Curso de Nutrição no Paraná: quais as áreas de atuação

Curso de Nutrição no Paraná: quais as áreas de atuação

Quem busca uma vida saudável sabe que precisa se alimentar corretamente para prevenir doenças e cuidar do corpo. Essa preocupação tem aumentado entre os brasileiros e a demanda por nutricionistas no mercado de trabalho cresce com ela, já que este profissional é o responsável por criar planos alimentares balanceados para seus pacientes e clientes.

No Paraná, a nutrição já conta com 6,8 mil formados, de acordo com dados do Conselho Federal de Nutrição (CFN). Mas ainda há muito espaço para quem quer trabalhar na área.

O leque de atuação para esses profissionais é bastante grande. As áreas de atividade do nutricionista estão especificadas na Resolução 600 do CFN. O documento divide a atuação do profissional de Nutrição em seis categorias: (I) Alimentação Coletiva, (II) Clínica, (III) Esportes e Exercício Físico, (IV) Saúde Coletiva, (V) Cadeia de Produção, na Indústria e no Comércio de Alimentos e (VI) Ensino, na Pesquisa e na Extensão.

No post de hoje vamos falar sobre cada uma das áreas de atuação do nutricionista. Além disso, se você deseja se aprofundar no tema, o Conselho de Nutrição no Paraná (CRN-8) possui um documento com uma série de esclarecimentos sobre o trabalho deste profissional, tanto no Brasil, quanto no exterior.

Nutrição em Alimentação Coletiva

A área da Nutrição é subdividida em outras três categorias: Escolar, Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e Serviço Comercial de Alimentação. Ela se refere aos nutricionistas contratados para trabalhar em empresas e instituições, hotéis, hotelaria marítima, comissárias, unidades prisionais, hospitais, clínicas em geral, hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), spa clínicos, serviços de terapia renal substitutiva e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

Nutrição Clínica

Quem faz o Curso de Nutrição no Paraná ou em qualquer outro Estado pode atuar também com consultório próprio. É possível atender de maneira particular e por meio de convênio com planos de Saúde. Dentro dessa área está ainda o serviço de atendimento domiciliar (público ou privado) e o trabalho de assistência nutricional em locais como bancos de leite humano (BLH), lactários e Centrais de Terapia Nutricional.

Nova call to action

Nutrição em Esportes e Exercício Físico

Contempla a assistência nutricional para Atletas e Desportistas. Nessa área é possível atender em consultório particular, ser contratado por academias ou até mesmo por clubes de futebol. Este profissional deve entender quais as necessidades de nutrientes dos atletas em diferentes esportes, para melhorar o desempenho físico dos atletas e também auxiliar na recuperação pós-treino ou pós-competição.

Nutrição em Saúde Coletiva

Os formados na Faculdade de Nutrição que optarem por essa área, podem trabalhar na gestão de políticas e programas para segurança alimentar e nutricional. Elas são elaboradas pelo Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), que é composto por integrantes de diversos ministérios do governo federal e por órgãos e entidades de classe da área da Saúde. A Nutrição em Saúde Coletiva inclui, ainda, a atuação em Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e a fiscalização do exercício profissional.