Acesse o conteúdo

Transição de carreira depois dos 40: utopia ou realidade?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Transição de carreira depois dos 40: utopia ou realidade?

Chegar aos 40 anos sentindo vontade de mudar completamente de rumo na carreira é mais comum do que você imagina.

Segundo uma pesquisa, 81,1% dos brasileiros estão insatisfeitos com o trabalho e 75% desejam mudar de atividade.

Os motivos para esse desejo de mudança giram em torno de aumento de renda, mais autonomia, realizar sonhos e qualidade de vida. Também estão relacionados com mudanças de perspectiva em relação à vida e propósito.

Mas será que fazer uma transição de carreira depois dos 40 é possível? Ou será uma utopia difícil de ser alcançada?

É sobre isso que vamos falar neste artigo. Continue a leitura!

É possível mudar de carreira aos 40 anos?

Se você vem se fazendo essa pergunta, saiba que a resposta é um grande SIM, você pode fazer uma transição de carreira depois dos 40, dos 50 e até dos 60 anos.

A grande questão que paralisa muitas pessoas no momento de realizar o sonho de mudar de carreira depois dos 40 é ter que recomeçar praticamente do zero.

Talvez você tenha que iniciar uma nova faculdade ou fazer uma pós-graduação para realizar essa transição. Pode ser, ainda, que você precise reunir fundos para investir em uma nova iniciativa.

Mas com planejamento, tudo isso é perfeitamente possível. E sabe qual é a melhor notícia? Você não está sozinho nessa.

Segundo uma pesquisa norteamericana, 44% das pessoas já estão se movimentando para mudar de carreira. A idade média com que esse desejo se apresenta é aos 39 anos.

Além disso, 53% dessas pessoas corajosas usa menos da metade do conhecimento adquirido em formações anteriores na nova vida profissional.

Em outras palavras, transição de carreira depois dos 40 significa renovar não só as suas atividades laborais, mas também todo um histórico de conhecimentos e aprendizados adquiridos. Algo que se torna extremamente interessante e abre portas para oportunidades que talvez você sequer imagine no momento.

Agora que você já sabe de tudo isso, talvez esteja se perguntando quais são as vantagens de fazer esse movimento e sair da sua zona de conforto. É o que veremos a seguir.

Por que mudar de carreira depois dos 40 anos?

Geralmente, o desejo de mudança de carreira surge a partir de reflexões mais profundas sobre o que se quer para o futuro.

Muitas pessoas se sentem estagnadas na profissão ou não veem suas carreiras com os mesmos olhos. Outras sentem um chamado para contribuir mais para com a sociedade e outras, ainda, veem uma oportunidade de realizar um sonho antigo.

Portanto, a resposta do porquê tem que vir de você. O que te move para outros rumos profissionais?

Enquanto você reflete sobre isso, vamos te mostrar algumas das vantagens de mudar de carreira depois dos 40, 50 e 60 anos:

Você tem experiência de sobra

Com 40 anos de idade, seguramente você já terá pelo menos 20 anos de experiência laboral.

Isso significa uma infinidade de conhecimentos e experiências que podem servir de base para o seu novo propósito.

Além disso, você já pode ter experimentado diferentes áreas de atuação, o que pode contribuir para a sua escolha de qual será o novo caminho a seguir.

Aproveite sua experiência de vida para identificar o que te faz feliz neste momento!

Você está na metade da sua vida

Outro ponto importante a considerar para dar esse passo tão importante na sua carreira é que você ainda está na metade da sua vida.

Foi exatamente o que você leu. Antigamente, a expectativa de vida das pessoas girava entre 50 e 60 anos.

Hoje, no Brasil, essa expectativa é de 76 anos para mulheres e 74 para homens. Até 2030, cada um terá ganho um ano a mais de vida.

E, caso você já saiba o que é longevidade saudável, poderá atingir facilmente os 90 e até 100 anos. Ou seja, ainda há muito tempo para dedicar a uma atividade que te apaixone.

Sua saúde mental vai te agradecer

Quantas vezes você já ouviu alguém falar que quer se aposentar para não fazer mais nada da vida?

Embora essa promessa possa parecer benéfica, a verdade é que quanto menos você usa seu corpo e sua mente, mais rápido eles perdem a capacidade de realizar coisas.

Ao buscar uma nova carreira, você precisará aprender continuamente sobre novas coisas. Logo, estará exercitando seu cérebro, o que é fundamental para manter a saúde mental.

Você vai se sentir mais feliz

O que você prefere: passar mais 10, 20 anos fazendo algo que não te preenche só para não sair da sua zona de conforto, ou arriscar e fazer uma transição de carreira para passar os próximos 30 anos fazendo coisas que te deixam feliz?

Uma coisa é certa: o tempo vai passar de qualquer forma. Então, aproveite esse tempo para ir em busca do que te faz sentir realizado.

Já se convenceu de que a transição de carreira é para você? Então confira algumas dicas para dar esse passo com mais segurança.

Como fazer uma transição de carreira depois dos 40 anos?

A primeira coisa que você tem que ter certeza é: para onde a sua carreira vai?

Algumas pessoas pretendem continuar na mesma área, outras desejam mudar completamente de atividade. E ter isso muito claro para si mesmo vai ajudar a trilhar os próximos passos.

Então pare, pense e reflita sobre o que você quer para a sua carreira. Agora, passe para a segunda etapa.

Tenha objetivos bem definidos

Já sabe o que quer fazer pelos próximos anos? Então é o momento de definir seus objetivos.

Em quanto tempo você quer finalizar essa transição de carreira? Quais são os recursos que você precisa?

Coloque no papel objetivo, metas, prazos e indicadores de sucesso. Assim, você consegue visualizar se está no caminho certo ou está se desviando do seu futuro.

Conecte-se com pessoas que possam te ajudar

Mudar de carreira pode ser assustador no início e gerar muitas incertezas. Por isso, convém conversar com pessoas quais experientes que você e que já fizeram esse movimento.

Procure entender quais foram as dificuldades, como elas foram superadas e o que você pode evitar de obstáculos para alcançar seu propósito mais rapidamente.

Construir um bom networking é fundamental para isso. Portanto, comece a fortalecer sua rede de contatos a partir de hoje.

Desenvolva novas habilidades

Como você viu anteriormente, a transição de carreira depois dos 40 anos não isenta ninguém de continuar aprendendo. Portanto, desenvolva as habilidades que são necessárias para essa nova etapa da sua vida.

Aqui na Tuiuti, acreditamos que a felicidade vem em primeiro lugar. Por isso, ajudamos centenas de alunos a realizar suas transições de carreira com cursos graduação e pós-graduação completamente alinhados às necessidades do mercado.

Acesse nosso site e conheça todas as possibilidades de carreira que estão esperando por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *