Um dos segmentos que vem demonstrando crescimento constante nos últimos anos é o de Tecnologia da Informação (TI), o qual pode ser segmentado em várias carreiras, como a de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
O analista de sistemas é o profissional responsável por solucionar problemas por meio do desenvolvimento de softwares e hardwares, os quais são usados intensamente no mercado de trabalho, por pequenas, médias e grandes empresas.
Você se identifica com a área? Saiba mais sobre o mercado de trabalho em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e amplie suas perspectivas para um futuro profissional de sucesso!
Um breve panorama do mercado de trabalho para o analista de sistemas
Ocupando o 9o lugar no ranking mundial de investimentos em tecnologia da informação, o Brasil se destaca pelo desenvolvimento de hardwares (51,2%). No entanto, a produção de softwares também é representativa (21,4%). A região Sul do Brasil é responsável por 13% do mercado, figurando em segundo lugar nacional, atrás do Sudeste.
São mais de 17 mil empresas atuando no desenvolvimento, produção e distribuição de softwares, o que significa que a demanda por analistas de sistemas só tende a crescer. Prova disso são as incontáveis empresas que buscam por profissionais qualificados.
Duas grandes tendências na Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Podemos destacar dois caminhos promissores para o profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas: o mercado de startups e a crescente emergência da internet das coisas (IoT). Entenda!
O mercado das startups
As startups são empresas de rápido crescimento que desenvolvem serviços ou produtos inovadores. Os sistemas são importantes ferramentas nas startups, sejam por ter relação direta com o serviço oferecido, seja por ajudarem a empresa a otimizar seus projetos.
Esse modelo de negócio é um dos destaques no mercado de tecnologia, segundo levantamento da Robert Half. A área de desenvolvimento, principalmente para ambientes iOS e Android, é citada como a de maior oportunidade. Ainda de acordo com a pesquisa, nesse setor, os analistas de sistema que dominam tendências como as metodologias ágeis de desenvolvimento são valorizados.
Veja também:
- O que se faz em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?
- Como é a rotina do analista de sistemas?
- O que é Ciência da Computação?
A Internet das Coisas
A rotina das pessoas com acesso à tecnologia mudou nas últimas décadas. Hoje, é muito simples ler uma notícia em um site, ou comunicar-se facilmente com amigos que moram em outros países. Mas, e se a internet puder facilitar ainda mais a vida cotidiana?
O conceito de Internet of Things (ou “Internet das Coisas”) refere-se justamente a isso: à interação da internet com os objetos do nosso cotidiano, como maçanetas, luminárias etc. É tarefa do analista de sistemas desenvolver os sistemas automatizados que tornam viável a internet das coisas.
A crescente valorização do analista de sistemas
Outra boa notícia, além dessas perspectivas profissionais, é o crescimento da valor do analista no mercado de trabalho. Levantamento salarial feito pela Robert Half apontou que o salário dos profissionais da área de desenvolvimento cresceu entre 2,2% e 5,26% entre 2017 e 2018.
Em valores absolutos, isso corresponde a um aumento salarial de R$ 200,00 a R$ 2.000,00 para cargos como gerente de sistemas, analista de sistemas sênior e analista de sistemas júnior. Isso em apenas um ano!
Para aqueles que atuam com Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o mercado de trabalho, é promissor e está em constante mudança. Além de conhecer sobre a atividade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e o que faz o profissional da área, é necessário ficar atento às perspectivas da carreira.
Se você tem interesse em aprender um pouco mais sobre o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, baixe já o e-book feito especialmente sobre esse tema!