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Confira as principais mudanças no comportamento do consumidor

O comportamento do consumidor se modifica de acordo com as mudanças sociais e econômicas. Dessa forma, os impactos na sociedade e na economia causados pela pandemia do Covid19 resultaram em alterações no jeito como os consumidores se comportam, antecipando tendências e criando novos hábitos.

Compreender e agir conforme o comportamento do consumidor é o que pode garantir o sucesso de um empreendimento. Por isso, conheça as principais mudanças nos hábitos dos consumidores e entenda por que o marketing pode aumentar (muito) os lucros de uma empresa.

O que é o comportamento do consumidor

O comportamento do consumidor é como as pessoas se comportam durante o processo de escolha e compra de um produto ou serviço. Portanto, compreender as etapas desse comportamento social permite que a empresa se posicione da forma correta no mercado e, consequentemente, aumente seu número de vendas.

Sendo assim, um profissional formado em uma faculdade de Marketing estuda como as pessoas decidem o que compram. Ou seja, o mercadólogo é um profissional qualificado para analisar como as pessoas tomam decisões e o que as influenciam.

Na prática, ao compreender os fatores que determinam o que as pessoas querem e precisam, o profissional de marketing pode desenvolver uma estratégia eficaz de venda e gerar um aumento de lucro.

Os fatores que afetam a jornada de compra do consumidor

Durante a jornada de compra, três principais fatores afetam a decisão final do comprador. Veja agora cada um deles e entenda como interferem nas mudanças no comportamento do consumidor.

Psicológico

O fator psicológico é fundamental para todo o comportamento social. Durante a jornada de compra, esse fator pode influenciar na percepção de uma necessidade, por exemplo. Por isso, é importante saber como utilizar o fator psicológico em campanhas publicitárias.

Devido ao isolamento social e outras transformações da atualidade, o psicológico do consumidor sofreu mudanças. Portanto, uma tendência são campanhas mais humanas e empáticas.

Emocional

O emocional é um dos grandes responsáveis pelas decisões que tomamos em nossas vidas. Dessa forma, o curso de Marketing deve formar profissionais capazes de elaborar campanhas que causem emoções nas pessoas.

Compreender as transformações emocionais, durante e após a crise, é fundamental para desenvolver estratégias de Marketing eficazes com base nas mudanças no comportamento do consumidor.

Social

Nossas famílias, amigos, colegas, celebridades e etc., influenciam as nossas decisões de compra. Ou seja, o fator social é muito relevante para a jornada do consumidor e deve ser levado em conta no momento da criação de um plano de marketing.

Durante e após o período de isolamento social, as relações humanas sofreram grandes transformações e isso, certamente, resultará em importantes mudanças no comportamento do consumidor.

As mudanças no comportamento do consumidor que surgiram com a crise do Covid19

crise do Covid19 causou diversas mudanças sociais. Com o isolamento social como medida de prevenção da doença, novos hábitos surgiram e provavelmente vão gerar impacto de longo prazo no mercado.

Sendo assim, entenda as principais mudanças no comportamento do consumidor durante e após a crise.

Locavorismo

O locavorismo é a valorização do comércio local e ganhou muita força no período de crise e isolamento social. Afinal, para que os pequenos negócios sobrevivessem à crise, criou-se o hábito de consumir dos empreendedores locais.

Logo, o locavorismo é uma tendência no comportamento do consumidor da atualidade e muitos podem faturar com isso se tiverem os conhecimentos aprendidos em um curso de Marketing.

Compras online

Com o comércio fechado para evitar o contágio do Covid19, as compras online cresceram significativamente. De acordo com o Statista, o comércio virtual aumentou 40% na primeira quinzena de março de 2020, quando comparado com o mesmo período em 2019.

Portanto, as empresas devem apostar mais em lojas virtuais e em Marketing Digital.

Delivery

O delivery foi a solução encontrada por muitos empreendimentos, pois é uma forma de continuar atendendo mesmo de portas fechadas. Muito além do setor de alimentos, lojas de roupas, higiene e beleza, papelarias, entre outros, aderiram ao delivery e devem permanecer oferecendo esse serviço mesmo após a abertura do comércio.

Dessa forma, é importante compreender o comportamento do consumidor com relação ao delivery e explorar essa possibilidade.

Cursos online

Os cursos a distância já eram uma realidade e uma forte tendência, mas a pandemia deu ainda mais forças à essa modalidade de ensino. Por isso, tanto grandes instituições quanto pequenas escolas e professores particulares já estão oferecendo aulas EaD. Afinal, a preferência pelas aulas online é outra mudança no comportamento do consumidor atual.

É possível, inclusive, cursar uma faculdade de Marketing EaD e atuar no mercado de trabalho, aumentando o lucro de empresas com o entendimento necessário sobre a jornada de decisão de compra do consumidor.

Empatia e humanização

Apesar da familiaridade com o digital ser uma das grandes mudanças no comportamento do consumidor, é importante estar atento à empatia e humanização. Pois, uma vez que tudo se tornou muito computadorizado, as relações humanas passaram a ter mais importância no comportamento social. 

Por isso, profissionais de Marketing devem apostar em campanhas publicitárias que focam na empatia e na humanização.

Logo, essas são as principais mudanças no comportamento do consumidor. Além disso, está claro como um profissional de Marketing é essencial para o entendimento desses hábitos e a elaboração de estratégias publicitárias eficientes. Dessa forma, para se formar mercadólogo e atuar nessa área do mercado de trabalho, vale a pena investir em um curso de Marketing EaD.

Para saber mais sobre essa profissão e a faculdade de Marketing EaD, leia: o que todo profissional de Marketing deve saber? Confira agora!

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