Acesse o conteúdo

Como fugir dos juros altos e fazer sua empresa voltar a crescer

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Como fugir dos juros altos e fazer sua empresa voltar a crescer

Uma das perguntas mais frequentes de quem tem uma empresa é como fazê-la crescer sem ter que recorrer a empréstimos com taxas nas nuvens. 

A famosa Selic, a taxa de juros que define o custo do dinheiro no Brasil, atualmente encontra-se em patamares que praticamente inviabilizam a contratação de um empréstimo. 

Realmente, estamos falando de uma encruzilhada que deixa qualquer um preocupado com o futuro de seus negócios. Afinal, sem dinheiro em caixa, muita gente pensa que é impossível crescer. 

Bem, “impossível” é uma palavra muito forte, determinista ao extremo. Sabemos que o caminho é difícil, mas sempre há alternativas para quem quer fugir dos juros altos e encontrar o caminho do sucesso. 

Neste artigo, vamos falar exatamente das alternativas possíveis para que sua empresa continue a crescer de forma sustentável. Continue a leitura!

Nem tudo é dinheiro

Fazer uma empresa crescer nem sempre tem a ver com conseguir mais dinheiro.

Melhoria de processos, otimização de recursos, redução de desperdícios, dentre outras ações, também podem ajudar seu negócio a crescer.

Encontrar novos públicos e até mesmo inovar na oferta de serviços também pode ser uma alternativa para o crescimento sustentável sem a necessidade de grandes investimentos financeiros.

Veja alguns exemplos  do que você pode fazer ou melhorar em seu negócio para ele voltar a crescer e você fugir dos juros altos na sequência.

Plano de negócios com falhas

Ter um plano de negócios ruim ou não contar com um é um dos motivos de fracasso no mundo empresarial. 

Nesse sentido, é fundamental ter um plano que defina seus objetivos e que contenha um roteiro para cumprir as metas. Além disso, ter um mercado claramente identificado, projeções de vendas, nichos e estudo de concorrência, entre outros pontos, também é fundamental. 

Você pode melhorar a sua administração financeira e ter o preparo necessário para interpretar indicadores econômicos e financeiros relevantes para que seu negócio volte a crescer.

Como anda seu marketing?

Que você precisa de dinheiro, ninguém discute. Mas, será que você também não precisa ter uma gestão marketing mais eficiente?

Investindo em capacitação, você pode melhorar seu posicionamento empresarial, otimizar a análise do seu CRM e desdobrar o planejamento de vendas.

Também tem a chance de compreender melhor seu mercado de atuação através de pesquisas fundamentadas e assim desenvolver soluções mais atrativas para o seu público.

Venda melhor, peça menos dinheiro

Quem tem um negócio tem que negociar bem, certo? Investindo em uma capacitação em gestão comercial, tudo fica mais claro no horizonte do que mais você quer: vendas. 

Estratégias, pesquisas de mercado, melhores práticas para vender melhor, tudo isso faz parte do arsenal que sua empresa precisa ter para se inserir da melhor forma no seu contexto mercadológico em particular. 

Existem formas e formas de fazer a sua empresa voltar a crescer. E uma delas é, sem dúvida, a qualificação. Afinal, o mercado está cada vez mais competitivo e se sobressai quem tem as melhores estratégias.

Formas alternativas de levantar fundos para sua empresa

Empréstimos estão fora de cogitação, mas não tem para onde correr e a sua empresa precisa de capital para crescer? Neste tópico, vamos explorar algumas alternativas para sua consideração.

#01 Seu dinheiro é tão bom quanto qualquer outro

Pense bem: se você não quer investir seu dinheiro no seu próprio negócio, por que outras pessoas deveriam fazer isso? Mais ainda: quem é a melhor pessoa a quem recorrer para pedir um empréstimo do que você mesmo?

Aqui, vale tudo. Olhe novamente para suas economias, para o título de sua casa ou naquele dinheiro que estava reservado para comprar um carro novo.

É arriscado? Sim. Mas, mais arriscado ainda é ter seu negócio fechado por falta de capital. Agarre essa ideia e vá em frente. Até mesmo se você for atrás de investidores, eles vão gostar de saber que você confia no próprio negócio a ponto de colocar o seu dinheiro nele.

Essa opção é para quem realmente acredita na sua visão e se recusa a aceitar que o fracasso é uma possibilidade. Você tem que se sentir à vontade para colocar seu dinheiro na roda.

#02 Procure investidores privados

Seu negócio começou a dar certo, mas o dinheiro ficou curto? Procurar investidores é uma das melhores opções para quem não conta com financiamentos com juros baixos. 

É preciso encontrar investidores que tenham um real interesse no seu negócio e lembrar de uma vantagem dessa modalidade de financiamento: eles não vão exigir pagamentos mensais, já que é um investimento, e não um empréstimo.

Você ainda amplia a sua rede de negócios mais forte e passa a contar com a experiência de quem subiu no barco. Obviamente, passa a ter mais olhos observando a gestão do seu negócio, mas se tudo sair bem, todos saem ganhando. 

#03 Some forças: consiga um parceiro de negócios

Fazer o negócio crescer, sozinho, e ficar com todos os lucros é o sonho de qualquer empresário. Mas também sabemos que você está num ponto onde precisa de ajuda financeira. 

Mesmo que você tenha optado por uma empresa com um só dono, há momentos em que é preciso saber pedir ajuda. Além da financeira, você também pode ter ajuda com os riscos e responsabilidades de seu empreendimento. 

Ao incorporar um sócio, é importante deixar claro quem vai fazer o quê, como as colaborações serão medidas e quem tem o direito de tomar quais tipos de decisões. 

#04 Vá de Crowdfunding 

Muita gente já ouviu falar de crowdfunding, mas nunca se interessou realmente por isso. 

Nessa modalidade de financiamento, os investidores colaboram com quantias menores, mas com uma maior quantidade de pessoas. No final do processo, o montante pode surpreender e ser suficiente.

No geral, funciona da seguinte forma: você descreve o seu negócio, informa quais são seus objetivos, como vai fazer isso e de quanto capital precisa. 

Os possíveis investidores vão ler sobre sua empresa e disponibilizar recursos caso a ideia pareça interessante para eles. Isso pode ser feito tanto como uma doação como forma de pré-compra de algum de seus produtos ou serviços.

Preparo e recursos andam de mãos dadas. Se outras pessoas virem que você investe não só no seu negócio, mas na sua qualificação para geri-lo, as oportunidades surgirão com muito mais facilidade.

Aqui na Tuiuti, acreditamos no desenvolvimento contínuo. Por isso, oferecemos a qualificação que você precisa a cada momento da sua evolução como empresário. Acesse nosso site e conheça as pós-graduações e MBAs na área de negócios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *