O bacharel em Direito tem diversas possibilidades de atuação profissional à sua disposição. Independentemente da área que deseja seguir, é necessário investir em uma pós-graduação para obter os conhecimentos específicos necessários.
Por que fazer pós-graduação em Direito Tributário?
Quantas vezes você ouviu falar sobre a Reforma Trabalhista nos últimos meses? E o debate sobre a taxação de grandes fortunas? Será que em algum momento vamos realmente entender como funciona a inflação?
Diante de tantas mudanças importantes na realidade econômica dos brasileiros, cresce a necessidade por profissionais dispostos a lidar com esses temas. Você pode ser essa pessoa!
A pós-graduação em Direito Tributário capacita o advogado nos aspectos teóricos e legais da profissão. Após terminar o curso, você pode trabalhar como advogado societário, responsável por lidar com questões relativas ao mundo corporativo, como constituir e dissolver sociedades.
Também é possível atuar como advogado tributário, responsável por lidar com processos judiciais e administrativos que envolvam o cumprimento (ou não) das obrigações tributárias.
Com o mercado de trabalho aquecido, o profissional tributarista pode esperar uma remuneração generosa. Segundo a empresa de Recursos Humanos Robert Half, a média salarial para advogados juniores em uma empresa de pequeno porte na área de Direito Tributário é de R$ 3.000 a R$ 5.000.
Se você está buscando um diferencial no currículo para se manter competitivo no mercado de trabalho, esta é a hora de investir em uma especialização!
O que eu aprendo na pós-graduação em Direito Tributário?
Com duração aproximada de 15 meses, a especialização em Direito Tributário é dividida em 14 módulos. Em cada um deles, você aprofunda os seus conhecimentos sobre os tópicos fundamentais do tema, além de ser colocado em contato com questões e debates atuais.
No primeiro e segundo módulos, você adquire a base teórica e legal sobre o sistema tributário. Com esse conteúdo sedimentado, o terceiro e quarto módulos introduzem aspectos específicos dos tributos, como suas características e classificação.
Entre as disciplinas do quinto módulo, destaca-se Sujeitos da Obrigação Tributária. Aqui você aprende quem, como e quanto cada tipo de pessoa ou organização precisa contribuir.
No sexto, sétimo e oitavo módulos, o foco é o Crédito Tributário. Você estuda o conceito, a aplicabilidade, casos de exclusão e extinção. Do módulo 9 ao 12, a ênfase é dada aos tributos públicos em seus diferentes níveis: federal, estadual, distrital e municipal. Você aprende os direitos e deveres por trás das receitas públicas.
No módulo 13, você aprende o que fazer quando há um processo envolvendo tributos. No último módulo, você se dedica ao aprendizado da Metodologia Científica. Isso o ajudará a produzir seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Fiz pós-graduação em Direito Tributário. Com o que eu posso trabalhar?
O ambiente de trabalho do advogado com pós-graduação em Direito Tributário é predominantemente corporativo.
Você pode atuar como consultor para empresas privadas. Geralmente, seu objetivo é traçar estratégias para aliviar os encargos e indicar as consequências fiscais das transações financeiras.
No setor público, o cargo de analista tributário é um dos mais importantes. Você é responsável por fazer declarações fiscais, cuidar do cálculo de diferentes impostos e fiscalizar o cumprimento da legislação.
Também é possível trabalhar como autônomo, seja em empresas de auditorias ou na área trabalhista e previdenciária.
No primeiro caso, você fiscaliza se as organizações estão cumprindo suas obrigações financeiras e se as transações estão sendo realizadas legalmente. No segundo caso, você pode orientar as pessoas sobre seus direitos enquanto trabalhadores, explicar questões como contribuição sindical e aposentadoria.
Gostou desse post? Que tal saber mais a respeito da pós-graduação em Direito Tributário da Universidade Tuiuti?
Leia também: Como pagar a faculdade e não ficar no vermelho