O amor pela Fonoaudiologia em família

Amanda Cristina de Macedo

No último sábado, 9 de dezembro, foi comemorado o Dia Nacional do Fonoaudiólogo. Profissional responsável por prevenir e cuidar de doenças relacionadas aos distúrbios da linguagem humana.

Aqui na Universidade Tuiuti do Paraná, nossos professores e alunos, desempenham suas atividades por meio da Clínica – Escola, sempre com dedicação e amor, levando ao próximo o lema da Promoção Humana.

Em comemoração a esses profissionais, vamos compartilhar a história de alguns deles, inclusive com laços familiares.

A primeira delas, é a trajetória de duas irmãs gêmeas, unidas também pela fonoaudiologia. Amanda Maria Pereira e Alana Luiza Pereira, egressas da Tuiuti da graduação em Fonoaudiologia de 2014 e 2015, respectivamente, e que escolheram essa profissão com o objetivo em melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Amanda Maria Pereira e Alana Luiza Pereira. Atualmente, Alana atua como fonoaudióloga na Clínica–Escola da Tuiuti.

Outra linda história da fonoaudiologia em família, é da responsável técnica da Clínica de Fonoaudiologia da Tuiuti, Ângela Campos e sua filha, Giovana Campos, que se encantou com a profissão da mãe. Nossa egressa, hoje ela também atua profissionalmente na clínica- escola da Instituição ao lado de sua mãe. “Espero poder continuar exercendo a Fonoaudiologia dentro do serviço e pretendo ingressar no mestrado para meu crescimento profissional”, afirmou Giovana ao fazer planos profissionais.

A fonoaudiologia também foi o caminho escolhido pelas irmãs Janaína de Alencar Nunes e Maria Cristina de Alencar Nunes, essa professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde da Comunicação Humana da Tuiuti. “A diversidade da fonoaudiologia enriquece nossa prática profissional, permitindo-nos aprender constantemente uma com a outra e, assim, oferecer abordagens mais abrangentes e personalizadas aos nossos pacientes, explicou Maria Cristina ao referenciar as diferentes áreas de atuação dela com sua irmã.

As irmãs Janaína de Alencar Nunes e Maria Cristina de Alencar Nunes. Atualmente, Maria Cristina atua na área de disfagia em adultos.

Os laços de mãe e filha podem ser ainda mais fortes quando unidos pela mesma profissão. Gislaine M. Wiemes, professora da pós-graduação em Audiologia da Tuiuti, despertou o interesse da filha pela fonoaudiologia, quando Nicole Wiemes, já era biomédica. Mas não impossibilitou que ingressasse na graduação da Tuiuti e seguisse os mesmos passos profissionais da mãe. “Hoje, trabalhamos juntas, dividimos salas, centro cirúrgico, pacientes, cursos e viagens. Somamos e muito, nossa paixão pela nossa profissão. Somos mãe e filha, amigas, colegas e sócias. Somos fonoaudiólogas!”, afirmou Gislaine.

Mãe e filha unidas ainda mais pela profissão.

Essa é uma pequena homenagem da Universidade Tuiuti do Paraná a todos os profissionais da área da fonoaudiologia, com laços familiares ou não, mas que desempenham suas atividades profissionais com dedicação e amor.