Transforme Sua Carreira com o Mestrado e Doutorado em Educação da Tuiuti

Amanda Cristina de Macedo

Transforme Sua Carreira com o Mestrado e Doutorado em Educação da Tuiuti

Com colaboração: Professora Sueli Pareira Donato

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGED/UTP), com conceito 4 pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), oferece oportunidades para quem busca aprofundar seus conhecimentos na área de Educação. Com mestrado e doutorado acadêmicos, o programa é voltado para a formação de pesquisadores e profissionais da Educação Básica e Superior, além de graduados que desejam entender mais a fundo os fenômenos educativos.

Organizado em duas linhas de pesquisa consolidadas — Políticas Públicas e Gestão da Educação e Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores —, o PPG proporciona um ambiente acadêmico dinâmico e envolvente. O programa abriga cinco grupos de estudos que promovem seminários, debates e pesquisas sobre temas como alfabetização, ensino e aprendizagem, formação docente, tecnologias educacionais, e Educação Ambiental e do Campo, entre outros. Esses grupos oferecem uma rica oportunidade de imersão e desenvolvimento, tanto para aqueles que já atuam na educação quanto para os que querem ingressar na área.

Um dos diferenciais do programa é a sua conexão direta com as redes de ensino do Paraná, especialmente da região metropolitana de Curitiba. Nossos docentes estão constantemente envolvidos em projetos de formação continuada e pesquisas colaborativas com instituições de ensino nacionais e internacionais.

Além disso, o corpo docente está sempre em busca de aperfeiçoamento. Atualmente, duas professoras estão em estágio pós-doutoral em instituições de renome nacional, e um de nossos professores começará um estágio em uma instituição internacional no próximo mês. Esses avanços refletem diretamente na qualidade de ensino oferecida aos nossos alunos e na produção de pesquisas inovadoras, como a nova rede interinstitucional que está sendo desenvolvida para estudar o conceito de Cidade Educadora e suas implicações para o desenvolvimento profissional docente.

Nossos egressos têm ocupado posições de destaque no mercado de trabalho, atuando como docentes e gestores na Educação Básica e no Ensino Superior. Muitos mantêm laços fortes com o programa, fortalecendo o diálogo entre as diferentes etapas da educação e contribuindo para o avanço de práticas pedagógicas transformadoras.

Se você tem interesse em seguir uma carreira acadêmica ou deseja ampliar seus horizontes no campo da Educação, explore a página do PPGED/UTP e conheça mais sobre nossos docentes, grupos de pesquisa e os projetos em desenvolvimento. Identifique a linha de pesquisa que mais se alinha aos seus interesses e faça parte deste ambiente estimulante de estudo e transformação.

As inscrições estão abertas. Confira, no edital, a documentação necessária e inscreva-se.

Venha construir sua trajetória conosco!