Acesse o conteúdo
Faculdade de Psicologia: aprendendo a entender o outro

Você alguma vez já se perguntou como a psicologia surgiu? Antes de decidir sobre seguir essa profissão ou não, vale a pena entender mais a respeito da ciência  que estuda a mente humana. Afinal, fazer faculdade de psicologia requer muito amor e dedicação a todas as áreas abrangentes.

A profissão tem crescido cada vez mais, o que aumenta as buscas não somente pelo curso, mas também pela sua história e surgimento. Foi pensando nisso que preparamos tópicos para lhe mostrar tudo sobre psicologia. Confira a seguir mais sobre a história dessa ciência fascinante.

Como surgiu a psicologia?

Inicialmente a psicologia não era uma ciência e sim um ramo da filosofia que iniciou-se cerca de 2 mil anos antes de ser reconhecida cientificamente. Seu surgimento deu-se com a curiosidade dos cosmólogos de entender mais sobre as atividades de pessoas e eventos. Nisto estão inclusas as experiências nos sonhos, vida, vida materialista, impulsos e peculiaridades nos comportamentos de indivíduos em diferentes situações.

A primeira vez em que o termo psicologia foi encontrado em livros filosóficos foi em meados do século XVI. Derivada das palavras gregas psique (alma) e logos (doutrina), a psicologia estuda as ideias modernas sobre mente e seu funcionamento, ambos vindos da filosofia grega.

Uma das primeiras bases da psicologia como ciência era uma ideia do médico grego Alcmeão de Crotona, que propunha que “a vida mental é uma função do cérebro”. Esta ideia deu base para entender a psique humana até os dias atuais.

Quando a psicologia surgiu como ciência?

A psicologia surgiu pela primeira vez como uma disciplina científica em 1879, pelo Instituto de Psicologia localizado em Leipzig, na Alemanha, por Wilhelm Wundt, médico, filósofo e então, psicólogo. Foi nesse período em que os psicólogos profissionais conseguiram as competências de trabalho experimental para estudar a mente humana.

O médico concentrou suas experiências nas experiências conscientes e substituiu o conceito de espírito por consciência. Foi então que ele adotou o método de Introspecção.

Veja também:

Depois de algum tempo, o desenvolvimento da psicologia como uma ciência tomou força. Foi quando os psicólogos começaram a rejeitar os métodos e abordagens baseadas em especulações para tentar fornecer bases científicas para o assunto.

Como resultado desses desses esforços, tivemos o surgimento de diferentes escolas de pensamento como a funcionalismo, gestaltismo, estruturalismo, psicanálise, escola humanista, behaviorismo etc, que auxiliam para o entendimento mais aprofundado sobre o comportamento humano.

Quanto custa uma faculdade de Psicologia?

A diferença nos preços das faculdades particulares do Brasil acontece em decorrência de diversos fatores diferentes. Os principais motivos são: região, reputação da instituição, infraestrutura oferecida aos alunos e a formação dos professores.

Você pode conferir a grade curricular da faculdade de psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná clicando aqui.

Agora que você conheceu mais sobre a faculdade de psicologia e como ela surgiu, veja se os assuntos abordados durante o curso se encaixam no seu perfil. Além disso, não deixe de conferir nosso post Faculdade de Psicologia: possibilidades para o futuro egresso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *