Acesse o conteúdo

5 novas áreas de atuação para o educador físico atualmente – Tuiuti

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

5 novas áreas de atuação para o educador físico atualmente – Tuiuti

Em algum momento da sua vida, você deve ter tido contato com um educador físico, seja na Educação Infantil, no Ensino Médio ou, até mesmo, na academia. De fato, esse é um profissional que tende a estar presente na nossa rotina, mas a área de Educação Física não se limita a esses campos de atuação.

Se você quer começar um curso superior em Educação Física e chegou até aqui em busca das possibilidades de atuação no mercado de trabalho, podemos adiantar que o cenário é promissor e, neste post, você descobrirá mais sobre isso.

Continue conosco e confira, a seguir, as novas possibilidades de atuação do profissional e qual é a importância da educação física.

Confira neste post:

Vamos lá?

Como é o curso de Educação Física?

Caso você esteja aí se perguntando como escolher o curso certo, saiba que a graduação em Educação Física é para aqueles que são comunicativos e querem proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

Com duração de 4 anos, o curso de nível superior forma um profissional capaz de atuar na promoção da saúde por meio de aulas e atividades que conduzem a um bom condicionamento físico.

Com esse breve resumo, já deu para notar a importância desse profissional, não é? Afinal, o educador físico trabalha diretamente com a nossa saúde e é fundamental para que possamos conquistar o bem-estar físico e até mesmo mental.

Ao decorrer da graduação, o aluno que opta por esse curso conta com uma metodologia que une teoria e prática. Entre as disciplinas que o estudante pode ver ao longo do curso, estão: Anatomia Humana, Psicologia da Educação e atividades como futebol e ginástica geral.

Com o diploma em mãos, o profissional estará habilitado para dar aulas, supervisionar exercícios e atuar em diversos setores, como academias ou competições.

5 áreas em que o profissional de Educação Física pode atuar

Afinal, onde você poderá atuar após concluir a graduação em Educação Física? Se essa é a sua pergunta, estamos aqui para respondê-la! A seguir, listaremos 5 novas áreas que estão em crescente expansão no mercado profissional. 

1. Consultoria online

Você já ouviu falar da consultoria online de educação física? Com o isolamento social que vivemos nos últimos dois anos e a praticidade da internet, o educador físico ganhou novas oportunidades no mercado de trabalho, como a consultoria online.

Se você nunca tinha ouvido falar sobre a profissão, vale a pena ficar de olho, pois é uma área que está crescendo no mercado. Com flexibilidade de horário, a consultoria é feita 100% online e os alunos têm seus treinos personalizados e supervisionados pelo profissional.

Com a exclusividade de uma orientação individual e a praticidade, a consultoria online tem ganhado cada vez mais adeptos e é uma das novas áreas mais promissoras para o profissional de Educação Física.

Veja também:

Universo virtual: um guia de como empreender na internet.

2. Empreendedorismo em saúde 

Engana-se quem acha que um profissional de Educação Física não pode empreender. Pelo contrário, na realidade, essa é uma das novas áreas que mais têm crescido no mercado.

O profissional pode empreender abrindo sua própria academia ou Crossfit, mas as possibilidades não terminam por aí. Unindo as suas habilidades à praticidade das novas tecnologias, o educador físico ainda pode vender online seus cursos, videoaulas, e-books e conteúdos sobre a sua área de formação.

O educador físico ainda pode investir em uma plataforma 100% online, própria para exercícios e com publicações sobre a saúde física. Enfim, as possibilidades são muitas quando o assunto é empreender, principalmente no universo online.

3. Pesquisa

Uma das áreas que mais têm carência de profissionais de Educação Física e está em crescente expansão é o setor de pesquisa. Frequentemente, as instituições abrem vagas para projetos de estudo que envolvem diversos profissionais, inclusive o educador físico. 

O foco da maioria das pesquisas é melhorar a qualidade de vida, e é claro que tal objetivo está diretamente ligado à saúde física. É possível estudar as lesões, fazer análises de casos e buscar soluções para os problemas enfrentados pela população.

4. Reabilitação

Em resumo, a reabilitação é a área da saúde responsável por cuidar de pacientes que se recuperam de algum trauma, lesão ou cirurgia. Ao contrário do que muitos pensam, essa não é uma área somente dos fisioterapeutas. Na verdade, normalmente, esses profissionais trabalham em conjunto com os educadores físicos.

Nesses casos, a presença de um preparador físico e a prática de atividades é fundamental para uma recuperação rápida e efetiva. E é aí que entram em cena o educador físico, com exercícios específicos e treinamentos feitos para cada caso.

5. Ginástica laboral 

Por fim, outra área em que você pode atuar após a sua formação é o setor de ginástica laboral. Esse é um ramo da educação física que tem crescido muito após a adoção das empresas e compreensão da importância da atividade física no dia a dia do trabalhador. 

A ginástica laboral pode ajudar os funcionários a lidar com longas horas de trabalho e ter um desempenho melhor dentro das suas funções. Por isso, os profissionais de Educação Física têm sido cada vez mais requisitados pelas empresas, órgãos públicos e estabelecimentos que priorizam a saúde dos seus funcionários. 

Caso você esteja procurando uma faculdade no Paraná para começar o seu curso de Educação Física, saiba que a área é promissora e esses são só alguns dos setores que estão esperando por você de portas abertas.

Mas agora que você conhece mais a fundo as novas possibilidades de atuação do educador físico, não dá para ficar só na teoria, não é? É hora de dar o próximo passo e investir na sua graduação ainda este ano.

Se você gostou deste post e quer saber mais sobre os nossos cursos, não se esqueça de conferir o nosso último conteúdo: Conheça os cursos existentes na Universidade Tuiuti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *