É verdade que este ano vem sendo marcado por uma forte recessão econômica em vários setores de atividade. Porém, mesmo com a crise, determinadas carreiras seguem na contramão dessa tendência, registrando alta procura por profissionais, o que impacta também sobre o interesse dos vestibulandos.
Por isso, fizemos este post para listar três cursos de graduação que estão em alta. Vem conferir?
Sistemas de Informação
Essa é uma regra que se aplica a todas as especialidades da área de Tecnologia da Informação (TI): mesmo com o aumento da oferta de cursos de graduação, milhares de vagas permanecem em aberto, como aponta uma pesquisa repercutida pelo site especializado Computer World.
De acordo com esse levantamento, sozinho, o Brasil registrou um déficit de 195 mil profissionais formados e capacitados. Aqui destacamos o curso de Sistemas de Informação, porque a quantidade de dados que trafegam pela web exige a projeção de sistemas cada vez mais complexos, cujo desenvolvimento e gerenciamento fica a cargo desse bacharel.
Depois de formado, o graduando pode tornar-se, por exemplo, um analista de Business Intelligence, método que visa a promover o conceito de “Inteligência do Negócio”, por meio da coleta, organização e conversão de dados em relatórios, cujas análises fornecerão subsídios para que gestores tomem decisões estratégicas.
Veja também
- Hora da escolha: que curso fazer na graduação?
- Como se preparar para o vestibular
- Depois da escolha: como se preparar para o curso de graduação em Curitiba
Direito
Em qualquer esfera da sociedade, sempre que houver um conflito de interesses a atuação deste profissional torna-se essencial, em defesa dos direitos de um indivíduo, grupo de pessoas ou uma empresa.
Mas, dada a complexidade das relações humanas, novas questões pedem um parecer jurídico a cada dia. Dessa maneira, o advogado vê o seu campo de trabalho drasticamente ampliado.
Como parte dessas novas atribuições, o bacharel pode, por exemplo, tornar-se especialista em fusões e negociações, assessorando transações de compra e venda de empresas. Há, ainda, aqueles que podem advogar para companhias que estão em busca de sua recuperação judicial.
Comunicação (Marketing, Publicidade, Jornalismo)
Por fim, ressalta-se a importância do graduando em Comunicação. O advento das novas tecnologias provocou mudanças drásticas na maneira como as pessoas interagem: hoje em dia, os usuários têm acesso a milhares de informações que podem ser compartilhadas em tempo real.
Nesse contexto, empresas de todos os portes e segmentos passam a valorizar cada vez mais plataformas como Facebook, Twitter ou Instagram, para ir ao encontro dos usuários.
Assim, cria-se a necessidade, por exemplo, de um gestor de mídias sociais, profissional que deve conhecer as peculiaridades de cada rede, para em seguida, elaborar estratégias para potencializar o alcance das publicações.
Ressalta-se também o crescente interesse das organizações pelo Marketing Digital, que tem na produção de conteúdo relevante um de seus principais pilares. Mais do que uma transação comercial isolada, as empresas buscam conquistar a confiança do consumidor para, só então, oferecer-lhe um produto ou serviço.
Muitas outras carreiras e cursos de graduação que estão em alta poderiam ser citados aqui, mas o espaço de um post é limitado. Pensando nisso, a Universidade Tuiuti do Paraná preparou um material mais completo sobre este tema, que será disponibilizado gratuitamente em breve.
Enquanto isso, aproveite para curtir e compartilhar nossos conteúdos nas redes sociais. Em nosso blog, postaremos continuamente dicas para estudantes que já estão na faculdade ou ainda estão cursando o Ensino Médio. Fique atento!
Dúvidas sobre o curso a escolher?