Acesse o conteúdo

4 oportunidades de trabalho na comunicação digital – Tuiuti

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

4 oportunidades de trabalho na comunicação digital – Tuiuti

Você tem facilidade em se comunicar e está pensando em aproveitar a onda digital e fazer da comunicação digital a sua profissão? 

A gente super apoia! Por isso, resolvemos dedicar este post exclusivamente para você e explicar um pouco mais as oportunidades de trabalho para os profissionais de comunicação. 

O que vai ver no post:

Vamos lá?

O que é comunicação digital?

Comunicação digital nada mais é do que uma união dos métodos de comunicação aplicados ao ambiente digital (internet e dispositivos móveis).

No mundo em que vivemos, ter estratégias de comunicação voltadas para o ambiente digital é indispensável. O Brasil é o terceiro país do mundo que mais usa redes sociais e, embora a comunicação digital vá um pouco além das redes sociais, esse dado deve ser levado em consideração. 

Estar no meio digital atualmente é um requisito básico para quem deseja ter visibilidade de marca e entrar na competitividade mercadológica, gerar leads mais qualificados, investir em um relacionamento com o cliente e, inicialmente, ter menor curso de investimento em marketing.

Se você quer atuar em comunicação digital, é importante que você entenda os pilares da área: engajamento, relacionamento, conteúdo e presença. Você, com certeza, irá aprender mais sobre cada um deles durante a graduação.

Agora, falando em graduação, qual curso você deve fazer para trabalhar com a comunicação digital?

A resposta é: não existe resposta certa! A área da comunicação digital é bem ampla, e, atualmente, existe uma gama bem diversificada de profissionais atuando na área, mas isso não isenta a necessidade de ter um ensino superior, muito pelo contrário!

Em um mundo onde muitos estão aprendendo com os “professores de Instagram”, ter uma graduação te coloca como um profissional diferenciado, faz com que as empresas e recrutadores vejam que você realmente escolheu se especializar nessa área e aprofundar os seus conhecimentos. 

Dito isso, vamos explicar brevemente dois cursos nos quais vale a pena você dar uma olhada com mais carinho, caso deseje trabalhar com comunicação digital: Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Publicidade & Propaganda

Você já se perguntou o que faz um publicitário? Essa é uma dúvida bem comum, principalmente quando falamos sobre o momento em que vivemos, em que tanta gente parece saber tanto sobre propaganda, não é verdade?!

Uma pessoa formada em publicidade & propaganda é capacitada para atuar na criação de campanhas publicitárias, elaborar estratégias de lançamento de marcas e produtos e tudo o que envolve o universo da publicidade, incluindo as mídias on e off-line. 

O profissional de publicidade aprende a estruturar, de forma aprofundada, o público a ser atingido, desenvolver pesquisas quali e quantitativas, conceitos e peças publicitárias, além de saber direcionar a parte estratégica da empresa ou produto com foco em fortalecer o branding daquela marca. 

Diferentemente das pessoas que querem atuar no marketing digital sem um curso superior, quando você estuda as bases da publicidade e entende as estratégias por trás de tudo isso (afinal, esse negócio de publicidade existe desde que o ser humano existe), é possível desenvolver conteúdos mais assertivos. 

Jornalismo

O que faz um jornalistaJornalista é o profissional capacitado para atuar com pesquisa, organização e divulgação de informações que sejam de interesse público. 

Entrevistas, investigações e redação são partes bem essenciais para quem deseja atuar na área de jornalismo. Nos últimos anos, esse profissional tem sido muito procurado para a produção de conteúdo para a internet, tanto conteúdo para as redes sociais como jornais e revistas on-line. 

Assim como acontece com a publicidade, o jornalista pode atuar nas mais diversas áreas da comunicação digital, isso porque a graduação vai ensinar esse aluno a ir a fundo na pesquisa de público e, consequentemente, definir as melhores formas de se comunicar com ele (uma das bases do Inbound Marketing). 

4 áreas para trabalhar com a internet

A internet é bem ampla, por isso, trouxemos quatro ideias de profissões para os profissionais de comunicação que desejam trabalhar com a internet, olha só:

1.Gerenciador de redes sociais

Diferentemente do que muitos pensam, o GRS (Gerenciador de redes sociais) não é o produtor de conteúdo (vamos falar dessa área em outro item). 

O Social Media ou GRS é a pessoa que cuida da parte estratégica das mídias sociais, que faz o planejamento e garante a execução das estratégias on-line com foco em aumentar a relevância, o engajamento e o alcance do cliente com o público-alvo.

Para que tudo isso aconteça, essa pessoa deve ficar de olho nos comentários de cada postagem, analisar os insights e resultados das publicações em cada rede social para entender o que está funcionando e o que não está.

Ou seja, é um profissional-chave quando falamos em estratégias digitais! 

2.Analista de SEO

SEO (search engineering optimization) tem tomado uma proporção cada vez maior na criação de conteúdos como textos e vídeos, isso porque se trata de uma estratégia que trás resultados cada vez mais significativos a médio e longo prazo.

A pessoa responsável pelo SEO é uma aliada fortíssima na produção de conteúdo. Isso porque esse profissional tem o conhecimento e as ferramentas necessárias para buscar temas que estão em alta, além de monitorar as palavras-chave e o desempenho dos conteúdos orgânicos frente ao universo digital. 

Para atuar com SEO, é preciso entender bastante de marketing digital, conhecer backlinks, otimização de palavras-chave e gostar de análise de dados. 

3.Edição de vídeos

A produção de conteúdo em vídeo tomou grandes proporções nos últimos anos e a tendência é que o consumo aumente ainda mais. 

Por isso, a busca por profissionais que atuem com a edição de vídeos, principalmente para as redes sociais, tende a aumentar. Esse profissional pode atuar tanto dentro de empresas como empreender. Os vídeos vão desde formatos grandes até os menores (para Reels e TikTok). 

Para atuar na área, é necessário ter conhecimento das ferramentas de edição de vídeo, ter acesso a um bom computador e ter bastante criatividade! 

4.Produção de conteúdo

Muitos profissionais de social media acabam fazendo o trabalho da produção de conteúdo, mas a verdade é que são áreas diferentes. 

Enquanto o social media cuida da parte estratégica, o produtor de conteúdo, literalmente, produz conteúdo. Essa pessoa é a responsável por produzir conteúdo de qualidade, que se conecte com a audiência (público-alvo do cliente) e que traga os resultados esperados.

Essa pessoa precisa entender muito de personas e a personalidade do cliente, uma vez que a ideia é que, ao produzir o conteúdo, a audiência não perceba que a produção foi feita por outra pessoa que não o expert (cliente). 

Esse profissional pode atuar com diversos tipos de conteúdo: estático, carrossel para instagram, roteiros para vídeos curtos e longos etc. 

Agora é a sua vez de escolher! 

E então, com qual dessas profissões você mais se identifica? Agora, é hora de escolher aquela que você mais gosta e procurar mais informações para se especializar e começar a colocar a mão na massa!

Aliás, se você estiver procurando faculdades no Paraná, pensando em começar a sua graduação, aproveite para conferir este post do nosso blog: Como se programar para os custos de uma formação acadêmica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *