Está chegando a hora de fazer o ENEM! A prova deste ano traz algumas novidades e mudanças em sua aplicação. Confira neste post o que vem pela frente!
O que mudou?
Se você deu uma lida no edital, deve ter reparado que a data está diferente. Nos anos anteriores, o exame era aplicado num final de semana – sábado e domingo. Em 2017, será aplicado em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro.
A ordem das provas também sofreu alterações. No primeiro dia, o candidato realizará a redação e as questões de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. Já no segundo dia, as questões de Ciências da Natureza e Matemática.
A taxa de inscrição aumentou para R$ 82, além de sofrer modificações nas regras de isenção, agora restritas ao candidato que:
- Esteja matriculado em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública e conclua o Ensino Médio em 2017;
- Declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em virtude de ser membro de família de baixa renda;
- Esteja inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).
Em relação à segurança, o caderno de questões e o cartão de respostas trarão o nome completo e o número de inscrição do participante.
Por fim, o ENEM não será mais válido como certificado de conclusão do Ensino Médio, função que passa a ser exclusiva do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Novidades no Atendimento Especial do ENEM
Pela primeira vez na história do ENEM, os candidatos surdos ou com deficiência auditiva terão acesso à prova em vídeo Libras. As questões serão apresentadas em vídeo por um intérprete para até 20 pessoas por sala.
Também receberão um Caderno de Questões e um Cartão-Resposta impresso, onde deverão marcar suas respostas como os demais participantes.
Ainda é possível solicitar o auxílio de um tradutor-intérprete de Libras, leitura labial e uma hora adicional para a realização da prova, contanto que tais circunstâncias sejam informadas no ato da inscrição, devidamente acompanhadas de um laudo médico que comprove a condição atestada.
Veja também:
- Tuiuti abre inscrições para vestibular agendado;
- A inscrição no vestibular acabou, e agora?
- Vestibular em Curitiba: como escolher a melhor opção.
Quais são as apostas para o ENEM?
A redação é, sem dúvida, a parte que mais causa agitação em todos. Entre as especulações sobre as possíveis propostas de temas estão:
- Mobilidade urbana e qualidade de vida;
- Crise hídrica;
- Criminalidade e superlotação do sistema carcerário brasileiro;
- Dengue, Zika Vírus e Chikungunya;
- Desigualdade étnica, de gênero e de orientação sexual.
Como se preparar para o ENEM?
Se você é daqueles que não quer esquecer nada, vale a pena conferir o aplicativo disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).
Lá é possível ficar de olho no calendário das provas, acompanhar a situação da sua inscrição e dar aquela última conferida nos seus dados cadastrais. Também há uma parte de perguntas e respostas frequentes.
Assim, você sana todas as suas dúvidas e faz a prova com tranquilidade, focando no que realmente importa!
Curtiu esse post? Compartilhe com seus amigos!
Leia também 5 coisas para fazer antes da inscrição no vestibular.
Não perca tempo!