Acesse o conteúdo

Foi demitido? 3 atitudes para voltar ao mercado de trabalho rápido

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Foi demitido? 3 atitudes para voltar ao mercado de trabalho rápido

Quer saber qual é o cenário atual em relação à empregabilidade? De acordo com dados de 2017 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tinha até agosto cerca de 13,1 milhões de desempregados.

Embora este número representa uma queda de mais de 4% em relação ao trimestre anterior, quando comparado ao mesmo período de 2016 o resultado é o aumento de 1,1 milhão de pessoas sem emprego.

A situação só não está pior por conta do crescimento do trabalho informal, isto é, pessoas que continuam a exercer atividades remuneradas por conta própria, mas sim vínculo empregatício ou carteira assinada.

Se você não quer fazer parte dessa estatística, leia este post até o final para aprender dicas valiosas para sair dessa situação rapidamente.

Empregabilidade em jogo: quais as principais causas de desemprego no Brasil

Segundo Steven Tobin, do Departamento de Pesquisa da Organização Internacional do Trabalho, a redução do Produto Interno Bruto do país por conta da diminuição da demanda externa é uma das principais causas do perecimento do mercado de trabalho.

Outro motivo é a falta de experiência ou qualificação adequada. Há setores que estão sofrendo com a ausência de mão de obra especializada, que possa ocupar os postos de trabalho. Então, o que fazer?

Como voltar ao mercado de trabalho? 3 atitudes para começar a tomar agora mesmo

voltar ao mercado de trabalho

1. Faça uma especialização

Atualizar as suas habilidades é uma ótima maneira de se posicionar competitivamente no mercado de trabalho. Faça cursos online, busque cursos de educação continuada ou até mesmo uma pós-graduação. Algumas instituições de ensino superior oferecem descontos para os egressos, uma alternativa particularmente interessante se a grana está curta. Isso o ajudará a se sentir relevante e se preparar para ser contratado.

Leia também:

2. Crie um perfil no LinkedIn

Nutrir uma rede profissional, principalmente uma online, é uma ótima forma de aumentar sua visibilidade quando está procurando trabalho. Use as estratégias de marketing de conteúdo a seu favor, alimentando o seu perfil com conteúdo relevante e informativo.

3. Encontre um novo projeto

Mesmo que você não esteja encontrando um novo trabalho, ficar parado dentro de casa não vai ajudá-lo a sair desse estado. Você pode se dedicar a um projeto pessoal que deixou de lado há tempos ou ser voluntário em alguma causa que você tenha afinidade. Ao se colocar em movimento, você aumenta as chances de conhecer novas pessoas, gerar novas conexões e, quem sabe, conseguir uma vaga num lugar bem bacana.

Ser demitido não precisa ser uma experiência ruim. Você pode mudar a perspectiva com que está encarando esse momento e buscar formas de aprimorar suas habilidades profissionais. Afinal, a maneira como você se comporta diante de uma situação desfavorável diz muito sobre a sua capacidade de continuar apesar dos obstáculos.

Curta nossa página no Facebook para ficar por dentro de outros conteúdos como esse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *