Acesse o conteúdo

Qual é o papel da Engenharia Elétrica no mundo?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Qual é o papel da Engenharia Elétrica no mundo?

Desde quando os estudos mais rudimentares sobre a eletricidade tiveram início, isso ainda lá no século XVII, a energia elétrica ganhou muita importância, afinal, a verdade é que sem ela o mundo como conhecemos hoje simplesmente não existiria.

Você já se imaginou, em pleno século XXI, sem eletrodomésticos, smartphones e computadores? Todas as facilidades que temos atualmente só foram possíveis graças aos estudos de profissionais da área e aos avanços tecnológicos conquistados. 

Por isso, nesse post, você vai poder saber um pouco mais sobre qual é o papel da Engenharia Elétrica no mundo e como ela está presente nas nossas vidas. 

Engenharia Elétrica: da distribuição ao desenvolvimento de novos circuitos

Podemos dizer que a Engenharia Elétrica e a tecnologia são irmãs devido a relevância que uma tem para outra, tendo em vista que ela está presente até mesmo na criação de circuitos eletrônicos de grande simplicidade bem como na geração e distribuição de energia elétrica para residências e indústrias. Veja:

A Engenharia Elétrica e a comunicação: a tecnologia realmente nos proporcionou grandes coisas nessa área e a Engenharia Elétrica desempenhou e representa um papel fundamental nisso, uma vez que o engenheiro eletricista é capaz de projetar e acompanhar o desenvolvimento de redes e sistemas de comunicação em geral, entre outras coisas.

A Engenharia Elétrica e os transportes: a Engenharia Elétrica também está presente na projeção e no desenvolvimento de ferrovias, rodovias, aeroportos e etc, pois é ela a responsável pela criação de todas as máquinas e sistemas elétricos que temos hoje.

A Engenharia Elétrica e a produção: é através da energia elétrica que se torna possível melhorar os meios de produção na indústria, garantindo assim processos mais eficientes e maior produtividade, facilitando a logística e a comunicação em toda a cadeia produtiva.

Veja também:

Essas são apenas algumas das razões que tornam a Engenharia Elétrica uma profissão com futuro promissor. Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pelo Ministério de Minas e Energia traz a previsão de que até 2026, o consumo de energia elétrica residencial e industrial sofrerá um aumento de quase 3,4% ao ano.

E isso indica que a procura por engenheiros eletricistas qualificados só deve aumentar nos próximos anos. Assim, para quem está pensando em fazer um curso superior de Engenharia Elétrica, as previsões para o mercado de trabalho nos próximos anos são bastante positivas.

No entanto, é válido dizer que ao escolher qual faculdade fazer, além de questões salariais e a respeito do mercado de trabalho, é preciso levar em consideração as áreas de conhecimento com as quais você mais se identifica.

Na Engenharia Elétrica, por exemplo, você estudará muitas coisas relacionadas a exatas, como matemática, física e por aí vai. Além disso, é importante fazer uma boa preparação para encarar o vestibular, pois os cursos de Engenharia em geral costumam ser bem concorridos, especialmente em instituições públicas.

Mas, é claro que isso não precisa e não deve ser um obstáculo para você que deseja atuar na área, por isso invista nos estudos e esteja preparado e tranquilo na hora prestar vestibular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *