Currículo Lattes: a dificuldade de todo pós-graduado

Currículo Lattes: a dificuldade de todo pós-graduado

Ingressar na pós-graduação pode ser um pouco intimidante. Capes, CNPq, Lattes… Você é bombardeado com siglas, nomes de autores e livros que até então nunca havia ouvido falar – mas que todos parecem conhecer.

Não se desespere! Isso é natural. Com o tempo você se familiariza com sua nova realidade e as dificuldades ficarão no passado. Para ajudá-lo no processo, este post traz tudo o que você precisa saber sobre o Currículo Lattes.

Vamos lá?

O que é o Currículo Lattes?

O Currículo Lattes faz parte de uma plataforma homônima, que serve como um banco de dados de profissionais acadêmicos. Lá é possível informar o vínculo com instituições de ensino e fomento, cadastrar as publicações feitas nos diversos meios, além de indicar as áreas de atuação.

Qual a importância do Currículo Lattes?

Vejamos 4 motivos pelos quais o Currículo Lattes é importante:

1. Você conhece a especialidade dos pesquisadores

Quem pretende fazer pós-graduação reconhece a importância de escolher um bom orientador. Mas por onde começar a procurar? O Currículo Lattes permite que você encontre pesquisadores da área que você tem interesse e conheça o trabalho deles. Assim, você pode filtrar as opções de acordo com os seus critérios.

2. É uma exigência para o mestrado e doutorado

Se você vai fazer mestrado ou doutorado, o Currículo Lattes pode ser um dos itens obrigatórios do processo seletivo. Na plataforma, os avaliadores analisam sua trajetória profissional e acadêmica, bem como conhecer suas habilidades e produções.

3. Aumenta a visibilidade de sua produção acadêmica

Por ser uma plataforma altamente reconhecida no meio acadêmico, ter um Currículo Lattes facilita que as pessoas interessadas na área que você pesquisa encontrem suas publicações. Isso eleva as suas chances de ter seu trabalho reconhecido e estabelecer novos contatos profissionais.

4. Possibilita a troca de experiências entre pesquisadores

Sabe aquele pesquisador com quem você sempre quis conversar ou aquele outro que o seu orientador recomendou? Graças ao Currículo Lattes, você pode encontrar as informações de contato desses profissionais e finalmente debater ideias e trocar experiências com eles.

Atualizar Currículo Lattes

Como fazer um Currículo Lattes passo a passo

Quer criar seu Currículo Lattes agora mesmo? Siga o passo a passo abaixo e aumente sua presença no meio acadêmico.

1. Acesse a Plataforma Lattes. Clique em “Cadastrar novo currículo” na coluna à direita. O cadastro exige o número de seu CPF, a fim de evitar  perfis duplicados e garantir que você diz ser quem é. Tenha o número em mãos.
  2. As três primeiras telas referem-se a informações pessoais. Basta preencher as lacunas com os dados solicitados e clicar no botão azul escrito “Próximo” no canto inferior direito.
  3. A quarta tela é a de Apresentação. Aqui, você pode fazer um resumo de sua formação, indicar os idiomas que fala e colocar um endereço profissional. Outra opção é deixar que a plataforma gere este texto automaticamente, com base nas informações preenchidas.
  4. A quinta tela é a de Formação Acadêmica. Aqui, você pode colocar os cursos relevantes que realizou até agora, mesmo que estejam em andamento.
  5. A sexta tela é a de Experiência Profissional. É o espaço para você dizer onde já trabalhou, qual foi regime de dedicação e outros detalhes do cargo. Se tiver algum vínculo atual, coloque aqui; atividades de pesquisa também são bem-vindas.
  6. A última tela é a de Área de Atuação. Informe sua linha de pesquisa e seus interesses enquanto acadêmico.
  7. Pronto, agora você tem um Currículo Lattes!

Ficou com alguma dúvida sobre o Currículo Lattes? Entre em contato e teremos o maior prazer em ajudar em suas dificuldades!