30 x R$ 2.357,60 Mestrado
48 x R$ 2.539,04 Doutorado
Os valores poderão ser reajustados anualmente.
Descontos e financiamento consulte os regulamentos.
O Programa de Pós-Graduação é presencial com possibilidade de atividades remotas, realizadas de forma síncrona. Para mais informações, consulte a secretaria do Programa de Pós-Graduação.
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Objetivos Gerais
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná tem como objetivos centrais:
- Formar docentes e pesquisadores aptos a desenvolver diferentes modalidades de pesquisas científicas em Comunicação, em estreito vínculo com o domínio de estudos das linguagens como formas de expressão e inscrição, ao mesmo tempo, dos processos interacionais.
- Contribuir para a formação de pesquisadores e criação de núcleos de investigação científica voltados a problemas da comunicação e das linguagens, mediante o aprofundamento de estudos relacionados às suas linhas de pesquisa Processos Mediáticos e Práticas Comunicacionais e Estudos de Cinema e Audiovisual.
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Objetivos Específicos
- Atender, com o intuito de cumprir sua missão de capilarização de conhecimentos, valores e práticas, à demanda de formação de docentes e pesquisadores, sobretudo nas universidades da capital e do interior do Paraná e no Estado de Santa Catarina, desenvolvendo o potencial de pesquisa na região;
- Adotar mecanismos acurados de discussão, acompanhamento e avaliação dos projetos científicos visando à sua articulação com as linhas de pesquisa.
- Assegurar o equilíbrio da estrutura curricular por meio de ofertas flexíveis de disciplinas e atividades que atendam tanto às especificidades de cada linha quanto à sua interlocução no eixo temático da comunicação e das linguagens.
- Formar pesquisadores e profissionais qualificados para os estudos de comunicação comprometidos com processos e práticas de pesquisa, ensino e extensão na articulação das instâncias de graduação e pós-graduação;
- Promover o desenvolvimento da pós-graduação e da produção científica nas modalidades mestrado e doutorado acadêmicos por meio da realização de intercâmbios Interinstitucionais, projetos conjuntos com grupos de pesquisa nacionais e internacionais, divulgação dos resultados das pesquisas em livros, periódicos científicos e encontros acadêmicos, acompanhamento de egressos, etc.
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Público-Alvo
Os programas de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná são voltados para os egressos dos cursos de graduação e pós-graduação em Comunicação, Linguagens e áreas afins, assim como demais interessados nas disciplinas ofertadas.
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Área de Concentração
A área de concentração do Programa, Processos Comunicacionais, concebe a Comunicação em sua dimensão interacional e aspecto dinâmico, abrigando tanto produtos (objetos específicos) quanto práticas socioculturais. Compreende, portanto, ações simbólicas compartilhadas socialmente, o que a inscreve no campo específico da Comunicação e na Área de Comunicação e Informação.
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Inserção Social
O PPGCom/UTP compreende a inserção social primeiramente como a expressão da materialidade de processos formativos e intervenientes direcionados à produção, fermentação e transferência de conhecimento, tanto para as instâncias de formação da Educação Básica quanto no aprimoramento docente do ensino superior nas vertentes pública e particular, formas elementares de intervenção social. O compromisso com a qualificação da educação brasileira e respectiva contribuição aos sistemas de ensino regional e nacional, pressuposto consensual da inserção social nas discussões conceituais do Documento de Área, também se expressa na capacitação discente para a inserção na docência por meio de concurso público ou seleção simples. Os impactos sociais do PPGCom expressos pelos resultados discentes são alegóricos da maturidade do programa em seus pressupostos formativos.
Docentes e discentes do Programa têm participado dos principais eventos científicos nacionais e internacionais da área da Comunicação, apresentando pesquisas em diversos encontros, congressos e simpósios da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema Audiovisual (Socine), da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Rede Alcar), da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), da Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento (AIM), da International Association for Media and Communication Research (IAMCR), da Associación Iberoamericana de Comunicación (Ibercom).
O PPGCom/UTP está consolidado nas áreas de Comunicação e Linguagens, oferecendo referenciais teóricos e metodológicos a diversas áreas relacionadas e interativas. Professores de setores privados ou públicos têm procurado os cursos ofertados, em modalidade completa ou como disciplinas isoladas para preparação de futuro mestrado ou doutorado.
Um ponto positivo que tem sido intensificado nas últimas seleções ao Mestrado e Doutorado é a presença de profissionais de outras áreas que buscam complementação ou intensificação e profundidade de pesquisa em Comunicação e Linguagens.
Atualmente o PPGCom conta com alunos pertencentes a áreas de Arte, Arquitetura e Urbanismo, Produção Cultural, Direito, Gestão imobiliária, Gestão Empresarial, Assessorias Estaduais e EAD, além da procura mais tradicional das áreas de Publicidade, Jornalismo Cultural, Cinema e Audiovisual.
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Linhas de pesquisa
O Programa está estruturado em duas Linhas de Pesquisa (LP) que apresentam contornos bem delimitados, o que facilita a alocação das pesquisas conforme suas diretrizes teórico-analíticas. Ademais, instituiu-se, no PPGCom, uma prática de constante diálogo entre as Linhas no sentido de verificar e garantir o acolhimento dos projetos, da estrutura curricular e dos conteúdos das atividades desenvolvidas ao longo do curso.
ESTÉTICAS E TECNOLOGIAS DO AUDIOVISUAL
A linha de pesquisa tem como pressuposto a centralidade das múltiplas materialidades do audiovisual tanto no processo de internacionalização/globalização das culturas quanto em suas manifestações locais, transcendendo as mídias nas quais se inserem e constituindo-se como expressões singulares da experiência contemporânea. Seu objetivo principal é compreender as dinâmicas comunicacionais presentes nas audiovisualidades, levando em consideração as transformações e as interseções técnicas, históricas, estéticas, éticas, epistemológicas e políticas. A linha abrange quatro aspectos interligados: (1) o estudo das audiovisualidades e suas abordagens metodológicas e teóricas (que vão das teorias do cinema ao pensamento sobre as imagens); (2) a análise da cultura midiática resultante das audiovisualidades e suas expressões intermidiáticas; (3) o estudo dos processos de produção imagéticos e audiovisuais determinados pelo ecossistema midiático contemporâneo, indutores de aspectos formais, narrativos, cognitivos e afetivos; e (4) a análise das linguagens imagéticas, o que inclui tanto as imagens cinematográficas, quanto os suportes midiáticos que surgem a partir da segunda metade do século XX. Estes processos são analisados no contexto de constante inovação e dinamismo tecnológicos, impulsionados por estratégias discursivas, fatores econômicos e padrões de consumo, exigindo atualizações constantes das metodologias e dos objetos de estudo. As pesquisas compreendem, entre outros âmbitos: o cinema e as demais dimensões do universo fílmico; a televisão e as tecnologias do streaming; as performances midiáticas e as experiências estéticas e políticas.
PRÁTICAS MIDIÁTICAS E DINÂMICAS SOCIAIS
Esta linha de pesquisa investiga como as práticas comunicativas e midiáticas constituem e são constituídas pelas dinâmicas sociais, em seus elementos políticos, estéticos, éticos, tecnológicos, históricos e epistemológicos. Através de abordagens teóricas, empíricas e aplicadas, busca compreender, em estreita articulação, a lógica vinculativa do comunicacional e o trabalho das linguagens como experiências nela imbricadas, bem como o papel da comunicação na construção dos imaginários sociais, nas formas de sociabilidade e interação dos sujeitos, e na circulação de sentidos e afetos. São possíveis objetos de investigação: (1) os usos de tecnologias de informação e comunicação e os ajustamentos recíprocos com a sociedade a partir desses usos em seus contextos sócio-históricos; (2) a questão da alteridade e os processos possíveis de visibilização a grupos invisibilizados; (3) os imbricamentos das diferentes mídias na discussão da informação e o papel dos meios alternativos e independentes no debate jornalístico e nas práticas publicitárias; (4) a proliferação de redes sociais digitais, sociabilidades e ação estético-política no contexto contemporâneo; (5) as ações criativas e inovadoras, do ponto de vista comunicacional, para a vida em sociedade; (6) os meios enquanto estruturas ou infraestruturas da vida em comum; (7) as mudanças na produção, distribuição, circulação e modelos de negócio em comunicação. As pesquisas examinam, portanto, as dinâmicas comunicacionais em um contexto marcado por mudanças rápidas nas mídias, como avanços tecnológicos, crises sociais, fatores econômicos e padrões de consumo, abarcando, por exemplo, temas emergentes como políticas de comunicação, liberdade de expressão, relações organizacionais, processos de midiatização, desinformação, plataformização, inteligência artificial, indústrias criativas e transformações da esfera pública.
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Grupos de pesquisa
Em cada uma das Linhas de Pesquisa desenvolvem-se projetos investigativos e aglutinam-se Grupos de Pesquisa com a participação dos docentes e orientandos, além de docentes e discentes interessados – da UTP e de outras instituições. Os Grupos integram pesquisadores de diversas modalidades de práticas científicas, acolhendo alunos de TCC e IC, professores da Graduação, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos. Organizam-se da seguinte forma:
LINHA ESTÉTICAS E TECNOLOGIAS DO AUDIOVISUAL
- CIC – Comunicação, Imagem e Contemporaneidade https://www.gpcic.net/
- GRUDES – Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano em Narrativas Audiovisuais http://www.grudesgp.com/
- TELAS – Cinema, televisão, streaming, experiência estética https://www.gptelas.com/
LINHA PRÁTICAS MIDIÁTICAS E DINÂMICAS SOCIAIS
- APURA Verdade – investigação para o combate à desinformação http://projetoapuraverdade.com
- COMMUNIS – Grupo de Pesquisa em Teoria e Filosofia da Comunicação e dos Meios https://www.instagram.com/communis.utp/
- Interações Comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais (INCOM) http://www.grupoincom.com.br
- Mídia, Tecnologia e Cotidiano (MTec) – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/777794
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Estrutura Curricular
O Programa organiza sua estrutura curricular por meio de disciplinas obrigatórias, eletivas, tópicos especiais, seminários avançados, atividades de pesquisa, elaboração, qualificação e defesa da Dissertação/Tese.
Mestrado
Para a obtenção do título de Mestre em Comunicação e Linguagens pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP), os discentes devem integralizar 1.440 horas, correspondentes a 96 créditos. Para tanto, devem cumprir:
- 1 disciplina obrigatória do Núcleo Comum (45 horas cada = 3 créditos), sendo ela: Pesquisa em Comunicação;
- 10 disciplinas eletivas (45 horas cada = 3 créditos), elegidas entre: (1) História e Teorias do Cinema; (2) Comunicação e Estética; (3) Estéticas da imagem em movimento; (4) Cinema e Novas Mídias; (5) Cinema e Televisão; (6) Epistemologia da Comunicação; (7) Comunicação e Sociedade Tecnológica; (8) História da Comunicação; (9) Teorias da Comunicação; (10) Autoria e Produção Cinematográfica; (11) Imagens e Contextos Políticos.
- 06 Tópicos Especiais – TOPE (5 horas cada, total 30 horas = 2 créditos);
- Atividades direcionadas obrigatórias (90 horas = 6 créditos) e eletivas (30 horas = 2 créditos), previamente especificadas aos alunos na apresentação da grade curricular;
- Elaboração e defesa de Dissertação (975 horas = 65 créditos).
Doutorado
Para a obtenção do título de Doutor em Comunicação e Linguagens pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP), o discente deve integralizar 2.400 horas, correspondentes a 160 créditos. Para tanto, precisa cumprir:
- 1 disciplina obrigatória do Núcleo Comum (45 horas cada = 3 créditos): Pesquisa em Comunicação;
- 10 disciplinas eletivas (45 horas cada = 3 créditos), elegidas entre: (1) História e Teorias do Cinema; (2) Comunicação e Estética; (3) Estéticas da imagem em movimento; (4) Cinema e Novas Mídias; (5) Cinema e Televisão; (6) Epistemologia da Comunicação; (7) Comunicação e Sociedade Tecnológica; (8) História da Comunicação; (9) Teorias da Comunicação; (10) Autoria e Produção Cinematográfica; (11) Imagens e Contextos Políticos.
- 6 Tópicos Especiais (5 horas cada, total 30 horas = 2 créditos);
- 6 Seminários Avançados (5 horas cada, total 30 horas = 2 créditos);
- Atividades direcionadas obrigatórias (90 horas = 6 créditos) e eletivas (30 horas = 2 créditos), previamente especificadas para os alunos na apresentação da grade curricular;
- Elaboração e defesa de Tese (1.950 horas = 130 créditos).
EMENTAS DAS DISCIPLINAS:
AUTORIA E CRIAÇÃO CINEMATOGRÁFICA
# Pensamento e cinema: apresentação. Por que se interessar pelo pensamento dos cineastas? Autoria e pensamento. O filme como pensamento. Etienne Samain: o que pensam as imagens? # A questão da autoria e da ausência da autoria. O que é um autor? Pequena genealogia sobre o autor. Política dos autores. A Teoria do Autor. Problematizando a autoria: Michel Foucault, Roland Barthes, Mikhail Bakhtin. Reavaliação da autoria. # Em busca do pensamento do cineasta. Teoria de Cineastas. O que é, afinal, um cineasta? Teoria do Autor X Teoria de Cineastas. Autor X cineasta. Cineasta como pensador. Onde buscar o que pensaria o criador no cinema: o filme, o texto, o depoimento. Questões acerca do “pensamento” do cineasta. # O discurso imagético no cinema: o devir palavra da imagem cinematográfica. Sergei Eisenstein: dialética, monólogo interior, cine-língua. Crítica de Christian Metz a Eisenstein e ao cinema como protolíngua. Os limites da linguagem cinematográfica. # Para além dos diálogos, o cinema fala pelas imagens e pelos sons. Pier Paolo Pasolini e a Semiologia Geral da Realidade. O Cinema de Poesia como multiplicidade da autoria (polifonia das vozes) e embate de pensamentos. # Nada há que não sejam imagens. A imagem em Henri Bergson. O universo maquínico. Percepção, afecção, ação: a matéria-viva. Gilles Deleuze e o circuito sensório-motor no cinema. A imagem-relação e a imagem-reflexão, o ápice da imagem-movimento e o início da liberação do pensamento cinematográfico da ação. Crise da imagem-movimento, crise do circuito sensório-motor, crise do pensamento representacional. # O incomunicável na imagem cinematográfica. Gilles Deleuze: o cinema como a semiótica sem o concurso da língua. Signos sem significados. A matéria como dimensão sinalética e assignificante. A imagem-tempo. A (in)comunicação e o ruído como fundamentos do cinema. Antonin Artaud e o pensamento como fissura. Cérebro e pensamento. # O autor fluido. O pensamento no/do cinema. A imagem cinematográfica como desorganização do sujeito (do “eu” pensante) e das subjetividades (a autoria como realização coletiva, como não localizável ou como pensamento sem autor?). O cineasta pensa o filme ou o filme pensa o cineasta? Pensar por imagens e sons cinematográficos ou ser por eles pensado? O pensamento sem o sujeito pensador. A imagem pensa a si própria.
CINEMA E NOVAS MÍDIASArqueologia e cronotecnologia do cinema. Produtos oriundos das novas mídias e a narrativa do cinema: tecnologia e estética. Interfaces do cinema contemporâneo. Videoclipes e similares. Imagens híbridas e mutantes. Elementos característicos da narrativa de games inseridos na estrutura cinematográfica e vice-versa. Montagens, remix, reconfigurações, animação, efeitos visuais/especiais. O Cinema & os Cinemas.
CINEMA E TELEVISÃO
Consideração analítica das estratégias midiáticas cujo objetivo é criar o efeito de singularidade concebido como uma representação verossímil do quotidiano através das imagens (cinema, TV, Youtube). O curso propõe instrumentos metodológicos e teóricos para a análise do que está envolvido na autenticidade e na sua produção (o no seu simulacro) na mídia, em diversos gêneros audiovisuais Entre esses gêneros salientamos os novos documentários (As Canções, Edifício Master, Jogo de Cena, Supersize Me, Janelas da Alma, Être ou avoir, Catfish), as comédias sobre a representação do real (O Show de Truman, Ed TV, Heroí por acidente, O Quarto Poder, etc), a chamada tele-realidade (Big Brother), e as paródias sobre telejornais (The Daily Show, The Colbert Report). Na produção audiovisual cuja temática está focada na representação do real encontramos uma série de transformações que estouram a díada reduzionista do factual e do ficcional. Também serão incluídos os mais novos genêros polêmicos do real como os que se encontram nessa mega-memória do audiovisual que é hoje o YouTube. O tema comum a todos estes produtos midiáticos tão heterogêneos é uma verdadeira obsessão com o real e com nossa identidade neste universo midiático.
COMUNICAÇÃO E ESTÉTICA
Estudo dos fundamentos estéticos da experiência comunicativa em sua relação com os processos mediáticos e o campo da comunicação. Experiência estética e estesia. Aspectos qualitativos dos discursos: intensidade e tonicidade. O sensível e o inteligível. Estética e política: Dimensão estética da política e dimensão política da estética. Recursos estético-estésicos e práticas comunicacionais. Temas de estudo: Estética da Comunicação X Estética das Mídias; Estética/Epistemologia X Estética Analítica; Estética na Comunicação; Experiência estética e Componentes estésicos e tensivos; Dimensão Estética da Política e Dimensão Política da Estética; Corpo, Imagens e Estética na Era da Cultura Digital.
COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE TECNOLÓGICA
A disciplina propõe análises e reflexões em perspectiva culturalista (com contextualização histórica e social) relacionadas aos usos de novas tecnologias e adaptações na sociedade a partir desses usos – observando particularmente que as tecnologias serão novas no contexto em que são apresentadas originalmente. Desta forma, tanto os usos das tecnologias quanto as adaptações na práxis comunicacional resultantes são tratadas como em processo: tais usos e adaptações culminam com o estabelecimento de várias culturas na longa duração (cultura escrita, cultura oral, cibercultura entre outras). Procura-se evidenciar, então, que não é a tecnologia per se que promove adaptações nas práticas e processos comunicacionais observados: de fato, as maneiras como essas tecnologias são apropriadas e utilizadas pelos atores afetados influenciam no estabelecimento da cultura de cada período vivido.
EPISTEMOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
A disciplina Epistemologia da Comunicação tem por objetivo analisar a especificidade epistemológica das Ciências da Comunicação. Analisa as diferentes correntes epistemológicas, a relação entre epistemologia e a discussão sobre as distinções entre Ciências Naturais e Ciências Humanas. Discute os fundamentos epistemológicos das Teorias da Comunicação.
ESTÉTICAS DA IMAGEM EM MOVIMENTO
Reflexões sobre as questões: cinema e cinemas; cinema(s) e experiência estética; cinema e sala escura. Estudo e análise comparativa de produtos cinematográficos ficcionais e não-ficcionais, considerando aspectos estéticos, estilísticos e autorais. Reflexões a respeito de suas relações com os contextos socioculturais em que se inserem, tendo em vista a noção de cinema como campo do sintoma e o redimensionamento dos padrões perceptivos e seus reflexos na construção de subjetividades. Investigação de questões epistemológicas ligadas ao conceito de Estética em seus desdobramentos atuais. Avaliação da contribuição do instrumental teórico-metodológico à abordagem crítica do cinema.
HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO
Análise dos processos comunicacionais que se manifestam nas práticas culturais históricas e os seus impactos nas sociedades.
HISTÓRIA E TEORIAS DO CINEMA
Contextualização da História do Cinema e seus diálogos com as Teorias do Audiovisual. Serão enfatizados os tipos de montagem, considerando o “como” o tema nos é apresentado. Será questionado até que ponto as teorias embasam as montagens criativas, considerando que estas, por vezes, refletem movimentos artísticos e culturais e a evolução das tecnologias de produção e edição, que atualmente valorizam o papel ativo do espectador-interator. Serão analisados os raccords e as intertextualidades em filmes e séries televisivas.
IMAGENS E CONTEXTOS POLÍTICOS
A disciplina propõe pensar filmes e teledramaturgias como constituintes de um universo social, testemunho e registro de determinada época. Em suas ambiguidades e contraposições, com a seleção do corpus focada em produções da América Latina, com especial atenção às produções brasileiras, pretende-se revisitar contextos sociopolíticos pertencentes a memória de períodos diversificados da história da América Latina, sejam eles marcados por sistemas ditatoriais, implementação de políticas neoliberais ou governos progressistas. Considerando que os efeitos das políticas públicas são detectáveis e apreensíveis nas narrativas do cinema e do audiovisual, sem precisar necessariamente referir-se explícita e diretamente a um determinado governo ou a suas formas de gestão, será por meio do transcorrer histórico, dos circuitos comunicacionais, assim como do repertório do espectador que se tornará possível interpretar como questões políticas se acomodam nos modos de se dar a ver das imagens do cinema, da televisão e das plataformas de streaming. Assim, o curso busca motivar a reflexão sobre como certas narrativas se colocam no mundo e comunicam-se com seus contextos e interfaces pelo viés dos sistemas políticos remanescentes de um passado recente e/ou vigentes no presente.
PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
Oferecer ao aluno condições para o aprofundamento de seu projeto de pesquisa; a escolha da perspectiva teórico-metodológica mais adequada ao seu projeto; auxiliar na delimitação do objeto de estudo, assim como a problemática, objetivos e fontes; a compreensão epistemológica da comunicação. Definição de conhecimento. Distinção dos tipos de conhecimento. Análise da construção histórico-social do conhecimento. Reflexão dos discursos presentes nas concepções de conhecimento e de pesquisa científica.
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Teorias da Comunicação: uma abordagem introdutória e plural. Elementos de narrativas da comunicação. O Campo do discurso audiovisual: arte, tecnologia, linguagem. Perspectivas culturais e nacionais. Comunicação e movimentos sociais: gênero, sexualidade, etnicidade.
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Corpo docente
Os docentes do corpo permanente do Programa lideram e/ou participam de grupos de pesquisa da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), credenciados no CNPq, além de alguns de seus membros integrarem grupos de outros Programas para a realização de pesquisas conjuntas.
Os professores do PPGCom/UTP participam de atividades pontuais em outros PPG, convidados a integrar bancas externas, mesas-redondas em eventos, proferir palestras e ministrar aulas, além de desenvolverem atividades de extensão, pesquisa e produções técnico-científicas. Participam de conselhos editoriais de revistas e livros de destaque na área. Todos os docentes fazem parte de associações acadêmico-científicas, alguns dos quais integram as diretorias ou conselhos científicos das associações de que participam.
Linha de Pesquisa Estudos de Cinema e Audiovisual
- Prof.ª Dr.ª Aline Aparecida de Souza Vaz
Currículo Lattes - Prof.a Dr.a Denize Araujo
Currículo Lattes - Prof. Dr. Fernando Andacht
Currículo Lattes - Prof. Dr. Marcelo Carvalho
Currículo Lattes - Prof.ª Dr.ª Sandra Fischer
Currículo Lattes
Linha de Pesquisa Processos Mediáticos e Práticas Comunicacionais
- Prof. Dr. Geraldo Pieroni
Currículo Lattes - Prof.ª Dr.ª Kati Caetano
Currículo Lattes - Prof. Dr. Marcio Telles da Silveira
Currículo Lattes - Prof.ª Dr.ª Mônica Fort
Currículo Lattes
- Prof.ª Dr.ª Aline Aparecida de Souza Vaz
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Infraestrutura
Laboratórios
Docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens têm acesso a todos os recursos e laboratórios de informática da Universidade, uma vez que os computadores dos diversos laboratórios encontram-se interligados em rede e com acesso à Internet. O Campus Sydnei Lima Santos, sede do Programa, dispõe 26 (vinte e seis) Laboratórios de Informática.
BibliotecaOrganização geral:
A Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) conta com um Sistema de Bibliotecas moderno e informatizado. Esse Sistema é formado por uma biblioteca central e três bibliotecas setoriais, todas na cidade de Curitiba, totalizando 1.867,61 m2. Além da área destinada ao acervo, há amplas áreas de estudo com capacidade para 637 usuários, cabines para estudo individual e em grupo, 16 pontos de acesso à internet, 47 pontos de acesso ao acervo e uma área destinada às obras raras. O acervo geral é de 88.512 títulos e 197.858 exemplares. Na área específica de Comunicação e afins, existem 11.698 títulos e 30.898 exemplares. O sistema de bibliotecas da UTP utiliza, por recomendação do MEC, o Software Gerenciador de Bases de Dados Pergamum no padrão MARC 21. Esse sistema possibilita pesquisar por autor, título, assunto, tipo de obra, palavras-chave e, também por meio de operadores de busca boleana. Os serviços prestados incluem: consulta local; empréstimo domiciliar; empréstimo entre bibliotecas da UTP; Pesquisas em Bases de Dados Online e Disseminação Seletiva de Informação (DSI), SCAD – Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos que possibilita a localização de material bibliográfico não existente no acervo da biblioteca, fornecendo cópias mediante pagamento de taxa. A consulta local ao acervo é aberta à população em geral O Sistema oferece um serviço de empréstimo Interbibliotecas e também possui convênios com outras bibliotecas de Institutos de Pesquisa do Estado do Paraná, bibliotecas universitárias e centros de documentação da região de Curitiba. A comunidade acadêmica conta com orientação especializada para a realização da pesquisa bibliográfica e localização de materiais, disponibilizada por um serviço de apoio à Normalização de Trabalhos Acadêmicos em dias e horários previamente agendados. Além disso, a consulta ao acervo, renovação e reserva de materiais que se encontram emprestados podem ser feitos online pela Internet. Encontram-se em contínuo processo de digitalização as dissertações e teses produzidas na instituição. As bibliotecas oferecem facilidades para usuários com necessidades especiais, como porta adaptada, rampa de acesso, balcão rebaixado e suficiente espaço de circulação entre as estantes.
Recursos de informações online para pesquisa:
O Programa tem investido numa política de buscar acesso a acervos eletrônicos em bases bibliográficas especiais de acesso via Internet. A Universidade Tuiuti do Paraná tem acesso ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), mais especificamente, às bases de dados Science Direct, inclui: Physical Sciences and Engineering; Life Sciences; Health Sciences; Social Sciences and Humanities, ampliando as possibilidades de difusão da produção científica mundial atualizada entre seus professores, pesquisadores, alunos e funcionários. A possibilidade de utilização do Portal de Periódicos Capes – de acesso imediato, livre e gratuito para os usuários da UTP e podendo ser realizado a partir de qualquer terminal ligado à Internet, localizado na instituição ou por ela autorizado – evidencia a opção da instituição por um modo de fazer pesquisa que privilegia a otimização, disseminação e democratização da produção do conhecimento nacional e internacional. Além de reforçar e fomentar projetos de ensino, pesquisa e extensão que reconhecem o exponencial crescimento do uso das pesquisas online, o Portal facilita e agiliza a obtenção dos dados para o desenvolvimento acadêmico. Há também acesso ao Portal Domínio Público, biblioteca digital desenvolvida com software livre. Este portal constitui-se num ambiente virtual que permite a coleta, preservação e compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo a promoção de amplo acesso a obras literárias, artísticas e científicas (textos, sons, imagens e vídeos) já em domínio público ou que tenham a sua divulgação autorizada. O sistema UTP de bibliotecas está associado ao IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, referência em projetos voltados ao movimento do acesso livre ao conhecimento; ao lançamento da incubadora do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) e da incubadora de revistas (INSEER); dos Sistemas de Arquivos Digitais (D-SPACE e DiCi) e do Portal Brasileiro de Repositórios e Periódicos de Acesso Livre (OASIS.Br). A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações utiliza as mais modernas tecnologias do Open Archives e integra os sistemas de informação de teses e dissertações nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras. EBSCO – Bases de Dados de Pesquisa.
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Plataforma Sucupira
Plataforma Sucupira – Saiba mais
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Coordenação
Coordenação geral: Profa. Dra. Mônica Fort
Email: [email protected]Coordenação Adjunta: Marcelo Carvalho
Email: [email protected]Endereço:
SECRETARIA DOS PROGRAMAS STRICTO SENSU (Mestrados e Doutorados):
Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – PROPPE – 1º andar
Rua Padre Ladislau Kula, 395, Santo Inácio
Curitiba, Paraná – CEP: 82.010.210Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h30.
Telefone:(41) 3331-7644 e (41) 3331-7706
Email:[email protected] -
Internacionalização
Política de Internacionalização da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP
A Universidade Tuiuti do Paraná concebe a internacionalização como um pressuposto fundamental da qualidade da educação superior, um empreendimento amplo de interação acadêmica e cultural por meio do ensino, da pesquisa e da prestação de serviços, que envolve a cooperação com universidades, empresas e governos. Assim, a internacionalização deve ser tratada como política institucional. Diante das perspectivas abertas pela internacionalização universitária, na UTP este processo busca articular-se ao ensino, à pesquisa e às necessidades sociais, por meio da cooperação bilateral/multilateral para a realização de cursos, atividades de investigação, extensão, seminários, publicações conjuntas. A Universidade está empenhada em definir instrumentos de cooperação que garantam a qualidade dessas ações, integradas aos diferentes modelos internacionais de educação superior. Contudo, busca se precaver diante da pura e simples padronização das práticas acadêmicas globais, zelando pela manutenção de determinadas características e necessidades culturais locais.
Saiba mais - Descontos e Financiamentos
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Editais
- Resultado Edital Bolsa Sanduíche
- Edital de Bolsa Sanduiche 2024
- Resultado de Bolsa Doutorado 2024/1
- Edital de Bolsa Doutorado 2024/1
- Resultado final Processo Seletivo Especial para 4 Taxas
- Processo Seletivo Especial para com 4 Taxas PROSUP/CAPES.
- Resultado Processo Seletivo Vagas Remanescentes 2024
- Processo seletivo Vagas Remanescentes 2024
- Resultado Edital Bolsa Sanduiche
- Processo seletivo de Bolsas e Taxas
- Resultado Processo Seletivo Verão 2024
- Processo Seletivo Verão 2024
- Edital de bolsas e taxas 2024/1
- Adendo do Resultado de Bolsas e Taxas PROSUP 2023/2
- Resultado Bolsas e Taxas PROSUP 2023/2
- Edital de Bolsas e Taxas 2023/2
- Resultado Processo Seletivo Inverno 2023
- Processo Seletivo Inverno 2023
- Edital Bolsa Sanduiche 2023.
- Resultado Edital de Bolsas e Taxas 2023
- Edital Disciplinas Isoladas 2023/1
- Resultado Processo Seletivo Novas Vagas 2023
- Edital de Bolsas 2023
- Processo Seletivo de Verão Novas Vagas 2023
- Resultado Processo Seletivo 2023
- Processo Seletivo de Verão 2023
- Resultado Bolsas e Taxas CAPES Inverno
- Resultado Processo Seletivo de Inverno
- Cronograma de Entrevistas PPGCom Inverno
- Teses e dissertações
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Revista Interin
A Revista Interin é uma publicação semestral online do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCOM/UTP). Foi Criada no ano de 2006 e a ideia original de seu primeiro formato foi do professor Décio Pignatari. A partir do ano de 2010 migrou para a plataforma SEER. Em 2018, passou à plataforma OJS. Podem ser submetidos textos em português, inglês, francês e espanhol. A Interin tem linha editorial que procura abordar temas relacionados particularmente:
- ao desenvolvimento das tecnologias de comunicação, e como essas tecnologias influenciam as práticas e processos comunicacionais;
- à comunicação para pensar (sobre) e atuar na análise dos processos de significação midiática, na produção e veiculação de discursos, no estabelecimento de vínculos em contextos socioculturais e no estudo de objetos em mídias diversas.
A revista aceita apenas submissão de artigos de doutores; artigos de doutorandos, mestres e mestrandos podem ser submetidos desde que em coautoria com doutores (desde 01 de agosto de 2014).
É importante destacar que, como outras publicações científicas de Ciências Sociais Aplicadas no Brasil, cada volume de Interin é publicado no primeiro dia do período a que se refere o volume. Uma vez que Interin é uma publicação semestral, a edição 1 de cada ano é disponibilizada até o dia 1 de janeiro; a edição 2 é publicada até o dia 1 de julho.
Considera-se a abordagem interessante especialmente para garantir que dossiês publicados estejam relacionados a call for papers relativos ao período vigente.
O objetivo de Interin é disponibilizar a estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de mercado acesso gratuito a artigos das ciências sociais aplicadas que abordem os temas de interesse apresentados acima. Entende-se que, com isso, a revista contribui com a divulgação de pesquisas em curso.
Acesse a Revista Interin: https://seer.utp.br/index.php/i/issue/view/175
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