Vai transferir a graduação? Traga seu FIES com você!

Vai transferir a graduação? Traga seu FIES com você!

A passagem pelo Ensino Superior não tem roteiro. Situações imprevistas também fazem parte do dia a dia de qualquer estudante, obrigando ao graduando a rever seus planos.

Depois de alguns semestres, você pode simplesmente se dar conta de que fez a escolha errada. Ou então receber uma tentadora proposta de trabalho para assumir um cargo em outra filial ou na sede de sua empresa.

Transferir a graduação é uma possibilidade que não pode ser descartada. Mas que providências devem ser tomadas quando o aluno é beneficiário do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)? É o que nós vamos explicar no post de hoje!

O que diz o FIES?

As diretrizes do FIES permitem tanto a mudança de curso dentro da mesma instituição quanto a troca externa. Neste segundo caso, a graduação permanece inalterada.

Transferir o Fies para um outro curso da mesma faculdade pode ser feito uma única vez, mas é necessário que o intervalo entre o início e o desligamento da graduação de origem não ultrapasse o período de 18 meses.

Em ambos os casos, de mudança interna ou externa, a solicitação pode ser feita a partir do último mês do semestre cursado ou suspenso na instituição de origem. A janela se encerra quando for efetuada a renovação do financiamento relativo ao semestre de quando você for mudar de faculdade com o FIES.

Faça o download do ebook para entender como funciona o Financiamento Estudantil!

Que outros cuidados você deve observar?

Para renovar seu direito sobre o financiamento, mesmo após a mudança, o estudante precisa se atentar a alguns outros aspectos ao formalizar sua decisão.

Assim, informe-se se a faculdade de destino aderiu ao Fies de maneira regular, bem como o Fundo Garantidor de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc). Atente-se também para o conceito do MEC para o curso de destino: é essencial que ela seja positiva.

Se o seu contrato foi assinado antes de 14 de janeiro de 2010, é necessário que o pedido seja aprovado pela Caixa Econômica Federal, que validou o seu financiamento.