De acordo com o CFO – Conselho Federal de Odontologia, o Brasil conta com mais de 372 mil profissionais formados. E, anualmente, cerca de 27 mil novos profissionais saem das universidades habilitados a atuar como cirurgiões dentistas.
Se considerarmos a população total do país, que já ultrapassa os 214 milhões de pessoas, temos um profissional de odontologia para cada 600 pessoas, em média.
No entanto, é fato que a maioria dos profissionais de odontologia se concentram nas grandes cidades, gerando uma maior concorrência por pacientes.
E, na busca por posicionar-se estrategicamente no mercado, muitas pessoas que estão se formando optam por abrir seu primeiro consultório logo após a conclusão da graduação.
Se este é o seu caso, continue a leitura. Vamos te dar dicas práticas para você abrir seu primeiro consultório odontológico com a segurança que você precisa para se estabelecer no mercado.
Por que abrir um consultório próprio?
Quando está prestes a concluir a graduação em odontologia, é normal que estudante se questione se o melhor é abrir um consultório próprio ou buscar parcerias. Por isso, destacamos algumas vantagens da primeira opção:
- mais liberdade para determinar local, público-alvo e honorários;
- mais flexibilidade para buscar pacientes de acordo com seu perfil;
- autonomia para atender nos horários que melhor convêm;
- controle total sobre a gestão do negócio.
Essas vantagens também podem se tornar desvantagens, caso você não esteja pronto para assumir responsabilidades como a gestão financeira do seu consultório próprio ou mesmo ações para captação de pacientes. Portanto, antes de tomar esta decisão, convém avaliar os prós e os contras de uma atuação solo.
Primeiros passos para abrir seu primeiro consultório odontológico
Como a decisão entre atuar em carreira solo ou se juntar a outros profissionais cabe a uma avaliação pessoal de cada um, não vamos nos ater tanto às vantagens e desvantagens de abrir um consultório odontológico sozinho.
Mas é fundamental que você saiba quais são os pilares que sustentarão a sua decisão. E é aqui que queremos focar nossa conversa de hoje:
Obtenha todas as licenças necessárias
Abrir um consultório odontológico é abrir uma empresa, não importa se você optou por fazer isso sozinho ou em parceria com outras pessoas. Nesse sentido, alguns passos são essenciais para a legalização da sua atividade:
- abra um CNPJ junto à Receita Federal;
- faça o registro da sua empresa na Junta Comercial do seu estado;
- obtenha a licença da prefeitura para abrir o seu consultório odontológico;
- contrate uma empresa de contabilidade confiável para acompanhar todo o processo.
Escolha o local
A escolha do local onde seu consultório odontológico irá funcionar também é fundamental. Isso porque ela pode impactar no fluxo de pacientes e, consequentemente, nos seus resultados.
Dê preferência a locais de fácil acesso, tanto de carro quanto de transporte público. Certifique-se de que o local oferece infraestrutura acessível a qualquer pessoa.
Convém, também, avaliar o nível de ruído no local e o estado de conservação da rede elétrica e hidráulica.
Verifique a possibilidade de instalação de geradores de energia, em caso de quedas de luz, e certifique-se de que o ambiente será confortável para os pacientes que tiverem que esperar alguns minutos.
Adquira os equipamentos necessários
Como você deve saber, a atuação do profissional de odontologia depende, cada vez mais, de tecnologias. E, para atender seus pacientes com a qualidade que eles merecem, é preciso adquirir equipamentos de boa qualidade.
Aqui vai uma lista do que não pode faltar:
- cadeira odontológica;
- unidade de água, ar e sucção;
- fotopolimerizador
- raio-x
- compressor de ar
- autoclave
- ultrassom
- mocho
Considere a contratação de colaboradores
Trabalhar completamente sozinho vai demandar algumas tarefas operacionais que podem consumir seu dia, como:
- agendamentos;
- follow up com pacientes;
- responder e-mails, telefonemas e mensagens;
- controle financeiro;
- contato com fornecedores;
- dentre outras.
Nesse sentido, convém avaliar a possibilidade de contratar pessoas que possam ajudar você nessas tarefas. Uma secretária ou recepcionista poderá assumir boa parte das tarefas administrativas.
Ter um profissional qualificado para gerenciar as finanças do seu primeiro consultório odontológico também pode te ajudar a se estruturar em relação a valores de honorários, pagamentos e investimentos em equipamentos.
Faça projeções financeiras
Qualquer empresa em fase inicial costuma operar no vermelho, até que atinja o chamado ponto de equilíbrio. E como você está prestes a abrir seu primeiro consultório odontológico, convém pensar em como você vai lidar com esta fase.
O primeiro ponto que você deve considerar é fazer um levantamento de todos os custos mensais, com aluguel do espaço, água, luz, internet, funcionários, etc.
Feito isso, vem o seguinte passo: como você irá pagar por tudo mês a mês até que o seu consultório comece a gerar receita? Aqui, entra o que chamamos de capital de giro, isto é, uma reserva financeira usada para manter o negócio em andamento enquanto ele ainda não se paga sozinho.
Contar com uma pessoa especializada em finanças pode esclarecer todos esses passos para que você abra seu consultório odontológico com toda a segurança.
Tenha uma estratégia de captação de clientes
Captar os primeiros clientes é sempre um desafio para jovens profissionais. Mas isso não precisa se tornar uma barreira ao seu sucesso.
Comece acionando sua rede de contatos, informando que você já está atendendo. Isso pode ser feito por e-mail, WhatsApp ou até mesmo redes sociais.
Peça recomendações e formule algum tipo de gratificação para quem te ajudar. Por exemplo: a cada 10 pessoas indicadas, quem indicou ganha uma consulta gratuita. Assim, sua rede de potenciais pacientes pode se expandir rapidamente em poucos dias.
Conforme for realizando atendimentos e recebendo por eles, você pode pensar em outras formas de captação de pacientes, como anúncios no Google, convênios com empresas ou outros formatos de publicidade.
Dica bônus
O mercado de odontologia pode ser bastante competitivo, ainda mais em capitais, como Curitiba, São Paulo ou Brasília, por exemplo. Nesse sentido, o melhor caminho para ter uma diferenciação e se destacar no mercado é procurar por uma especialização.
Ao se especializar em endodontia, prótese e dentística ou implantodontia, por exemplo, você pode se destacar de outros profissionais, tornar-se referência na sua região geográfica e assim captar mais clientes.
Além disso, pode obter mais indicações até de outros profissionais, que não estejam habilitados a atuar na sua área de especialização.
Aqui na Tuiuti, investimos no seu futuro. Conheça todas as especializações em odontologia e abra seu primeiro consultório com a qualificação que você merece!