodos em que você tem disponibilidade. Mesmo com uma agenda lotada, cursar uma pós-graduação é possível!

Nesse contexto, uma dica para um rendimento satisfatório é concentrar-se, exclusivamente, naquilo que é prioridade no momento. Assumir várias tarefas ao mesmo tempo é um risco, já que são grandes as chances de que você não se dedique a nenhuma delas como deveria, comprometendo os seus resultados.