Pública ou particular: prós e contras de cada tipo de universidade

Pública ou particular: prós e contras de cada tipo de universidade

Está ansioso para passar no vestibular, mas ainda não decidiu se vai cursar uma universidade pública ou uma universidade particular? Essa é uma dúvida comum entre os estudantes que estão próximos de escolher um curso de graduação, afinal, existem vantagens e desvantagens em cada instituição. Neste post, você descobre os prós e contras de cada uma. Vamos nessa?

Universidade Pública: como escolher?

No que diz respeito à organização administrativa, as universidades públicas podem ser divididas em três tipos: federal, estadual e municipal. A única diferença entre elas recai sobre quem as cria e as mantêm, evidenciadas pela própria nomenclatura.

O primeiro ponto a seu favor é a gratuidade, ou seja, não há mensalidades ou taxas de matrícula. Você pode se perguntar: mas como a universidade consegue funcionar? Assim como qualquer outro serviço público, as universidades que assim se organizam são financiadas pelos impostos pagos pelos cidadãos brasileiros.

O segundo ponto positivo é o prestígio social. Algumas instituições de ensino superior têm sua imagem positivada no mercado de trabalho, como é o caso da Universidade de São Paulo (USP). Isso por si só poderá gerar inúmeras oportunidades profissionais para o egresso – mas não será suficiente para mantê-las abertas, caso não se mostre qualificado.

Os docentes concursados são o terceiro benefício. Graças à estabilidade profissional, os professores têm a possibilidade de dedicar-se exclusivamente à instituição, fomentando o conhecimento de maneira mais profunda e sensível.

Entre as desvantagens da universidade pública está o vestibular, que é muito concorrido, com dezenas – e às vezes centenas – de candidatos por vaga. Outro contra é a localização dos campi, que são geralmente afastados dos centros urbanos, sem falar naquelas carreiras oferecidas exclusivamente em campus no interior dos estados.

Universidade Particular é coisa de rico?

Caminhando rumo à sua democratização, as universidades particulares investem em iniciativas como os financiamentos estudantis, que ajudam os alunos a pagar a faculdade sem entrar no vermelho.

Se você precisa conciliar trabalho e estudo, outro ponto positivo é escolher o campus. Em geral, por possuírem mais de uma unidade, o vestibulando tem flexibilidade na escolha de onde estudar.

A infraestrutura costuma ser melhor e mais atualizada, especialmente para os cursos voltados à tecnologia e saúde, onde o contato com recursos de ponta se faz necessário.