Ao longo dos anos, faculdades e universidades fizeram ajustes nos seus processos seletivos com a intenção de facilitar o acesso do aluno ao Ensino Superior de qualidade.
Embora os vestibulares tradicionais e as provas agendadas continuem sendo largamente utilizados, eles já não constituem mais a única maneira da qual o estudante dispõe para ingressar na faculdade.
Aqui na Universidade Tuiuti do Paraná não é diferente. E é isso que nos propomos a explicar nesse post: como o seu – bom – desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pode lhe presentear com uma vaga no curso que você tanto almeja, sem a necessidade de fazer mais uma prova.
Do ENEM para a sala de aula
Se você fez a inscrição no ENEM 2017 ou prestou o exame em anos anteriores, a partir de 2010, beneficia-se da possibilidade de usar a sua nota para conquistar a sua vaga.
Para pleitear a dispensa da prova tradicional, é obrigatório que o estudante tenha atingido pontuação maior ou igual a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos, tanto nas questões objetivas quanto na redação.
Mas é importante que essa opção tenha sido assinalada no formulário de inscrição no processo seletivo, que pode ser feita pelo nosso site. Em qualquer um dos casos, o aspirante a universitário deve ter RG e CPF em mãos para efetivar sua candidatura.
Optei por essa modalidade. Como funciona o processo?
Uma vez que a inscrição nessa modalidade tenha sido confirmada, as notas obtidas pelo estudante no ENEM serão validadas junto ao site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
O resultado fica disponível, em média, 48 horas após a solicitação do pedido. Caso a pontuação esteja abaixo da linha de corte, o candidato estará automaticamente desclassificado. Na contramão, se a sua nota for validada, basta vir até o Campus Barigui e fazer a sua matrícula na CAA – Central de Atendimento Acadêmico.
É importante ressaltar que, para efeito de classificação, as notas obtidas no ENEM serão padronizadas, obedecendo aos mesmos critérios já utilizados nos processos seletivos tradicionais e agendados.
Veja também:
Procura é crescente
Desde que foi implantada no vestibular de verão de 2015, a seleção pela nota do ENEM tem despertado o interesse dos candidatos: é crescente o número de pré-universitários que têm optado e se beneficiado dessa possibilidade.
Essa é uma estratégia vitoriosa, que agregou inúmeras vantagens para todos os envolvidos no processo: para os alunos a principal delas é, sem dúvida, a praticidade na seleção.
Já a Universidade, por sua vez, tem a certeza de que os candidatos estão bem preparados e ratifica a sua confiabilidade na metodologia do ENEM, uma vez que o exame exige conhecimento e compreensão de questões atuais de forma mais abrangente e integrada.
E aí, já decidiu em que curso e por qual meio vai tentar uma vaga aqui na Tuiuti? O processo seletivo de meio de ano já está caminhando para o seu fim, mas em breve, serão abertas as inscrições para o Vestibular de Verão 2018.
Esclareceu suas dúvidas com este post? Que tal compartilhar com seus colegas?