Diploma ou certificado? O que você recebe ao concluir a pós-graduação?

Diploma ou certificado? O que você recebe ao concluir a pós-graduação?

A grande expectativa de todos os formandos é receber o diploma, quase sempre conquistado com muito esforço e sacrifício. Mas, e quando ao invés do diploma, seu curso oferece um certificado?

Existe uma diferença entre diploma ou certificado após a conclusão de uma pós-graduação, fácil de ser compreendida. Fique tranquilo, pois ambos comprovam uma formação superior.

Diploma é um documento formal que indica a conclusão em cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu, ou seja, Mestrado e Doutorado. Uma vez recebido, prova que a pessoa está habilitada a exercer determinada profissão.

Certificado também é um documento formal, emitido para formados em graduação lato sensu. O certificado comprova a área de conhecimento do curso.

Quem pode emitir um diploma

Todas as instituições de ensino superior que tenham seus cursos devidamente reconhecidos pelo MEC podem emitir um diploma. Essa condição é indispensável para que o diploma tenha validade nacional, de acordo com a Lei 9394/96.

As universidades e os centros universitários têm autorização para registrar os diplomas emitidos por elas mesmas. Já as faculdades  precisam se registrar em uma universidade indicada pelo Conselho Nacional de Educação para emitir seus diplomas.

De acordo com a Portaria n°33 do Departamento de Assuntos Universitários do MEC, o registro do diploma de pós-graduação é feito em livro próprio, com texto e modelo escolhido pela universidade.

Enquanto o diploma não for expedido e registrado pode ser emitido um certificado provisório de conclusão de curso de pós-graduação reconhecido. Com o registro o diploma passa a ter validade em todo o país, a partir da data de expedição.

Quem pode emitir um certificado

A emissão do certificado de conclusão de pós-graduação lato sensu deve ser feita obrigatoriamente pela própria instituição de ensino. Para que isso aconteça, é preciso que a mesma seja credenciada junto ao MEC.