Acesse o conteúdo

Conheça as áreas de saúde bucal

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Conheça as áreas de saúde bucal

Quando pensamos na importância de cuidarmos com atenção da saúde nem sempre associamos essa preocupação a todos os aspectos que estão englobados em nosso corpo. Entretanto, é preciso lembrar, sempre, que precisamos levar em consideração também a saúde bucal, ou seja, como está o cuidado de nossos dentes e gengivas. Você conhece as especialidades odontológicas que lidam com essa preocupação? Conheça agora quatro áreas voltadas para prevenção e tratamento da saúde bucal.

Periodontia: um olhar global da saúde dos dentes

A Periodontia é um ramo ligado diretamente à Ortodontia e se ocupa em estudar todos os aspectos relacionados à saúde da gengiva. Essa área de conhecimento torna-se ainda mais importante quando levamos em consideração que a gengiva funciona como um alicerce para nossos dentes, além de proteger os ossos do do maxilar e da mandíbula.

Uma disfunção na gengiva pode acarretar diversos problemas de saúde, estendendo-se com consequências para outras áreas do corpo, como respiração e mastigação.  

Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

A disfunção temporomandibular (ATM) é uma condição que acomete os pacientes comprometendo e prejudicando atividades fundamentais da vida cotidiana. Um especialista na área de disfunção temporomandibular e dor orofacial se ocupa em estudar as articulações musculares responsáveis pelos movimentos da mandíbula para, então, compreender como processos corriqueiros como a mastigação e a fala podem ser afetados por alguma alteração. Essas alterações podem causar dor e ser motivo de desconforto para os pacientes, assim, o especialista deve estar apto a oferecer o tratamento adequado a cada caso de ATM.

Fique por dentro da Endodontia

Brincadeiras à parte com o título, o profissional de Endodontia é o especialista que tratará das questões relativas à raiz e à polpa dentária, ou seja, a parte interna do dente. Ele é responsável por lidar com traumas e problemas na parte interior, tais como afecções em consequência de cáries e lesões na raiz e polpa do dente, o popularmente conhecido “tratamento de canal”.

Prótese e Dentística Integrada

Um profissional de Prótese e Dentística Integrada lida diretamente com os aspectos restauradores e estéticos relativos à saúde bucal, de maneira integrada, como o próprio nome diz, e que o permite ter uma avaliação global do trato dentário. Dentre suas habilidades está o domínio das questões restauradoras e estéticas, além de compreender a parte de implantodontia, ortodontia, radiologia, periodontia, cirurgia e endodontia.

Sem contar que esse profissional também é responsável pelas questões relativas a diagnósticos compreendendo toda sua complexidade, para propor um tratamento articulado, pautado em uma acurada análise e planejamento.

Tuiutui: Uma formação completa e global

Cumprindo sua premissa de formar seus alunos com uma educação integral e de qualidade, a Universidade Tuiuti oferece, além de seus cursos de graduação,  especialização nas áreas de Periodontia, Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, Endodontia e prótese Dentística, este último, inclusive, com dupla certificação.  

A Universidade Tuiuti está, há 60 anos, inserindo profissionais altamente qualificados no mercado de trabalho, com foco, principalmente, no desenvolvimento e na promoção humana. Saiba mais sobre os cursos de graduação e pós em nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *