Acesse o conteúdo

Radiologia odontológica e imaginologia: um campo promissor

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Radiologia odontológica e imaginologia: um campo promissor

A Odontologia, de maneira geral, é um setor em crescimento no Brasil. Nosso país é um dos maiores mercados de higiene oral do mundo e tem demanda crescente por cirurgiões dentistas. Nesse cenário, a especialização em Radiologia Odontológica e Imaginologia é de grande importância no planejamento de tratamentos e cirurgias.

O especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia conhece as mais novas tecnologias da área de diagnóstico odontológico. A partir delas, esse profissional é capaz de construir um histórico do paciente e elaborar laudos.  

Leia este post para conhecer o mercado de trabalho nessa área!

Quem pode estudar Radiologia Odontológica e Imaginologia?

A especialização em Radiologia Odontológica e Imaginologia é uma pós-graduação voltada para cirurgiões dentistas. O curso possibilita conhecer melhor os diagnósticos por imagem e interpretá-los, além de dar suporte para a abertura de uma empresa na área.

Quem se forma nessa especialização não opera máquinas e não precisa ter nenhuma formação técnica. São 18 meses de curso, que proporcionam uma visão ampla do mercado e trazem diferenciais para quem quer ter sua própria clínica. Para ingressar, é preciso ter um diploma de Odontologia.

O que faz o especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia?

A principal atividade do especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia é a interpretação e descrição radiográfica. Ele produz laudos, que descrevem as imagens radiográficas intra/extra-bucais e são encaminhados para o dentista. É a partir das informações interpretadas por ele nos exames que são desenvolvidos os tratamentos em diversos ramos da Odontologia.

Ele sabe planejar implantes usando o software DentalSlice, que permite idealizar a cirurgia com mais precisão e segurança. Também é capaz de desenvolver protótipos, que facilitam o estudo em 3D do paciente. Entre as aplicações da prototipagem estão a visualização do canal mandibular e o planejamento de enxerto ósseo.

A grade curricular do curso inclui conteúdos de caráter gerencial, para que o formando seja capaz de administrar uma empresa na área. Sua capacitação é específica para clínicas radiológicas, desde a fase de planejamento até o marketing desse tipo de empreendimento. Dessa forma, ele se prepara para uma atuação estratégica no mercado, que combina a gestão com a técnica.

Por que esse mercado é promissor?

O mercado odontológico está entre os que mais crescem no Brasil. Ele é uma consequência da maior quantidade de pessoas com planos de saúde odontológica e da crescente preocupação da população com saúde e estética. A carreira na Odontologia é, ainda, uma das mais rentáveis do país, sendo que quase 90% dos profissionais formados estão atuando na área.

A Radiologia Odontológica e Imaginologia é de grande relevância na Odontologia, porque é a partir da interpretação de exames que são planejados tratamentos e cirurgias. Portanto, o crescimento de vários outros setores da Odontologia impulsiona também as clínicas radiológicas.

É por meio dos exames radiológicos que o cirurgião dentista descobre a causa de dores, percebe disfunções na mandíbula e no aparelho mastigatório, projeta cirurgias e até identifica tumores ósseos. Dessa forma, percebe-se que existe muita demanda e potencial de crescimento para clínicas nesse setor.

As boas perspectivas para centros de Radiologia Odontológica e Imaginologia tornam o momento ideal para especializar-se na área. Conheça melhor essa pós-graduação em nosso site!

Faça o download gratuito do e-book!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *