Estar sempre a par das tendências do mercado de trabalho é fundamental para manter a empregabilidade e, principalmente, conquistar as melhores vagas na sua área.
Isso porque, ao acompanhar tais tendências, você pode se preparar com maior antecedência e assim desenvolver as habilidades que não podem faltar no seu currículo para que você se destaque na profissão.
Pensando nisso, selecionamos 10 habilidades essenciais para quem deseja ter lugar garantido nas melhores oportunidades de emprego:
Trabalho em equipe
Não é novidade que o trabalho em equipe faz uma diferença enorme na hora de gerar resultados em uma empresa. E o motivo é simples: sem colaboração, fica difícil desenvolver qualquer tipo de projeto.
Isso é válido até mesmo para aqueles cargos em que as pessoas costumam trabalhar de forma mais solitária, como é o caso de programadores e produtores de conteúdo, por exemplo.
Por mais que boa parte do seu dia de trabalho seja entre você e seu computador, não há como escapar de reuniões, projetos intersetoriais e até mesmo colaboração entre empresas.
Portanto, a dica aqui é: trabalhe a sua sociabilidade. Aprenda a ouvir mais seus colegas, respeite as opiniões alheias e aja de forma a contribuir para um debate saudável.
Resolução de problemas
Saber manter a calma diante de problemas e buscar soluções efetivas para eles também é uma habilidade que não pode faltar no seu currículo.
A resolução de problemas é considerada uma soft skill, isto é, uma competência comportamental. E para desenvolvê-la, você precisa trabalhar tanto a sua criatividade quanto o raciocínio lógico.
Além disso, resiliência e inteligência emocional são altamente requeridas na resolução de problemas. Da mesma forma, negociação e gerenciamento de conflitos.
Parecem muitas habilidades em uma só? Pois é, desenvolver-se integralmente é o segredo para você se dar bem na carreira.
Análise de dados
Vivemos um momento único na humanidade, em que a quantidade de dados gerados diariamente ultrapassa — e muito — nossa capacidade de análise e absorção de informações.
Diante disso, uma das habilidades que não podem faltar no seu currículo é a análise de dados. Em outras palavras, domínio sobre técnicas e tecnologias que permitem analisar dados com maior precisão e segurança.
Nesse sentido, é fundamental que você conheça as principais tecnologias usadas no seu setor de atuação, como CRM, ERP, Business Intelligence, Big Data e Marketing Automation, por exemplo.
Gerenciamento de projetos
Conforme novos modelos de trabalho vão se desenhando, ganha espaço quem tem a habilidade de trabalhar por projetos e, acima de tudo, gerenciá-los.
A gestão de projetos envolve conhecimento de técnicas e frameworks específicas, como Scrum, ITIL ou Prince2, por exemplo. A abordagem adotada depende muito da equipe e do projeto em questão.
Além da parte técnica, o gestor de projetos também deve dominar as habilidades citadas anteriormente, como trabalho em equipe, solução de problemas e análise de dados.
Desenvolvimento low code
Como nossa vida profissional gira em torno de tecnologias o tempo todo, faz sentido também que pessoas de todas as áreas comecem a desbravar o incrível mundo do low code.
Low code é uma abordagem de programação e desenvolvimento de aplicações que exige pouco ou nada de conhecimento de programação. Ao aprender a usar as plataformas específicas de low code, qualquer pessoa pode criar aplicações simples e agilizar o trabalho em qualquer área de negócio.
ESG
Conhecimentos de ESG – Environmental, Social and Governance também passam a ser requeridos pelas empresas, haja vista a crescente cobrança da sociedade para que as organizações ocupem uma postura de liderança nas transformações do meio ambiente e sociedade.
Além disso, o combate à corrupção e a defesa de políticas e estratégias corporativas mais transparentes fazem da ESG uma das premissas básicas para ter empresas mais sustentáveis ao longo do tempo.
Portanto, se você busca se diferenciar no mercado de trabalho, esta é uma das habilidades que não podem faltar no seu currículo.
Liderança
Liderança não é uma habilidade requerida apenas para cargos de gestão. Cada vez mais, as empresas buscam profissionais capazes de liderar suas próprias carreiras e inspirar colegas de trabalho.
A habilidade de liderança também se mostra em trabalhos em grupo, iniciativas próprias dentro da organização e senso de coletividade, pensando sempre no bem-estar da equipe como um todo.
Para desenvolver essa habilidade, mais do que ler livros sobre o tema, é necessário praticar diariamente e estar aberto para receber feedback das pessoas.
Lifelong learning
A habilidade de estar em constante atualização, tornando-se um lifelong learner ou estudante para a vida toda, também é uma competência desejada pelas empresas.
E não é para menos: o ambiente corporativo muda com muita frequência e exige aprendizado contínuo, seja formal ou informal.
Ser um lifelong learner é ter disposição para aprender continuamente, seja com um professor, mentor ou mesmo colega de trabalho. A busca constante por aperfeiçoamento é fundamental para não ficar com a carreira estagnada por falta de qualificação para assumir novos desafios.
Inteligência emocional
Ter a habilidade de reconhecer seus sentimentos e emoções, identificando quais são os gatilhos que te levam a sentir desconfortos, é o que chamamos de inteligência emocional.
Essa capacidade é essencial para lidar com ambientes de trabalho cada vez mais diversos, em que precisamos lidar com as diferenças com respeito e equilíbrio.
Inteligência emocional é algo que você conquista por meio do autoconhecimento e uma exploração sincera sobre quem você é, quais são seus sonhos, expectativas, medos e receios.
Pode ser trabalhada junto a um profissional de psicologia, por exemplo, para que você tenha suporte nesta jornada que, com certeza, vai mudar a forma com que você se relaciona com as pessoas.
Comunicação
Nossa última dica de habilidade que não pode faltar no seu currículo é a comunicação, já que, sem ela, é impossível você desenvolver todas as demais.
Sem uma comunicação fluida, clara e assertiva, você corre o risco de não ser bem compreendido pelas pessoas, o que pode afetar não só seus relacionamentos, como também seus resultados. Portanto, vale a pena buscar formações que te ajudem a desenvolver uma boa oratória.
Está buscando uma forma de desenvolver essas habilidades com qualidade e segurança de resultados? Conheça os cursos da Tuiuti!