Conheça as muitas faces da Engenharia Civil

Conheça as muitas faces da Engenharia Civil

Saiba mais sobre o curso de Engenharia Civil, profissão responsável por analisar e estruturar projetos de construção, emitir laudos técnicos e realizar orçamentos e planejamentos estratégicos de obras.

O que é Engenharia Civil e suas áreas de atuação

O mercado de Engenharia Civil é muito amplo e os segmentos que um engenheiro civil poderá atuar são bastante diversificados. O profissional poderá trabalhar em empresas como empregado ou como profissional liberal, prestando serviços e ajudando empresas a se estruturarem e melhorarem seus projetos.

Poderá atuar como consultor em sua área, responsável técnico de projetos e de obras e perito em apoio judiciário, dentre outras funções. Há ainda a possibilidade de lecionar na área docente com acesso a cargos públicos, via concurso ou por indicação, dependendo do caso e da função.

O profissional será responsável por analisar e estruturar projetos de construção, emitir laudos técnicos e realizar orçamentos e planejamentos estratégicos de obras.

Principais informações e duração do curso

A duração da Faculdade de Engenharia Civil é de 5 anos. Por ser um curso bacharelado, conta com uma duração maior que uma formação técnica, que dura entre 6 meses e 2 anos. Entretanto, algumas universidades condensam as disciplinas em um mesmo período para reduzir a duração do curso.

Os cursos de Engenharia Civil têm duração de 10 semestres, incluindo o estágio e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Como são as atividades do curso de Engenharia Civil?

A matriz curricular é abrangente e inclui disciplinas da área de Ciências Humanas, mas a maioria das matérias são ligadas às Ciências Exatas. Confira algumas das disciplinas estudadas no curso de Engenharia Civil abaixo:

• Tecnologia das Construções;
  • Estruturas de Materiais;
  • Comunicação Empresarial (madeira, aço, concreto, etc);
  • Hidráulica e Saneamento;
  • Geotecnia, Solo e Topografia;
  • Transportes;
  • Técnicas de negociação;
  • Saúde e Segurança no Trabalho;
  • Processos Gerenciais.

Perspectivas da profissão e carreira

Interessou-se pelo curso de Engenharia Civil, mas ainda está em dúvida? Tenha em mente que é preciso antes de tudo focar nos estudos e ingressar em uma universidade que garanta a qualidade do curso que você almeja e proporcione experiências no mercado de trabalho já durante a trajetória acadêmica.

A Engenharia Civil requer muita criatividade, comprometimento e boas ideias, porém um outro aspecto muito relevante que você precisa considerar é que a atuação deste profissional demandará uma carga de responsabilidade muito alta, pois o curso lida com a vida das pessoas ao estruturar seus projetos e obras.

O mercado para o profissional e salários na Engenharia Civil

A Engenharia Civil é e continua sendo um dos setores em plena expansão no Brasil, e está entre as profissões mais bem pagas do Brasil. A Engenharia Civil tem salário médio de R$ 7.737, em média. De acordo com os dados do Índice de Confiança da Construção (ICST), divulgado em 2018, a previsão é de crescimento para este setor em 2019, estimativa positiva para o mercado, gerando novas oportunidades de contratações no mercado.

Se você busca um financiamento estudantil para iniciar seus estudos, consulte as opções e modalidades de crédito e avalie as melhores oportunidades para ingressar em uma carreira de muito sucesso.

Com um bom suporte você pode alcançar os seus objetivos mais rapidamente, pagando conforme as suas possibilidades. Não deixe a sua chance passar e busque o melhor para a sua carreira. Confira mais conteúdos imperdíveis em nosso blog