Estima-se que as atividades comerciais tenham surgido ainda durante a Antiguidade. Nessa época, os registros de troca de bens e serviços eram simples. O surgimento das Ciências Contábeis se deu pela necessidade de registrar transações mais complexas de compras e vendas.
Se você já se perguntou o que é Ciências Contábeis, então precisa conhecer a história dessa profissão. No post de hoje, apresentamos um breve panorama histórico da contabilidade e a relevância dessa profissão na atualidade. Acompanhe!
História das Ciências Contábeis
As Ciências Contábeis tiveram sua origem na Antiguidade, quando tinha-se o objetivo de gerir o patrimônio de bens de cada pessoa. Estima-se que os primeiros registros contábeis escritos se deram no término da Era da Pedra Polida, juntamente com desenhos e outras gravações rudimentares.
Já os povos suméricos, babilônicos e assírios registravam desenhos dos animais que possuíam e a quantidade equivalente da posse em peças de argila. Escavações encontraram registros de contas de mão-de-obra e matérias-primas de cerca de 5000 mil anos antes de Cristo. Esses são elementos hoje considerados como custos diretos na fabricação de bens.
Em 2000 a.C, os gregos utilizavam a escrituração contábil em várias atividades, como em bancos e administração pública. Eles registravam custos e receitas, possibilitando análises que podiam resultar no que hoje é a apuração de saldo.
Anos mais tarde, em 1809, a contabilidade era ensinada em universidades na Itália. A partir de então, surgiram diversas escolas e teorias sobre as Ciências Contábeis, como as escolas européias e norte-americanas, que tornaram essa profissão o que conhecemos hoje.
As Ciências Contábeis no Brasil
No Brasil, foi o aumento dos gastos públicos e das rendas dos estados que tornou necessário um melhor aparato fiscal e contábil. A época de intensificação na atividade colonial que possibilitou tudo isso foi resultado da vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil.
Em 1808, foi criado o Banco do Brasil e o Erário Régio, também chamado de Tesouro Nacional e Público, responsável por gerenciar o patrimônio público. Nessa época, as Tesourarias de Fazenda nas províncias contavam com um contador, um inspetor e um procurar fiscal.
Esses profissionais eram responsáveis pela arrecadação e gerenciamento financeiro e fiscal. A primeira escola especializada em contabilidade no Brasil foi criada em 1902.
Veja também:
Importância das Ciências Contábeis na atualidade
Contadores estão entre os profissionais mais em falta no Brasil, nos Estados Unidos, no Canadá, no Japão, na Alemanha e na Austrália, entre outros países. Essa profissão tem grande relevância atualmente, tanto no setor público quanto no privado.
A contabilidade pública ganhou mais valorização no Brasil com a Lei de Responsabilidade Fiscal, que regulamenta o controle e a gestão dos recursos públicos. Nesse setor, o balanço de resultados é de extrema importância. Os governantes precisam esclarecer como o dinheiro público foi arrecadado e como os recursos foram aplicados.
Já no setor privado, as Ciências Contábeis são importantes para empresas de todo porte e setor de atuação. São os conhecimentos dessa área que permitem que decisões com maior possibilidade de sucesso sejam tomadas e obrigações legais sejam cumpridas, possibilitando o crescimento das organizações.
Neste post, você conheceu alguns dos fatos históricos que se relacionam com as Ciências Contábeis no Brasil e no mundo. Também descobriu que se fizer um curso de contabilidade, pode se tornar um profissional de grande importância tanto para o setor privado quanto para o setor público.
Ficou interessado nessa carreira? Então conheça o curso de Ciências Contábeis da Tuiuti!
Leia também: Ainda vale a pena fazer Ciências Contábeis?