Mestrado em educação em Curitiba: linhas de pesquisa a serem seguidas

Mestrado em educação em Curitiba: linhas de pesquisa a serem seguidas

Sabemos que a educação é o principal pilar para uma sociedade civilizada, plural e democrática. Os desafios que temos para alcançar são muitos. Portanto, é fundamental que para além da prática, existam pesquisas que fomentem a reflexão sobre diferentes abordagens e proponham novas formas de administrar os espaços educacionais e criar ambientes de aprendizados que auxiliem tanto o corpo docente quanto os alunos.

Se você mora ou quer morar em Curitiba, existem duas linhas de pesquisa principais para o Mestrado em Educação: Políticas Públicas e Gestão da Educação; e Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores. Esses dois vetores de pesquisa se articulam, complementam e fortalecem mutuamente, instigando a pesquisa científica.

Mestrado em Educação

Dentro das linhas de pesquisa, os pós-graduandos são orientados por docentes reconhecidos no meio acadêmico, que os ajudam no desenvolvimento e aplicação das categorias metodológicas em diálogo com o debate estado-da-arte dos temas estudados. Os alunos também apresentam suas pesquisas em seminários organizados e são inseridos nos estudos avançados em educação.

O público-alvo são graduandos da área de Educação, ou das áreas de Ciências Humanas e afins, que possuem interesse na pesquisa direcionada para atividades do Ensino Superior e da Educação Básica.

Políticas Públicas e Gestão da Educação

O objetivo desta linha de pesquisa é permitir que os alunos reflitam sobre a educação contemporânea e investiguem as políticas públicas, a gestão da educação e os processos pedagógicos.

Os pós-graduandos que seguem o Mestrado em Gestão Escolar pesquisam a própria estrutura educacional, suas estratégias e possibilidades, priorizando a constituição do saber.

Das várias temáticas estudadas, há ênfase na formação de profissionais da Educação voltados para o desenvolvimento da autonomia escolar, com uma crescente preocupação tanto com a qualidade do processo educacional quanto com sua democratização, isto é, levando em conta as tensões entre a escola e os processos de inclusão, exclusão e desigualdade social.

No campo da estrutura educacional, é importante pesquisar tanto as políticas e diretrizes curriculares e as políticas de acesso à educação superior definidos pelo MEC, quanto os debates científicos sobre as reformas educacionais contemporâneas e as diversas modalidades de educação formal e não formal.

Essas reflexões direcionam a compreensão de que é somente em um espaço democrático, saudável, qualificado e bem estruturado que a educação pode ultrapassar suas fronteiras e limites e fomentar um aprendizado proveitoso para os estudantes.

Mestrado em Práticas Pedagógicas

O objetivo desta linha de pesquisa é estudar as práticas pedagógicas sob diferentes perspectivas teóricas, tomando seus principais vetores na constituição do currículo, das relações entre professor-aluno e ensino-aprendizagem.

As temáticas possíveis de serem estudadas incluem portanto o estudo do próprio cotidiano escolar e seus desafios como a relação com o conhecimento, a tecnologia, a própria história das práticas escolares e a indisciplina. Também considera a boa formação dos professores, que inclui o olhar atento a essas questões, bem como à própria dinâmica da relação entre o ambiente escolar e a comunidade em que o aluno está inserido.

O pós-graduando dessa área investiga as diversas relações entre aquilo que é ensinado, como é ensinado e como é possível melhorar o ambiente para professores e alunos. Compreende todo o processo educacional em seu caráter histórico, como é possível melhorar a formação do corpo docente de uma instituição e quais as ferramentas tradicionais e das novas tecnologias que podem sofisticar o aprendizado.

Qual devo seguir?

Esta é uma escolha que deve partir de você mesmo, de acordo com seus interesses e preocupações com o processo educacional. Ambas linhas de pesquisa se articulam na medida em que a gestão da estrutura deve fornecer instrumentos para a realização das práticas pedagógicas funcionarem, que por sua vez, deve se adaptar às possibilidades e intenções existentes da instituição.