Acesse o conteúdo

O que estudar para o vestibular de inverno em Curitiba?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

O que estudar para o vestibular de inverno em Curitiba?

Prestar vestibular no meio do ano é uma ótima oportunidade para quem quer começar um curso superior ainda em 2018.

Na Tuiuti, a prova é vocacional, ou seja, há quatro disciplinas comuns a todos os cursos – Língua Portuguesa, Língua Estrangeiras, Redação e Conhecimentos Gerais – e outras duas específicas, que variam conforme o curso escolhido.

Neste post, preparamos um miniguia com os principais conteúdos cobrados em cada matéria. Continue a leitura!

Língua Portuguesa

Na prova de língua portuguesa do vestibular de inverno em Curitiba, o candidato deve se destacar por sua capacidade de interpretação de texto, reconhecidos estilos e técnicas utilizados pelos autores. Quanto à redação, as orientações são bem semelhantes ao que se estuda para o Enem.

No campo da gramática, conheça as peculiaridades de cada uma das dez classes de palavras. O conhecimento sobre figuras de linguagem e utilização de sinônimos também será solicitado.

Guia do vestibulando

Língua Estrangeira

Para as questões de língua estrangeira, o candidato poderá optar por inglês ou espanhol. Mais do que o conhecimento de normas e regras gramaticais, a habilidade principal é a interpretação de textos.

História

O candidato deve reconhecer os principais fatos que marcaram os diferentes períodos históricos e seu impacto para as sociedades: da antiguidade clássica, passando pelo mercantilismo, até chegar às Guerras Mundiais, Guerra Fria e o mundo globalizado.

Com relação à história nacional, são cobrados, entre outros, conhecimentos sobre o período pós-independência, incluindo Primeiro e Segundo Reinados. Avançando na linha do tempo, destacam-se outros momentos importantes, como o Estado Novo e a ditadura Militar.

Geografia

Quer alcançar uma boa nota na prova de Geografia do vestibular de inverno em Curitiba? Entre os conhecimentos básicos que você precisa demonstrar estão os aspectos relacionados à localização do Brasil no mundo, incluindo coordenadas geográficas e representações em mapas.

Veja também:

Ainda sobre o nosso país, é importante entender sobre clima, vegetação, relevo, além de estrutura agrária e industrial. Extrapolando o nosso território, é preciso entender as transformações provocadas no mundo do trabalho decorrentes das inovações proporcionadas pela tecnologia, bem como as interações entre campo e cidade e os conceitos populacionais.

Matemática

Para quem vai fazer um curso na área de exatas, a Matemática é uma das disciplinas vocacionais no vestibular de inverno 2018. O candidato deve saber fazer operações com números naturais e complexos, além de conhecimentos sobre a composição de funções e sua representação gráfica.

Destacam-se ainda os exercícios sobre geometria espacial e plana, além de análise combinatória, probabilidade e trigonometria. Vestibulandos capazes de analisar e interpretar dados estatísticos aumentam suas chances de uma boa nota.

Física

No campo da Física, os exercícios cobram conhecimentos das áreas de óptica – é preciso, por exemplo, conhecer os princípios básicos de propagação, reflexão e refração da luz – além de noções sobre temperatura e equilíbrio térmico.

Objetos de estudo da Cinemática, os diferentes tipos de movimentos – circulares e retilíneos – também precisam ser estudados, bem como as duas leis de Newton e a verificação experimental.

Por uma questão de espaço, não é possível detalhar todo o conteúdo do vestibular de Inverno 2018, mas as instruções completas estão disponíveis no manual do candidato. Você também pode baixar o nosso e-book que explica porque 2018 é o ano da virada para quem faz uma graduação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *