De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com outras instituições, quase 60% dos estudantes entre 15 e 29 anos já teve que conciliar trabalho e estudos em algum momento de suas vidas.
Já segundo a Student Money Survey 2017, quase 8 em cada 10 estudantes possuem um trabalho enquanto estudam na universidade — 67% dos entrevistados disseram que trabalham meio-período, enquanto outros 9% afirmaram ser autônomos.
Os números são bastante expressivos, não é mesmo? Confira neste post como milhares de estudantes fazem para estudar e fazer uma pós-graduação ao mesmo tempo!
4 dicas para conciliar trabalhos e estudos
Conciliar trabalho e estudos pode trazer uma série de benefícios para a sua vida profissional. Ao aprender novas habilidades que o ajudam a melhorar seu trabalho, você aumenta suas chances de uma promoção e de melhor remuneração. Mas como fazer isso acontecer? Veja quatro dicas a seguir:
1. Planeje as suas atividades regularmente
Investir na carreira requer organização e comprometimento. Aproveite que a maioria das instituições de ensino superior disponibilizam on-line a matriz curricular do curso e planeje suas atividades acadêmicas. Quantas disciplinas você terá? Quanto tempo precisa estudar fora de classe para aproveitar bem o conteúdo ministrado?
No trabalho, converse com as pessoas pertinentes e verifique a possibilidade de reduzir sua carga horária durante os períodos de avaliação. Assim, você diminui o estresse e tem mais tempo para se preparar com qualidade para os exames.
Também é importante manter certa flexibilidade no seu planejamento, já que imprevistos acontecem e as prioridades podem mudar de acordo com o que acontece em sua vida. Reveja regularmente suas metas e atualize-as, se for necessário.
2. Informe às pessoas pertinentes
O diálogo é a melhor forma de estimular a compreensão. Informe seus familiares, parceiros e amigos mais próximos de sua decisão de fazer uma pós-graduação. Dessa forma, eles terão noção da importância dessa nova etapa para você e serão capazes de apoiá-lo da melhor forma possível.
3. Use a tecnologia a seu favor
A tecnologia é muito útil quando você não tem muito tempo para sentar e estudar. Nessas situações, saber aproveitar cada segundo é fundamental para o seu sucesso. Quando estiver no transporte público, por exemplo, dá para aproveitar para ler um texto para a próxima aula ou ouvir um podcast sobre novidades na sua carreira.
Você pode usar o Google Keep, por exemplo. Lá é possível salvar imagens, áudio ou texto. O melhor de tudo é a sincronização entre os diferentes dispositivos usados para acessá-lo, isto é, se você fizer uma anotação via smartphone, poderá encontrá-la no tablet ou no notebook.
Leia também:
4. Descanse
Insistir em seguir sua programação à risca pode prejudicar seu desempenho, elevando os seus níveis de estresse e, inclusive, comprometendo sua saúde física e psicológica. Não há nada de errado em relaxar um pouco! Afinal, com fôlego renovado e cabeça tranquila, você observará um efeito positivo sobre sua produtividade.
Quer continuar informado com conteúdos úteis como este? Leia também: Por que o mercado de trabalho pede uma especialização!