Acesse o conteúdo

Diploma ou certificado? O que você recebe ao concluir a pós-graduação?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Diploma ou certificado? O que você recebe ao concluir a pós-graduação?

A grande expectativa de todos os formandos é receber o diploma, quase sempre conquistado com muito esforço e sacrifício. Mas, e quando ao invés do diploma, seu curso oferece um certificado?

Existe uma diferença entre diploma ou certificado após a conclusão de uma pós-graduação, fácil de ser compreendida. Fique tranquilo, pois ambos comprovam uma formação superior.

Diploma é um documento formal que indica a conclusão em cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu, ou seja, Mestrado e Doutorado. Uma vez recebido, prova que a pessoa está habilitada a exercer determinada profissão.

Certificado também é um documento formal, emitido para formados em graduação lato sensu. O certificado comprova a área de conhecimento do curso.

Quem pode emitir um diploma

Todas as instituições de ensino superior que tenham seus cursos devidamente reconhecidos pelo MEC podem emitir um diploma. Essa condição é indispensável para que o diploma tenha validade nacional, de acordo com a Lei 9394/96.

As universidades e os centros universitários têm autorização para registrar os diplomas emitidos por elas mesmas. Já as faculdades  precisam se registrar em uma universidade indicada pelo Conselho Nacional de Educação para emitir seus diplomas.

De acordo com a Portaria n°33 do Departamento de Assuntos Universitários do MEC, o registro do diploma de pós-graduação é feito em livro próprio, com texto e modelo escolhido pela universidade.

Enquanto o diploma não for expedido e registrado pode ser emitido um certificado provisório de conclusão de curso de pós-graduação reconhecido. Com o registro o diploma passa a ter validade em todo o país, a partir da data de expedição.

Quem pode emitir um certificado

A emissão do certificado de conclusão de pós-graduação lato sensu deve ser feita obrigatoriamente pela própria instituição de ensino. Para que isso aconteça, é preciso que a mesma seja credenciada junto ao MEC.

Leia também:

Caso a instituição de ensino não seja credenciada ao MEC deve-se encaminhar o pedido de registro ao órgão administrativo responsável, ou seja, a uma outra instituição credenciada que tenha o mesmo curso. Portanto não há necessidade de outro registro no MEC.

No certificado, devem constar a área de conhecimento do curso e o histórico escolar com a carga horária, relação de disciplinas, período de realização do curso, título do trabalho de conclusão de curso, ou da monografia e a nota alcançada.

Estando de acordo com essas exigências o certificado de conclusão de pós-graduação tem validade nacional.

Informação importante

É imprescindível saber se a instituição de ensino escolhida é reconhecida pelo MEC. Só assim seu diploma ou certificado atestam validade. O MEC disponibiliza o http://emec.mec.gov.br para que os interessados em ingressar em um curso de pós-graduação pesquisem as instituições de ensino superior credenciadas, assim como os cursos autorizados.

Agora que você conhece a diferença entre diploma ou certificado e como escolher uma instituição de ensino credenciada  é só escolher um curso. Venha conhecer os cursos da Universidade Tuiuti do Paraná!

Leia também: 7 perguntas sobre pós-graduação que você não pode deixar de conferir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *