Acesse o conteúdo
  • Mestrado e Doutorado

  • Presencial
  • Conceito 5 atribuído pela CAPES

Saúde da
Comunicação Humana

  • Mestrado e Doutorado

  • Presencial

Saúde da
Comunicação Humana

Presencial

30x R$ 2.420,75 Mestrado

48x R$ 2.607,05 Doutorado

Icon Informação

Os valores poderão ser reajustados anualmente.

Descontos e financiamento consulte os regulamentos.

O Programa de Pós-Graduação é presencial com possibilidade de atividades remotas, realizadas de forma síncrona. Para mais informações, consulte a secretaria do Programa de Pós-Graduação.

Tenho interesse
O Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana  da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGSCH) compreende os níveis de Mestrado (1999) e de Doutorado (2007), articulados em uma única área de concentração “Promoção e Reabilitação da Comunicação Humana” e em duas Linhas de Pesquisa: “Promoção da Comunicação Humana nos Contextos da Saúde e da Educação” e “Diagnóstico e Reabilitação no Âmbito da Comunicação Humana”. Em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Tuiuti do Paraná, tem como missão congregar interessados em desenvolver pesquisas e realizar formação continuada de nível superior no domínio dos fenômenos da comunicação humana. Busca formar docentes, pesquisadores e profissionais aptos a atuar na promoção e reabilitação da comunicação humana, instrumentalizando-os para que se tornem profissionais e pesquisadores capacitados a atuar com autonomia, com capacidade de liderança e inovação, comprometidos com a produção e a difusão do conhecimento. Com base nessas Linhas de Pesquisa, o programa organiza sua Estrutura Curricular, Laboratórios de Pesquisa e Núcleos de Estudos, visando à produção do conhecimento em parcerias com instituições de repercussão nacional na área da saúde da comunicação humana e de seus distúrbios. Os Laboratórios de Pesquisa em Linguagem, Voz, Disfagia, Motricidade Orofacial, Audição e Equilíbrio contam com infraestrutura física e equipamentos específicos para oferecer subsídios ao desenvolvimento de pesquisas nacionais e internacionais e os Núcleos de Estudos constituem-se em espaços aglutinadores de discussões em torno de conhecimentos já produzidos e de novos projetos de pesquisa e extensão, sendo abertos à profissionais e pesquisadores de diferentes áreas, que não fazem parte da comunidade acadêmica da UTP, mas que se interessam pelo avanço nas pesquisas e ações relacionadas à saúde da comunicação humana. O programa tem conceito 5 atribuído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o curso de Doutorado é o único em Fonoaudiologia nos Estados do Paraná e Santa Catarina.
  • Objetivos

    O Programa de Pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana (PPGSCH) tem como objetivo geral oferecer um curso de excelência focado no desenvolvimento da Fonoaudiologia e de áreas afins, tanto para qualificar a atuação profissional, como para produzir conhecimentos científicos e fomentar ações extensionistas que envolvam a saúde da comunicação humana. Apresenta os seguintes objetivos específicos:

    • Promover a qualificação e formação de pesquisadores e docentes do ensino superior, que atuam no campo da Comunicação Humana, levando-os a refletir sobre o seu papel frente à complexidade da sociedade atual;
    • Ampliar a produção e a disseminação de conhecimentos e de práticas de saúde, tanto do campo da Fonoaudiologia, quanto de áreas com as quais a Fonoaudiologia mantém relações interdisciplinares;
    • Fomentar o desenvolvimento de pesquisas científicas relacionadas à saúde da Comunicação Humana, focadas na promoção da linguagem, voz, deglutição, motricidade orofacial e audição;
    • Fomentar o desenvolvimento de pesquisas científicas relacionadas à da saúde da Comunicação Humana, focadas no diagnóstico, tratamento e prevenção de alterações na linguagem, voz, deglutição, motricidade orofacial, audição e equilíbrio.
    • Produzir conhecimentos que privilegiem ações extensionistas e pesquisas relacionadas aos processos da saúde da Comunicação Humana, abrangendo a linguagem, a motricidade oral, a voz e a audição nos diferentes ciclos de vida;
    • Promover a difusão da produção do conhecimento, vinculado à saúde da Comunicação Humana e áreas correlatas, pela viabilização de publicações científicas em revistas e periódicos nacionais e internacionais;
    • Desenvolver projetos de pesquisa e ações extensionistas em áreas relacionadas aos processos da Comunicação Humana, com foco na inserção social do Programa;
    • Desenvolver análise crítica de referenciais teóricos e metodológicos, produzidos no Brasil e internacionalmente, inerentes ao campo da Comunicação Humana, contribuindo para a produção de conhecimentos capazes de responder às demandas da sociedade atual.
  • Público-Alvo

    Fonoaudiólogos e profissionais de áreas afins, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, odontólogos, educadores, entre outros.

  • Área de Concentração

    Programa de Pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana concentra-se na área de “Promoção e Reabilitação da Comunicação Humana”, a qual foi delineada a partir de indagações sobre os fenômenos que envolvem a saúde da comunicação humana e suas alterações, focando a práxis profissional e acadêmica dos profissionais da Fonoaudiologia e de áreas afins.

  • Inserção Social

    Programa de Pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana, profundamente comprometido com a promoção humana, vem, desde a sua criação, consolidando ações com significativo impacto sociocultural e econômico, educacional, científico e tecnológico, na medida em que reconhece claramente que todo o seu esforço voltado à produção e divulgação científica deve responder, primordialmente, a problemas que envolvem aspectos relacionados à saúde da comunicação da população deste país.

    Toda essa gama de ações, além de provocar considerável impacto na comunidade científica, alcança diretamente a comunidade, em função da prestação de serviços a diversos setores da sociedade, incluindo grupos de trabalhadores da indústria, policiais, músicos, além de usuários e profissionais do próprio SUS. Portanto, pessoas que compõem grupos populacionais de todas as faixas etárias são envolvidas em ações extensionistas, desenvolvidas pelo Programa.

    De um ponto de vista mais local, é possível citar, como exemplo, os Laboratórios de Audição, Deglutição e Linguagem do Programa, que atendem milhares de pessoas, anualmente, encaminhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da estrutura da Clínica de Fonoaudiologia da UTP, que presta serviço de média e alta complexidade à população.

    A seguir são apresentadas alguns dos programas extensionistas desenvolvidos pelo Programa de Pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana, separados pelo impacto potencial que têm acarretado.

    IMPACTO EDUCACIONAL

    • SAÚDE AUDITIVA NA ESCOLA: Desde a sua implantação, em 2011, já foram atendidas, de forma direta, mais de 3600 estudantes e educadores envolvidos na educação infantil, no ensino fundamental e médio, compreendendo a comunidade escolar de Curitiba e região metropolitana, Cêrro Azul, Quitandinha e Itajaí.
    • OFICINA DE PROMOÇÃO DO LETRAMENTO:iniciada em 2017, já beneficiou cerca de 50 alunos da graduação, pós-graduação e egressos. Como resultado das ações desenvolvidas, foi produzido o livro “Entre (laços) reescrevendo histórias” que será publicado no ano de 2021.
    • FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE DA ATENÇÃO BÁSICA DA SECRETARIA DE SAÚDE: Desde 2014, em parceria com o CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Curitiba, esse programa já capacitou cerca de 150 profissionais, entre fonoaudiólogos, médicos e enfermeiros da Atenção Básica de Saúde do município de Curitiba sobre a notificação no SINAN – Sistema de Informação de Agravos de Notificação da perda auditiva induzida pelo ruído ocupacional.
    • CURSO DE EXTENSÃO: DISLEXIA – CONCEITOS, PROCEDIMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS E AVALIAÇÃO: Inserido no Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais da Universidade Federal do Paraná, vem promovendo a qualificação de profissionais que atuam na área de necessidades educacionais especiais na UFPR junto a, aproximadamente, 200 acadêmicos com diferentes dificuldades e/ou deficiências.
    • Eventos realizados em 2020 com potencial impacto acadêmico e científico
    • Fonoaudiologia na perícia oficial criminal
    • Bases de medicina do sono e suas interfaces com a fonoaudiologia e áreas afins
    • Abordagem e prática em cuidados paliativos
    • Cuidados paliativos e formação profissional em saúde
    • Semana acadêmica de fonoaudiologia – SEMAC FONOAUDIOLOGIA TUIUTI 2020
    • Primeiros cuidados e alimentação do bebê com fissura lábio-palatina
    • Atuação fonoaudiológica na Atenção Básica
    • VI Encontro Regional de Comunicação Alternativa – ISAAC BRASIL- SUL
    • Comunicação suplementar e/ou alternativa nos contextos da saúde e da educação

    IMPACTO SÓCIO CULTURAL

    • CINE Fonoaudiologia TUIUTI:  implantado em 2020, em meio a pandemia COVID-19, as atividades foram realizadas por meio de plataforma virtual, semanalmente, para promover uma discussão entre docentes e discentes (tanto da UTP como de outras IES) e pessoas da comunidade em geral, sobre práticas de saúde fonoaudiológica, a partir de filmes propostos, buscando relacionar arte/cultura e referenciais teóricos.
    • Ação Pandemia Tuiuti: implantado também em 2020, objetiva colaborar com a situação global decorrente da pandemia COVID-19, ao levar esclarecimentos e informações acerca do Sars-Cov-2 – aspectos clínicos, emocionais, sociais e culturais, valendo-se, principalmente, das mídias sociais da Universidade.
    • Oficina da Linguagem com pessoas idosas: um dos programas mais antigos, tradicionais e inovadores ao mesmo tempo, foi implantado em 2002 e já atendeu mais de 100 pessoas idosas e seus familiares, não sendo interrompido por causa da pandemia, quando as oficinas foram realizadas por meio de plataformas virtuais e com grande adesão por parte dos idosos.
    • Programa anual de divulgação sobre os efeitos nocivos do ruído: Implementado em 2010, suas atividades concentram-se principalmente próximas ao Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído. Desde seu início, já foram realizadas atividades com centenas de pessoas em hospitais, unidades básicas de saúde, escolas, indústrias, universidades, parques e praças públicas, o que impactou diretamente centenas de pessoas de todas as idades.

    IMPACTO TECNOLÓGICO/ECONÔMICO

    • Avaliação e reabilitação vestibular de pessoas com ataxias espinocerebelares: Desde a sua criação, em 2000, o projeto já atendeu mais de 300  pessoas, de Curitiba e região metropolitana, com diferentes tipos de ataxia, em parceria com a Unidade de Distúrbios do Movimento do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Medicina Interna e Ciências da Saúde do Departamento de Neurologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPr), propiciando um avanço no acesso dessa população aos exames gratuitos e à reabilitação do equilíbrio por meio da tecnologia de realidade virtual.
    • Preservação auditiva de policiais do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Paraná – BOPE: O Programa foi iniciado em 2009, em parceria com a Polícia Militar do estado do Paraná e o Hospital da Polícia Militar do Estado, com o objetivo de implantar o Programa de Preservação Auditiva no BOPE do Paraná, que já engloba 92 policiais. O Programa ganhou o prémio de Mérito em Fonoaudiologia pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, em 2018.
    • Atendimento e orientação a músicos amadores e profissionais: Desde a sua implantação, em 2014, o programa já atendeu, de forma direta, mais de 150 músicos, oriundos da banda da Polícia Militar do Paraná, Orquestra Sinfônica do Paraná, bandas de música regionais, e, ainda, cerca de 100 estudantes de música, oriundos de três instituições de ensino superior públicas, situadas em Curitiba.
    • Dangerous Decibels Brasil/UTP: Desde a sua implantação, em 2016, em parceria com a FUNDACENTRO-PR e com as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, o programa já atendeu, de forma direta, mais de 1900 escolares, oriundos de escolas municipais e estaduais e mais de 500 trabalhadores, gerando atitudes preventivas relacionadas a proteção auditiva. Em 2020, foi desenvolvida uma plataforma virtual de jogos interativos, em português, voltada à promoção da saúde auditiva para crianças e jovens em parceria com a Liga/FACENS-SP.
    • Triagem auditiva neonatal e seguimento de bebês de alto risco para a perda auditiva: Iniciado em 2012, o programa vem acompanhando, ano após ano, a audição e o desenvolvimento de bebês de alto-risco, oriundos de maternidades públicas de Curitiba e de três instituições que abrigam crianças. Cerca de 400 bebês já foram ou continuam em acompanhamento na clínica de Fonoaudiologia da UTP.
  • Linhas de pesquisa

    As linhas de pesquisa estão alinhadas em duas vertentes, descritas a seguir:

    PROMOÇÃO DA COMUNICAÇÃO HUMANA NOS CONTEXTOS DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO

    Estuda processos vinculados à efetivação da comunicação e a relação que tais processos estabelecem com a voz, a motricidade orofacial, com a audição e o equilíbrio, ao longo da vida. Visa a sistematização de conhecimentos, protocolos e ações voltadas à promoção humana, no âmbito da saúde e da educação, em diferentes grupos populacionais.

    DIAGNÓSTICO E REABILITAÇÃO NO ÂMBITO DA COMUNICAÇÃO HUMANA

    Investiga pressupostos teóricos e metodológicos voltados à avaliação, ao diagnóstico e ao tratamento de aspectos relacionados à comunicação humana e a sua interface com a voz, a motricidade orofacial, a audição, o equilíbrio e áreas correlatas. Objetiva a sistematização de conhecimentos e de práticas clínicas que englobem diferentes grupos etários e populacionais, considerando o uso de recursos tecnológicos na promoção humana.

  • Núcleos de Estudos

    Os Núcleos de Estudos constituem-se em espaços aglutinadores de discussões em torno de conhecimentos já produzidos e de novos projetos de pesquisa e extensão, sendo abertos à profissionais e pesquisadores de diferentes áreas, que não fazem parte da comunidade acadêmica ou profissional da UTP, mas que se interessam pelo avanço nas pesquisas e ações relacionadas à saúde da comunicação humana.

    O Programa conta com onze Núcleos de Estudos, vinculados aos projetos de pesquisas desenvolvidos pelos professores e alunos.

    Núcleo de Estudos em Avaliação Otoneurológica no Diagnóstico Diferencial das Vestibulopatias

    Professora: Dra Bianca S. Zeigelboim
    Projetos:

    • Avaliação e reabilitação otoneurológica no diagnóstico diferencial das vestibulopatias
    • Avaliação vestibulococlear na ataxia autossômica dominante com prevalência no sul do país

    Núcleo Estudos e Pesquisas Fonoaudiológicas em Voz, Motricidade Orofaciale Disfagia

    Professora: Dra Rosane Sampaio Santos
    Projetos:

    • Atuação Fonoaudiológica nos Distúrbios da Fonação, Deglutição e Motricidade Orofacial
    • Inovação, Tecnologia e Gestão em Comunicação Humana
    • Confiabilidade do protocolo de avaliação acústica da deglutição (PAAD) por meio do sonar doppler associado ao software DEGLUTISOM® em pacientes após acidente vascular cerebral em fase aguda
    • Validação do sonar doppler associado ao software DEGLUTISOM® como método de rastreio para disfagia orofaríngea em indivíduos acometidos pro acidente vascular cerebral

    Núcleo de Estudos sobre Trabalho, Saúde e Sociedade

    Professores: Dra Adriana B.M. de Lacerda e Dra Débora Lüders
    Projetos:

    • Saúde Auditiva, Inovação e Tecnologia no Curso de Vida
    • Implantação e Efetividade de Programas de Preservação Auditiva para Trabalhadores
    • Processos Auditivos, Comunicação e Qualidade de Vida
    • Efeitos dos agentes químicos e/ou ruído na saúde geral, auditiva e vestibular de trabalhadores
    • Saúde Auditiva nos diferentes ciclos de vida: promoção, diagnóstico precoce e prevenção
    • Proposta de um Programa de Preservação Auditiva para Músicos Amadores e Profissionais

    Núcleo de estudos em Linguagem e Envelhecimento

    ProfessoraDra Giselle A.A. Massi.
    Projeto:  Saúde da Comunicação Humana e seus Processos no Curso de Vida

    Núcleo de estudos em Promoção da Linguagem

    Professora: Dra Ana Paula Berberian
    Projetos:

    • Linguagens e Abordagens Intersetoriais em Saúde e Educação
    • Linguagem oral e escrita no contexto de Pessoas consideradas com transtorno do espectro autista
    • Fonoaudiologia e Educação Superior: promoção do letramento
    • A Comunicação Suplementar e/ou Alternativa na Educação Inclusiva: análise da efetividade de uma proposta de intervenção fonoaudiológica junto a um grupo de professores que atuam em Atendimento Educacional Especializado (AEE)

    Núcleo de estudos em Análise Acústica: sons da fala/voz

    Professora: Dra. Rita de Cássia Tonocchi 
    Projeto: Impactos de Processos Diagnósticos e Terapêuticos na Comunicação Humana

    Núcleo de estudos em Linguagem nos Contextos Clínico e Institucional

    Professora: Dra. Rita de Cássia Tonocchi
    Projeto: Impactos de Processos Diagnósticos e Terapêuticos na Comunicação Humana

    Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alterações Orofaciais – NEPAO.

    Professor:  Dr José Stechman Neto.
    Projetos:

    • As Dores Craniocérvicofaciais e suas Relações com as Funções do Sistema Estomatognático
    • Relação entre as Disfunções Temporomandibular e Alterações Otoneurológicas associadas com o Zumbido

    Núcleo de estudos Avançados em Revisão Sistemática e Meta-análise

    Professores: Dr. Cristiano Miranda de Araujo, Dr. José Stechman Neto e Dra. Rosane Sampaio Santos
    Projeto: Prática baseada em evidências no âmbito da comunicação humana

  • Estrutura Curricular

    O Programa organiza sua estrutura curricular por meio de Disciplinas do Núcleo Básico que dão alicerce à formação dos discentes e de disciplinas vinculadas às Linha de Pesquisas –LP. Estas últimas são organizadas em disciplinas obrigatórias e eletivas referentes às suas temáticas e visam subsidiar os projetos de pesquisa em desenvolvimento, razão pela qual pode ocorrer a exclusão de disciplinas já ofertadas e a inclusão de novas de um ano para o outro, evidenciando o dinamismo característico da produção do conhecimento.

    Outro componente curricular são as atividades práticas desenvolvidas pelos discentes, objetivando articular as discussões teóricas com as intervenções práticas, que subsidiam as pesquisas.

    Os alunos do Programa possuem prazo para a conclusão de seus trabalhos de 24 meses para o Mestrado e 48 meses para o Doutorado, sendo que o total de créditos a serem cumpridos pelos discentes do Mestrado é de 69 créditos e de 119 créditos para o Doutorado, assim distribuídos:

    Mestrado

    • 14 créditos em Disciplinas Obrigatórias do Núcleo Básico;
    • 14 créditos em Disciplinas Obrigatórias e Eletivas por linha de pesquisa;
    • 7 créditos em Atividades Programadas
    • 34 créditos de Dissertação.

    Doutorado

    • 20 créditos em Disciplinas Obrigatórias do Núcleo Básico;
    • 22 créditos em Disciplinas Obrigatórias e Eletivas por linha de pesquisa;
    • 10 créditos em Atividades Programadas
    • 67 créditos de tese.

    Nas Atividades Programadas é obrigatória a participação dos discentes em atividades científicas e publicações. Como parte de tais atividades, o aluno do Mestrado deverá, além da publicação de um ou dois artigos oriundos de sua dissertação, publicar pelo menos mais um artigo em estrato B1 ou superior. O aluno de Doutorado, além da publicação de três artigos referentes à sua tese, deve publicar pelo menos mais um artigo em estrato B1 ou superior.

    A seguir está a descrição da Estruturada Curricular, envolvendo as disciplinas do Mestrado (M) e do Doutorado (D):

    DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

    Disciplina Créditos
    Ética e Bioética em Pesquisa (M/D) 2
    Metodologia de Pesquisa I (M/D) 3
    Metodologia de Pesquisa II (D) 3
    Didática e métodos de aprendizagem no Ensino Superior (M/D) 3
    Seminário Avançado na Saúde da Comunicação Humana (D) 2 (M) 3 (D)
    Inovação e Tecnologia na Saúde da Comunicação Humana (M/D) 2
    Saúde da Comunicação Humana: Tendências e desafios (M/D) 2
    Bioestatística (M/D) 2

    DISCIPLINAS ELETIVAS

    Atendendo as duas linhas de pesquisa: Créditos
    Atuação Baseada em Evidências (M/D) 2
    Linha de pesquisa – Promoção da Saúde
    no contexto da comunicação humana
    Temas Atuais em promoção da saúde no contexto da comunicação humana (M/D) 7
    Tópicos avançados em promoção da saúde no contexto da comunicação humana (D) 7
    Estágio de Docência (M/D) 2 (M) 3 (D)
    Leitura orientada: Promoção da saúde no contexto da comunicação humana 3
    Linha de pesquisa – Diagnóstico e reabilitação no
    âmbito da comunicação humana
    Temas Atuais em diagnóstico e reabilitação no âmbito da comunicação humana (M/D) 7
    Tópicos avançados em diagnóstico e reabilitação no âmbito da comunicação humana (D) 7
    Estágio de Docência (M/D) 2 (M) 3 (D)
    Leitura orientada: Diagnóstico e reabilitação no âmbito da comunicação humana (M/D) 3

    As Disciplinas: Temas Atuais em promoção da saúde no contexto da comunicação humana; Tópicos Avançados em promoção da saúde no contexto da comunicação humana; Temas Atuais em diagnóstico e reabilitação no âmbito da comunicação humana; Tópicos Avançados em diagnóstico e reabilitação no âmbito da comunicação humana incluem a participação obrigatória do discente nos Laboratórios de Pesquisa com seu orientador para o desenvolvimento de pesquisas.

    Exame de Proficiência

    O aluno deverá demonstrar conhecimento em uma segunda língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol), diferente daquela para o ingresso do mestrado, através de um exame de proficiência que realizará durante o curso. Poderá ser aceito um certificado da proficiência em língua estrangeira obtido em instituição reconhecida. A comissão de avaliação emitirá seu parecer quanto à aceitação.

  • Corpo Docente

    Linha de Pesquisa: Promoção da Comunicação Humana nos Contextos da Saúde e da Educação

    Linha de Pesquisa: Diagnóstico e Reabilitação no Âmbito da Comunicação Humana

  • Infraestrutura

    As pesquisas desenvolvidas pelo Programa de Pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana são realizadas, na sua maioria, em laboratórios e ambulatórios da própria Universidade ou de parceiros. Esses Laboratórios contam com infraestrutura física e equipamentos específicos para oferecer subsídios aos estudos e, concomitantemente, atendem às necessidades da comunidade, uma vez que são vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba e região metropolitana.

    Laboratórios de Pesquisa na Universidade Tuiuti do Paraná

    1 – Clínica de Fonoaudiologia da Tuiuti

    Integrada com a graduação, a Clínica de Fonoaudiologia da UTP, inaugurada em 1984 e credenciada ao SUS como um serviço de alta complexidade em Saúde Auditiva desde 2004, presta serviços à comunidade local e regional, com aproximadamente 7000 atendimentos/ano nas áreas de: fonoterapia, otoneurologia, audiologia e otorrinolaringologia. As práticas realizadas, bem como o registro das mesmas em de bancos de dados, têm revertido em pesquisas para discentes e docentes do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação. Encontram-se na clínica os seguintes laboratórios:

    • Laboratório de Audiologia e AASI
    • Laboratório de Otoneurologia
    • Laboratório de Voz
    • Laboratório de Disfagia
    • Laboratório de Linguagem

    2 – Laboratório Escola de Análises Clínicas

    O laboratório de análises clínicas utilizado para formação da graduação, projetos de extensão, trabalho de conclusão de curso e pesquisas na pós-graduação (Programa de Pós-graduação em Distúrbios da Comunicação). É composto pelos seguintes setores:

    Setor de Bioquimica nas quais realizam dosagem de vários parâmetros bioquímicos (glicose, AST, ALT, Uréia, Creatinina, Colesterol total, HDL, VLDL, LDL, triglicerídeos, albumina, proteínas totais, ck, ckmb, cálcio, fósforo e vários outros marcadores). – Setor de Imunologia (realiza exames VDRL, tipagem sanguínea, FR, PCR, toxoplasmose, HIV, etc..) – Setor de Hematologia (realiza hemograma completo, coagulograma, VHS, reticulócitos) – Setor de Urinálise (realiza exames parcial de urina) – Setor de Parasitologia  (realiza exame parasitológico) – Setor de Microbiologia (realiza Cultura e microscopia)

    Dentre os equipamentos presentes nesses laboratórios podemos citar: microscópios, espectrofotômetros semi-automáticos, Leitor de Elisa, Contador de células e vários outros materiais necessários para o funcionamento de um laboratório entre os quais destacam-se kits de reagentes, corantes, etc.

    3 – Laboratório Experimental de Cultura de Células

    O Laboratório Experimental de Cultura de células apresenta uma infra-estrutura que permite o desenvolvimento do cultivo de vários tipos celulares. Na atualidade estão sendo desenvolvidos projetos utilizando os cultivos de células adenoide, sinvoviais, endoteliais entre outros.

    4 – Clínicas e Laboratórios Parceiros

    A Universidade Tuiuti do Paraná possui outros cursos de graduação e Pós-Graduação com clínicas e/ou laboratórios de práticas que, pela interface com o Programa, contribuem na realização de pesquisas, além de oferecerem atendimentos a pacientes que apresentam problemas e distúrbios da comunicação, têm sido um espaço para a realização de pesquisas em torno de temáticas interdisciplinares de docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação, bem como na realização de exames complementares para os nossos protocolos de pesquisa.

    • Clínicas da Faculdade de Ciências Biológicas e de Saúde
    • Otorrinolaringologia: Odontologia Fisioterapia Enfermagem Psicologia

    Biblioteca

    A Universidade Tuiuti do Paraná conta com um Sistema de Bibliotecas moderno e informatizado:

    Biblioteca Campus Prof. Sydnei Lima Santos (Barigui)

    Toda a comunidade do Programa de Pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana tem livre acesso ao Sistema de Bibliotecas da UTP, seja através de utilização local ou remota, através da Internet. Os serviços prestados incluem: consulta local; empréstimo domiciliar; empréstimo entre bibliotecas da UTP; Pesquisas em Bases de Dados On-Line; DSI (Disseminação Seletiva de Informação) interligada à Rede de Comutação Bibliográfica (COMUT). Além disso, o Sistema oferece um serviço de Empréstimo Interbibliotecário, que mantém convênios com bibliotecas de Institutos de Pesquisa do Estado do Paraná, bibliotecas universitárias de instituições tais como: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), Universitário Positivo (UNICENP), e Biblioteca Pública do Paraná. Além disso, o site do sistema de bibliotecas dispõe do Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações, através do qual é possível ter acesso a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.

    Na Biblioteca Central da Universidade, no Campus prof. Sidney Lima Santos, a comunidade do PPGSCH dispõe do acervo principal de livros e outros materiais bibliográficos, disponíveis na instituição. Nessa instalação, professores e alunos encontram apoio técnico para atividades de levantamento bibliográfico e localização de materiais, através de um serviço de Treinamento Bibliográfico, bem como a orientação relativa a Normatização de Trabalhos Acadêmicos.

    O acervo do Sistema de Bibliotecas da Universidade pode ser consultado pela Internet, pois todas as instalações estão conectadas com ela. Há anos o Sistema Integrado de Bibliotecas da UTP vem utilizando a plataforma Pergamun, que possibilita várias formas de pesquisa (autor, título, assunto, palavras-chave, assunto e, ainda, pesquisas por meio dos operadores de busca booleana). Essa plataforma possibilita ainda pesquisar o acervo de mídias específicas, acesso a estatística atualizadas do acervo do sistema de bibliotecas, controle de empréstimos pelo usuário e espaço para avaliação do Sistema (comentários, críticas e elogios).

    Atualmente, o Programa de Pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana possui um acervo próprio, de livros, Teses e Dissertações – que há vários anos tem sido disponibilizada em formato digital, através do sistema de bibliotecas da UTP. Esse acervo atende a consultas pela comunidade do Programa e constitui um importante recurso de pesquisa, principalmente no que se refere à produção de pesquisa discente.

    Recursos de informações online para pesquisa

    O Programa tem investido numa política de buscar acesso a acervos eletrônicos em bases bibliográficas especiais de acesso via Internet. A Universidade Tuiuti do Paraná tem acesso ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), mais especificamente, às bases de dados Science Direct, inclui: Physical Sciences and Engineering; Life Sciences; Health Sciences; Social Sciences and Humanities, ampliando as possibilidades de difusão da produção científica mundial atualizada entre seus professores, pesquisadores, alunos e funcionários. A possibilidade de utilização do Portal de Periódicos Capes – de acesso imediato, livre e gratuito para os usuários da UTP e podendo ser realizado a partir de qualquer terminal ligado à Internet, localizado na instituição ou por ela autorizado – evidencia a opção da instituição por um modo de fazer pesquisa que privilegia a otimização, disseminação e democratização da produção do conhecimento nacional e internacional. Além de reforçar e fomentar projetos de ensino, pesquisa e extensão que reconhecem o exponencial crescimento do uso das pesquisas online, o Portal facilita e agiliza a obtenção dos dados para o desenvolvimento acadêmico.

    O sistema UTP de bibliotecas está associado ao IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, referência em projetos voltados ao movimento do acesso livre ao conhecimento.

    EBSCO – Bases de Dados de Pesquisa.

  • Publicações

    Clique aqui e conheça os artigos publicados pelos professores.

  • Egressos

    O Programa de Pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana tem a expectativa de que seu egresso esteja capacitado para atuar como professor/pesquisador em instituições de ensino superior, em centros de pesquisa e, também, em empresas, tanto de administração pública quanto privada. Almeja, ainda, que o egresso esteja apto a redigir e coordenar projetos de pesquisa, bem como desenvolver pesquisas de maneira independente, comunicando os resultados em relatórios para as agências de fomento e em artigos científicos para a comunidade.

    Pela tradição e espaço conquistado pelo Programa de Pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana ao longo dos anos, merece destaque o fato de que muitos profissionais e pesquisadores oriundos das regiões Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste do país, têm integrado o corpo discente, em busca de formação continuada e crescimento profissional. Nesse sentido o Programa tem colaborado, de forma significativa, para a formação de vários docentes que, hoje, atuam em novos cursos e criam formas de nucleação de pesquisadores em outras Instituições de Ensino Superior.

    O Programa de Pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana, desta forma, contribui com a formação do aluno para que, ao findar os seus estudos, seja um pesquisador, professor e profissional, com as seguintes competências:

    • Desenvolver pesquisas científicas, com propostas metodológicas de alto nível, sobre temas relacionados à área da Fonoaudiologia e afins, tanto em instituições de pesquisas, órgãos de administração pública e privada, como no ensino superior, com o compromisso de contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico;
    • Viabilizar pesquisas a partir de projetos relevantes do ponto de vista acadêmico e social, dentro das temáticas da Linha de Pesquisa na qual se vinculou, no Programa, e divulgar os conhecimentos produzidos no país e no exterior;
    • Refletir criticamente e com autonomia intelectual perante as questões sociais brasileiras que se relacionam com a saúde e educação, na perspectiva da Fonoaudiologia;
    • Fazer uso dos conhecimentos apreendidos, durante sua formação no Programa, a fim de enfrentar os desafios da docência, da pesquisa e da extensão na formação de novos profissionais/pesquisadores, de forma qualificada, ética e com excelência.
  • Editais
  • Internacionalização

    Internacionalização e Inserção local, regional e nacional

    Política de Internacionalização da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP

    A Tuiuti concebe a internacionalização como um pressuposto fundamental da qualidade da educação superior, um empreendimento amplo de interação acadêmica e cultural por meio do ensino, da pesquisa e da prestação de serviços, que envolve a cooperação com universidades, empresas e governos. Assim, a internacionalização é tratada pela Universidade Tuiuti do Paraná como política institucional.

    Orientados por tal política, os docentes e discentes do Programa de Distúrbios da Comunicação vêm implementado parcerias internacionais, nacionais, regionais e locais com pesquisadores de outros programas de pós-graduação e centros de pesquisas, com o objetivo de fortalecer metas e ações que abarquem os diversos aspectos e determinantes envolvidos nos processos da Comunicação Humana. Contemplando a transversalidade e o caráter intersetorial dos domínios de conhecimento que atravessam tais processos e das relações da Fonoaudiologia com outras áreas de conhecimento (ciências humanas, biológicas e exatas), os Núcleos de Estudos do Programa vem implemento atividades de ensino, pesquisa e extensão comprometidas com o avanço da produção bibliográfica e técnica junto ao seu corpo docente e discente, a egressos e pesquisadores/profissionais de outras instituições. Dessa forma, promove a formação continuada de pesquisadores e docentes atuantes em outras IES e centros de pesquisas, recebendo alunos de diversas áreas de atuação e de diversas regiões do Brasil para realizar Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, consolidando a sua inserção e impacto em âmbito regional/nacional.
    Saiba mais

    CORII – Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais:

    A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais – CORII é órgão vinculado à Reitoria e tem como objetivo promover a cooperação institucional, no âmbito nacional e internacional. São funções da CORII : elaborar, propor e coordenar a execução das políticas de intercambio cientifico, tecnológico, cultural, artístico e esportivo entre a UTP e outras instituições nacionais e internacionais, apoiar docentes , pesquisadores e discentes de instituições internacionais em atividade da Tuiuti , e os da UTP em atividade no exterior.

    Responsável: Rodolfo Enrique Perdomo Freitas

    E-mail: [email protected]

    Atendimento: De Segunda a Sexta-feira, das 9h às 12h.

    Atualmente, o Programa conta com sete parcerias internacionais, coordenadas por oito docentes do Programa e com a participação de docentes e alunos do exterior e alunos do Brasil.

    • Catholic University of Applied Sciences Freiburg – Alemanha
    • Escola de Fonoaudiologia e Audiologia da Kent University
    • École D’orthophonie Et Audiologia – Faculté De Médicine – Université de Montreal / Canadá
    • National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH) – Estados Unidos da América
    • Instituto de Sociologia da Universidade do Porto – Portugal
    • Universidade e Lisboa – Faculdade de Medicina
    • Universidad de Santander (UDES) Bucaramanga, Colômbia

    Algumas parcerias interinstitucionais com o Programa são informadas a seguir:

    • Universidade Federal do Paraná – UFPR
    • Programa de Pós-Graduação em Educação Física
    • Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva
    • Programa de Pós-graduação em Música
    • Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Medicina Interna e Ciências da Saúde
    • Programa de pós-graduação em enfermagem – Mestrado profissional
    • Universidade de São Paulo – USP
    • Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru
    • Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais
    • Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESP/Marília
    • Programa de Especialização em Otorrinolaringologia do Hospital da Cruz Vermelha Brasileira (PR)
  • Convênios

    O Programa de Pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana possui convênios de pesquisa com:

    1. Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico
    2. Fund Coord de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Sup
    3. Set – Sociedade Educacional Tuiuti Ltda
    4. Universidade Federal do Paraná

  • Teses e Dissertações
  • Descontos e Financiamento

    A Universidade Tuiuti oferece o financiamento estudantil Pravaler como opção para o Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde da Comunicação Humana :

    DESCONTOS EX-ALUNOS

    O Egresso da Universidade Tuiuti possui 20% de desconto nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu.

    Clique aqui e consulte os regulamentos.

  • Plataforma Sucupira

    Plataforma Sucupira – Saiba Mais

  • Bancas Calendário e Informes
  • Coordenação

    Coordenação geral: Profa. Dra. Rosane Sampaio 
    Email: [email protected]

    Endereço:
    Secretaria da Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrados e Doutorados
    Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – PROPPE – 1º andar
    Rua Padre Ladislau Kula, 395, Santo Inácio
    Curitiba, Paraná – CEP: 82.010.210
    (41) 3331-7644/3331-7706 – [email protected]
    Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h30.

  • Regimento

    Clique aqui e conheça o Regimento do Programa de Pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana

  • Processo Seletivo