ALUNOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL REALIZAM A SEGUNDA ETAPA DO PROJETO VOLTADO À COMUNIDADE EXTERNA – VISITA IN LOCO AOS PEQUENOS EMPRESÁRIOS DA REGIÃO

Amanda Cristina de Macedo

Os alunos do curso de Publicidade e Propaganda segmentados por equipe, realizaram as visitas in loco aos pequenos empresários da comunidade externa que estão atendendo na disciplina de Inteligência de Negócios conduzida pela Professora Drª Andréa de Albuquerque de Lima. As visitas aconteceram durante todo o mês de setembro e tiveram como propósito, complementar o mapeamento que iniciou na Universidade em uma reunião presencial com os empresários. A observação foi registrada por meio de fotos e vídeos. Neste primeiro bimestre os alunos fecharam o diagnóstico das empresas evidenciando pontos fortes e fracos, bem como estratégias empregadas no Mix de Marketing e agora para o segundo bimestre iniciarão as análises nos bancos de dados das empresas e farão as propostas de soluções para os problemas e dificuldades evidenciados.

Em uma das visitas in loco, a equipe visitou a Feira da Louça em Campo Largo, evento no qual um dos pequenos empresários é expositor no segmento de bordados eletrônicos. Com essa prática, os alunos da Tuiuti observaram a forma de exposição dos produtos, negociação, atendimento a clientes, dentre outros aspectos.

Outro cliente visitado por sua respectiva equipe de alunos foi uma pizzaria, na qual os pontos de análises foram: o processo produtivo, produto final servido, bem como o ambiente do estabelecimento. Na ocasião, avaliaram também o estabelecimento da perspectiva dos clientes, realizando a compra e experimentando os produtos no local.

Já terceira equipe de trabalho realizou a visita in loco e registrou imagens do espaço e estrutura disponível para prestação dos serviços mecânicos automotivos.

A quarta equipe visitou a loja de brinquedos educativos e verificaram toda a estrutura da loja, disposição dos produtos, bem como identificar oportunidades para melhoria do negócio.

“É perceptível a evolução dos alunos nesse processo, bem como o engajamento no projeto. O entendimento do conteúdo da disciplina está fluindo mais facilmente pelo fato de simultaneamente estar sendo aplicado nas empresas. Além disso, um dos pequenos empresários entrou em contato comigo para verificar a possibilidade de contratar alguns dos alunos da equipe que o está atendendo para atuarem na produção de materiais de comunicação para as suas redes sociais. Podemos então dizer que se trata de um projeto que já está rendendo frutos profissionais para os alunos”, analisou Prof. Andréa.