Acesse o conteúdo

Conheça 6 cursos técnicos mais valorizados no mercado

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Conheça 6 cursos técnicos mais valorizados no mercado

Conheça 6 cu

A demanda por cursos técnicos tem sido cada vez maior! Cursos técnicos são uma forma rápida de aprender um assunto específico e logo ingressar no mercado de trabalho.

Agora, assim como diversos outros tipos de cursos, sempre existem aquelas áreas que estão mais em “alta” ou que tendem a ter grande procura por profissionais da área, e isso é normal! Em alguns momentos, você irá perceber o mercado aquecido para uma área X ou Y, e é aí que os cursos técnicos são ainda mais vantajosos! 

Pensando em todas estas variáveis, resolvemos trazer para vocês alguns cursos que são bem valorizados no mercado. Quem sabe você não acaba se identificando com algum deles e já resolve colocar no seu planejamento de vida? 

Quais são as vantagens de fazer um curso técnico? 

São muitas as vantagens deste tipo de formação, entre elas, podemos dar um destaque especial para esses 4 itens:

Agilidade na formação

Geralmente, os cursos técnicos têm duração de até dois anos, ou seja, são cursos mais rápidos do que uma graduação (que tem duração média de 4 a 5 anos). 

Esse curto período de tempo permite que você adquira com mais facilidade  o conhecimento necessário para alcançar os resultados esperados por algumas posições no mercado. 

Mensalidades mais acessíveis 

Uma outra vantagem que os cursos técnicos oferecem, está diretamente ligada à mensalidade. Por se tratar de um curso mais curto e com foco maior em aprendizado e desenvolvimento rápido, os valores são mais acessíveis do que aqueles dos cursos de graduação. 

Essa é uma grande vantagem para quem quer estudar, mas tem receio de colocar a saúde financeira em risco. Você pode começar com um curso técnico, conquistar melhores posições profissionais e então investir em uma graduação quando tiver maior estabilidade financeira.

Foco no aprendizado

Sendo um curso de curta duração, as aulas acabam sendo mais diretas e focadas. Por isso, é importante que você tenha bastante disposição para aulas práticas e expositivas com muito conteúdo! 

Retorno financeiro 

Esse conhecimento direto com foco em aprendizado permite que você seja inserido mais rapidamente no mercado de trabalho. Isso faz com que você tenha maior chance de ter retorno financeiro em menor tempo. 

Veja também:

CTA Newsletter

O que faz um técnico?

Bom, o curso técnico oferece muitas vantagens, mas de fato ele é diferente de uma graduação. 

De acordo com o Ministério da Educaçãocursos técnicos são programas de nível médio com o propósito de capacitar o aluno proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo; cursos tecnológicos/tecnólogos classificam-se como de nível superior. Já a graduação é um curso de ensino superior mais completo, sendo o primeiro nível da formação universitária.

Ou seja, um profissional com formação tecnológica está apto e capacitado para atuar com foco específico na área de formação. 

É uma excelente porta de entrada para o mercado de trabalho! Agora, falando em formação, vamos conhecer melhor algumas áreas de formação técnica que podem se encaixar com os seus objetivos?

Técnico em Enfermagem

Um dos cursos técnicos mais conhecidos do mercado, o curso técnico em Enfermagem, é um curso incrível para quem quer ajudar outras pessoas de forma direta.

É a porta de entrada para o universo da enfermagem! Tem duração de 24 meses e foco total em ensinar o aluno a atuar nos diversos níveis de atenção ao paciente que necessita de auxílio, seja nos processos de promoção e prevenção de saúde, até recuperação e reabilitação, incluindo o aprendizado necessário para atuar em casos de urgência e emergência. 

Técnico em Radiologia

O técnico em Radiologia é um dos profissionais com melhor remuneração da área da saúde, podendo atuar em clínicas, hospitais e laboratórios. 

O foco deste curso, com duração de 24 meses, é ensinar o aluno a operar os equipamentos necessários para realizar exames radiológicos e exames que necessitam de diagnóstico por imagem, além da realização de exames convencionais, computadorizados e digitais como raio x, mamografias e tomografia computadorizada

Técnico em Mecânica

Com foco no aprendizado do manuseio de tecnologias de processos mecânicos, o curso técnico em Mecânica tem duração média de 18 meses.

Os alunos deste curso precisam ser orientados aos detalhes! Neste tecnólogo, você será capacitado para atuar em processos mecânicos, eletroeletrônicos e físico-químicos, desde o processo de elaboração até a instalação e manutenção de ferramentas ou máquinas.

Técnico em Eletromecânica

curso técnico em Eletromecânica está associado ao planejamento e desenvolvimento de máquinas e equipamentos eletromecânicos. 

Com duração de 18 meses, este curso técnico irá te ensinar a planejar, instalar, produzir e a atuar na manutenção de máquinas e equipamentos industriais.

Técnico em Manutenção Automotiva

Se você gosta dessa área, precisa estar pronto para aproveitar as oportunidades! O curso técnico em Manutenção Automotiva tem duração de 18 meses e te prepara para realizar diagnósticos, criar e executar planos de manutenção de equipamentos e dispositivos automotivos.  

Além disso, você desenvolverá as habilidades necessárias para interpretar desenhos técnicos, e também a atuar com máquinas agrícolas. 

Técnico em Segurança do Trabalho

Por último e não menos importante, vamos falar sobre a segurança do trabalho. 

curso técnico em Segurança do Trabalho é um daqueles cursos que sempre estão em alta, afinal, segurança do trabalho é essencial sempre! 

Com duração de 18 meses, esse curso técnico capacita profissionais para atuar na identificação e análise de fatores de risco que possam impactar na segurança e saúde do trabalhador. 

Como profissional da área, você aprenderá a diagnosticar riscos e desenvolver ações, bem como orientar as empresas a realizar ações de prevenção e neutralização de riscos. 

E então, qual dessas áreas mais combina com você? Se você quiser aprender mais sobre as diversas áreas de atuação, aqui no blog você encontra diversos conteúdos para te ajudar, inclusive, você pode começar pela área da saúde neste post aqui: O crescimento na busca de profissionais da saúde atualmente.

rsos técnicos mais valorizados no mercado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *