Para construir uma carreira de sucesso, você precisa reunir uma série de competências. Além da especialização técnica, as habilidades comportamentais podem contribuir para a sua ascensão ou derrocada no ambiente de trabalho.
Em outras palavras, de nada adianta você colecionar títulos, honrarias e certificados se você tem uma conduta inapropriada. Por mais talento que você tenha, nenhum vínculo tende a resistir a uma pessoa temperamental.
Nesse post, nós listamos algumas atitudes que levam você ao fracasso profissional. Não se esqueça que, em um mercado extremamente concorrido, centenas de candidatos estão de olho na sua vaga.
1. Não assumir os próprios erros
Por mais cuidadoso que você seja, ninguém está livre de cometer erros. Mas, uma vez que você tenha falhado, não se isente de sua responsabilidade. Esta é um indicador de que você tem maturidade para lidar com situações adversas. Todavia, são muitos os profissionais que preferem transferir essa culpa para outras pessoas: se errar é humano, a tentativa de ocultá-lo pode não ter desculpa.
2. Não reconhecer suas próprias limitações
Também está fadado ao fracasso profissional o indivíduo que é incapaz de reconhecer as próprias limitações. Você não conseguirá ser brilhante o tempo todo, e aceitar esta verdade é um sinal de sabedoria.
Ao admitir que há aspectos nos quais é preciso se aperfeiçoar, conviver com pessoas que tenham mais domínio sobre estes temas pode ser uma boa ideia. Se o excesso de confiança incomoda, o mesmo pode-se afirmar sobre quem se vitimiza demais.
3. Não ser capaz de trabalhar em equipe
Qualquer que seja a sua profissão, é bastante provável que, em algum momento, você seja integrado a uma equipe. Isso significa que o êxito do negócio dependerá do esforço e cooperação mútuos de todos os seus integrantes.
Mas há aquelas pessoas extremamente individualistas e competitivas que gostam de monopolizar as atenções. A obsessão por demonstrar, o tempo todo, que é melhor do que todos os outros, pode surtir efeito contrário ao desejado.
Leia também:
4. Não se adaptar às mudanças
A capacidade de resiliência é bastante apreciada no universo corporativo. Em outras palavras, o profissional deve ser capaz de se adaptar às mudanças de mercado.
Essa é uma postura valorizada especialmente em tempos de crise, quando as organizações são obrigadas a promover uma redução no quadro de funcionários. Aquele que, mesmo em situações adversas, é capaz de vislumbrar uma chance de crescimento leva vantagem.
5. Reclamar demais e produzir de menos
Algumas pessoas parecem estar eternamente insatisfeitas com as oportunidades que possuem. Sempre há quem reclame de tudo: por ter que chegar meia hora mais cedo para uma reunião pontual, por ter que cobrir a folga de um colega ausente e, principalmente, do salário, que não faz jus ao seu talento.
Quando frequente, esse comportamento acaba irritando os superiores, que acabam enxergando na demissão um “prêmio” para que este profissional encontre um emprego que satisfaça as suas expectativas. Mas, se você é um eterno reclamão, será que ele existe?
Patrões também costumam ficar de olho na produtividade: quem tem o hábito de deixar tudo para depois e se render às distrações no horário de trabalho também está correndo risco.
Estas são algumas atitudes que podem levá-lo ao fracasso profissional. Você se identifica com um ou mais destes comportamentos? Conte para a gente nos comentários! Neste caso, o ideal é que comece a refletir sobre suas reações, antes que sua reputação seja definitivamente arranhada.