Acesse o conteúdo

Engenheiro: mantenha-se atualizado com uma pós-graduação!

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Engenheiro: mantenha-se atualizado com uma pós-graduação!

Ao observar um pouco o mercado de engenharia, é possível perceber a utilização de novos softwares e máquinas a cada dia. Da mesma forma, novos segmentos surgem como demanda de áreas específicas. Por isso, manter-se atualizado em sua profissão tornou-se uma necessidade e a especialização pode ser o caminho ideal.

Quer saber um pouco mais? Continue sua leitura!

Por quê especializar-se?

Quando o estudante passa pela graduação, o conhecimento adquirido é mais generalista, uma vez que a faculdade deve preparar o aluno para várias possibilidades de atuação em sua futura carreira. Não é diferente na engenharia, que conta com múltiplas áreas e segmentos.

Ao decidir fazer uma especialização, esse contexto muda. O profissional tem a chance de aprofundar conhecimentos em determinado campo, focando em assuntos específicos, aumentando suas habilidades e competências.

Dessa forma, fica mais fácil tornar-se um especialista na área que deseja, com mais conhecimento e capacidade de efetuar trabalhos diferenciais.

Saiba o que você ganha com isso

O engenheiro que opta fazer uma pós-graduação, apostando no aumento de sua expertise, abre um leque de vantagens e oportunidades. As chances de empregabilidade acabam tornando-se melhores, valorizando sua carreira, e permitindo trabalhar em cargos que exigem uma especialização.

Além disso, é uma forma de você conquistar cargos melhores, colocando-se à frente de outros profissionais do mercado – por ter mais conhecimento e ser alguém mais atualizado – e consequentemente obter remunerações mais atraentes.

E se você está insatisfeito com o mercado de trabalho, você pode utilizar de uma pós-graduação para diversificar sua atuação, sem fugir tanto da área. Você continuará no ramo da engenharia, mas poderá buscar novas perspectivas e fazer uma transição profissional sem tanta dificuldade.

Conheça algumas pós-graduações em engenharia

Entre as opções mais populares, estão especializações como Engenharia de Segurança do Trabalho. Nesse campo, o engenheiro deverá encontrar formas de analisar o ambiente de trabalho, criando soluções para que os empregados de uma empresa não sejam expostos a acidentes que possam prejudicar sua integridade física e mental.

Uma área que vem ganhando força é a Georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos. É uma nova modalidade de atuação que surgiu como opção para os engenheiros quando tornou-se necessário referenciar as propriedades no sistema Geodésico Brasileiro, mapeando e definindo áreas em todo o território nacional.

Também em ascensão, a pós em Radiologia Industrial tem como foco fazer engenheiros tornarem aptos a investigar a qualidade de materiais utilizados em diversos equipamentos, detectando defeitos em diversas áreas – bélica, petroquímica, siderúrgicas, etc. – e encontrar soluções para contorná-los.

Outras possibilidades como Gerenciamento de Obras, Arquitetura de Interiores e Paisagismo, Engenharia de Estruturas e Construção Civil, Engenharia Ambiental, de Materiais ou Infraestrutura de Rodovias também podem ser segmentos atraentes.

Mestrados e doutorados

Se você descobriu que sua praia é a pesquisa e descobrir novas soluções no ramo das engenharias, uma forma de seguir essa linha é fazer um mestrado ou doutorado. Ao optar por esses cursos, é possível aprofundar em um objeto de estudo e, inclusive, tornar-se professor em uma universidade.

Atualização é tudo nessa área!

Independentemente do curso que escolher em sua especialização, essa é uma área em que vale a pena investir no conhecimento. Isso porque as tecnologias e cargos relacionados à engenharia estão em constante transformação no mercado e o engenheiro que não investe em recursos para melhorar sua atuação acaba obsoleto, prejudicando a construção da sua vida profissional.

Leia também: 7 perguntas sobre pós-graduação que você não pode deixar de conferir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *