Encontrou o curso que ama, escolheu a faculdade, mas está desanimado porque talvez não consiga pagar a faculdade? Já pensou em bolsa de estudo ou financiamento coletivo? Vem que a Universidade Tuiuti do Paraná te explica tudo isso!
O que é bolsa de estudo?
É um benefício oferecido pela instituição aos alunos que cumpram determinados requisitos, que variam entre as faculdades. Seu objetivo é ajudar ao estudante a custear a mensalidade e taxas universitárias, incentivando o ingresso da população no nível superior de ensino.
Entre os principais tipos de bolsa de estudo estão:
bolsa integral: é oferecido 100% de desconto nas mensalidades do curso. Ou seja, você não paga nada! Na maioria das vezes, as demais taxas — como matrícula, rematrícula — também são contempladas.
bolsa parcial: geralmente, oferece-se 50% de desconto quando a renda familiar mensal per capita é menor do que três salários mínimos;
bolsa mérito: é concedida aos melhores colocados no processo seletivo de cada curso e/ou faculdade. Ao acertar uma determinada quantidade de questões ou ser classificado nas primeiras posições, o candidato obtém o benefício.
Vantagens
Quem não gosta de ter uma graninha sobrando? Com uma bolsa de estudos, é possível economizar uma boa quantidade de dinheiro mensalmente. Você pode poupar, investir, viajar… Também fica mais fácil entrar na faculdade, já que as mensalidades deixam de ser um obstáculo entre você e seu sonho.
Desvantagens
No geral, a bolsa de estudos não apresenta nenhuma desvantagem. Entretanto, faz-se necessário apontar uma ressalva: grande parte das instituições que adotam esse benefício, associam sua manutenção ao desempenho acadêmico e frequência. Isso significa que, se suas notas ficarem abaixo da média ou se você começar a faltar demais, a sua bolsa pode ser suspensa. É bom ficar de olho!
Exemplo – ProUni
O Programa Universidade Para Todos (ProUni) é um tipo de bolsa de estudos oferecido pelo Governo Federal. Abrange as instituições de Ensino Superior privadas, promovendo desconto de 50% ou 100% nas mensalidades. Acesse o site para conhecer as condições.
Veja também
- Como pagar a faculdade e não ficar no vermelho;
- Onde conseguir financiamento estudantil para pagar a faculdade;
- Financiamento estudantil é alternativa para quem quer pagar a faculdade;
- ENEM: o que vem pela frente?
O que é Financiamento Estudantil?
É um programa criado por uma organização — do Estado, filantrópica ou privada — para favorecer o acesso da população ao Ensino Superior, mediante descontos nas mensalidades e condições flexíveis para pagar a faculdade.
Vantagens
Comumente, a taxa de juros de um financiamento estudantil é mais baixa do que a de empréstimos bancários. Além disso, há um prazo maior para quitar o restante.
Desvantagens
Você precisará comprovar baixa renda e atestar semestralmente as condições para a renovação do financiamento. Também terá que alcançar pelo menos 450 pontos no ENEM.
Exemplo – FIES
O Programa de Financiamento Estudantil (FIES) oferece descontos de 50% a 100% das mensalidades, de no máximo R$ 5 mil ao mês, em instituição de Ensino Superior particulares em todo o Brasil.
Exige-se que o candidato faça o ENEM, tenha o Ensino Médio completo e renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa. A faculdade escolhida deve ser credenciada e possuir avaliação positiva no Ministério da Educação (MEC).
Gostou desta publicação? Curta nossa página no Facebook para não perder nenhuma atualização!
Quer conhecer os financiamentos da Tuiuti? Clique aqui!