Acesse o conteúdo

O que faz uma pessoa formada em ciências da computação?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

O que faz uma pessoa formada em ciências da computação?

Você consulta listas sobre “profissões do futuro” ou analisa projeções para o mercado de trabalho daqui a alguns anos? Se sim, já deve saber que o cientista da computação pode ficar tranquilo porque seus conhecimentos seguirão relevantes. A dúvida é: você sabe o que esse profissional faz?

A área da Tecnologia da Informação, a famosa TI, reúne diferentes cursos que formam profissionais relevantes para o futuro do trabalho, mas nem sempre a diferença entre eles é clara. O bacharelado em Ciência da Computação ― que tem duração de quatro anos ― é um deles e também o que ganha destaque no post de hoje em nosso blog. Acompanhe!

As atividades que o cientista da computação desenvolve

Hardware ou software? Quem tem interesse ou um pouco mais de conhecimento em tecnologia sabe que não é tudo a mesma coisa. Porém, até quem tem clareza disso pode ter dúvidas quanto ao foco de estudos do cientista da computação que é o profissional que trabalha com softwares (os hardwares são especialidade dos engenheiros da computação).

Assim, quem cursa uma faculdade de Ciências da Computação capacita-se para analisar e desenvolver sistemas de informática e soluções computacionais. Um trabalho que envolve etapas de planejamento do software, sua implementação e gestão.

New call-to-action

Para entender melhor o que tudo isso significa, vale dizer que o profissional é capaz de criar desde ferramentas básicas para uso em ambiente doméstico até sistemas de estruturas complexas, utilizados em grandes corporações. Para tanto, o cientista da computação usa seus conhecimentos em programação e desenvolve atividades como:

  • Estruturação, desenvolvimento e design de dados
  • Computação gráfica
  • Análise numérica e desenvolvimento de algoritmos
  • Gestão de banco de dados
  • Computação gráfica

Os setores que contratam o cientista da computação

Como é fácil deduzir, empresas da área da tecnologia da informação e do desenvolvimento de software são as que mais empregam o cientista da computação.

Veja também:

O profissional também pode compor a equipe de TI de empresas de outros segmentos que façam uso constante de computadores. Além de desenvolver ou gerenciar os softwares em uso, é ele o responsável por prestar suporte aos demais colaboradores e realizar a manutenção de equipamentos de informática.

O mais comum é que quem se forma em Ciências da Computação realize um trabalho mais técnico, podendo ocupar cargos como:

  • Programador
  • Desenvolvedor
  • Analista de softwares ou sistemas
  • Gerente de TI
  • Engenheiro de software

Outra possibilidade para quem faz faculdade de Ciências da Computação é trabalhar como técnico de informática autônomo.

As soluções que os cientistas da computação desenvolvem

Como já está claro, os profissionais da Ciência da Computação criam ferramentas, softwares e sistemas computacionais, seja para uso pessoal ou corporativo, sendo capazes de atender às necessidades de informáticas de empresas de grande porte.

Falamos, por exemplo, de programas que automatizam processos manuais e que são cada vez mais utilizados em nosso dia a dia. Quem se forma também é capaz de desenvolver aplicativos para computador ou dispositivos móveis e jogos eletrônicos.

E é por essa razão que o cientista da computação tem espaço crescente no mercado: cada vez mais, fazemos uso da tecnologia para facilitar processos e resolver problemas e dependemos de profissionais capacitados para garantir o funcionamento do ambiente computacional.

Ficou interessado? Aproveite para conhecer o curso de Ciências da Computação da Universidade Tuiuti do Paraná!

UTP Ebook Ciência da Computação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *