Acesse o conteúdo

Conheça as metodologias de ensino usadas no EaD – Tuiuti

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Conheça as metodologias de ensino usadas no EaD – Tuiuti

Quando falamos sobre graduação a distância, muitas dúvidas ainda cercam os pais e alunos sobre as metodologias de ensino EaD utilizadas no decorrer do curso. Ao contrário do tradicional ensino presencial, as aulas online quebram as barreiras físicas e trazem uma maior praticidade e flexibilidade para o ensino superior.

Mas na prática, como funciona essa metodologia? Como serão as aulas e o contato do aluno com o professor? Caso essas também sejam algumas das suas dúvidas, estamos aqui para respondê-las e desvendar os mistérios da metodologia EaD. Preparado?

Aqui você confere:

Vamos lá!

O que é a metodologia EaD?

Como uma porta de entrada para o ensino superior, o EaD tem conquistado cada vez mais adeptos pelo mundo. E se você também pretende investir em uma graduação, é importante entender o que é metodologia de ensino a distância. 

Em resumo, a modalidade EaD surgiu a partir da necessidade dos alunos de conciliar a sua rotina corrida com uma graduação. De fato, muitos estudantes precisam lidar com trabalho, estudo e atividades do dia a dia, logo, nem sempre sobra tempo para cursar uma universidade presencial.

Mas por meio da flexibilidade e praticidade do ensino a distância, hoje, já é possível fazer a sua graduação sem precisar sequer sair de casa. Por meio de um ambiente virtual de aprendizado, você pode assistir às aulas onde quiser.

Além disso, ao fazer um curso a distância, você pode estudar no seu tempo e contar com a tecnologia a seu favor para obter uma experiência acadêmica completa e conquistar o tão sonhado diploma de nível superior. 

Sem contar que o curso EaD tem a mesma carga horária mínima de uma graduação semipresencial ou uma faculdade presencial. E independentemente da modalidade, o diploma tem o mesmo peso para o mercado de trabalho. 

O que muda entre as modalidades de ensino?

Agora você deve estar se perguntando qual a diferença entre ambas as modalidades. Afinal, se elas têm a mesma duração mínima e ambas são reconhecidas pelo MEC, o que realmente muda?

A grande diferença entre os métodos de ensino na educação superior é a forma como o conteúdo de ambas as modalidades é apresentado. No ensino EaD, as aulas são 100% online, feitas por meio de uma plataforma de ensino virtual.

Já na modalidade presencial, os alunos precisam se locomover diariamente para a instituição e participar do curso em sala de aula. Além disso, no ensino presencial, o estudante precisa ter, no mínimo, 75% de frequência ao decorrer do ano letivo. 

Por outro lado, a faculdade semipresencial, como o próprio nome já diz, reúne benefícios de ambas as modalidades. Os estudantes têm acesso a uma plataforma de aprendizado online, mas participam de encontros presenciais ao decorrer do curso. Na Universidade Tuiuti, as aulas semipresenciais ocorrem com 40% EaD e 60% de aulas presenciais.

Veja também:

Como funcionam as aulas EaD na Universidade Tuiuti?

Se você pensa em começar uma graduação EaD, chegou a hora de conhecer na prática como funcionam as aulas a distância aqui na Universidade Tuiuti. Vamos lá?

Para uma experiência acadêmica completa, os alunos da Universidade Tuiuti contam com uma plataforma virtual de aprendizagem, mais conhecida como AVA. Dentro desse ambiente, é possível ter acesso a materiais completos de estudos 100% online e conversar com seus professores e tutores de aprendizado.

Com metodologias ativas, a comunicação é fácil, prática, direta e o aluno não é só um espectador, ao contrário, a plataforma estimula a participação dos estudantes durante toda graduação, fazendo com que ele seja protagonista do seu processo de aprendizado.

Diante de um ambiente dinâmico, basta o estudante entrar na plataforma para tirar as suas dúvidas e poder conversar com os professores e alunos. Com isso, apesar de a graduação ser a distância, você tem sempre um contato próximo com a sua turma por meio do AVA.

Além disso, na Universidade Tuiuti do Paraná, as aulas ocorrem no formato de vídeo e podem ser ao vivo, dando oportunidade aos estudantes de fazerem as suas perguntas por meio de um chat.

Mas caso você tenha perdido algum assunto ou queira rever o material, todos os conteúdos são disponibilizados na plataforma, para que você possa assistir a eles quantas vezes quiser e na hora que preferir. 

Para maximizar ainda mais seu processo de aprendizado, além das aulas dinâmicas, os alunos participam de trabalhos em grupo ao longo do período letivo e podem trocar experiências.

Com uma metodologia construtivista que prioriza as dinâmicas para aula online e a interatividade entre os alunos e professores, todos os exercícios e trabalhos, mesmo em grupo, também são apresentados de forma virtual. Nesse caso, apenas as provas podem ser feitas de forma presencial na Universidade Tuiuti. 

Por que fazer uma graduação EaD na Universidade Tuiuti?

Sabemos que uma das decisões mais importantes nesse processo é escolher o seu curso e uma instituição. Afinal, uma universidade renomada faz toda diferença na sua formação e, também, na sua inserção no mercado de trabalho. 

E quando o assunto é o seu futuro profissional, a Tuiuti é o lugar certo para você. Com 60 anos de experiência, a Universidade Tuiuti do Paraná é referência em qualidade de ensino. 

Além disso, a instituição conta com um time de profissionais entre mestres e doutores atualizados sobre as exigências do mercado de trabalho e tem a melhor infraestrutura, tanto para um presencial quanto online, com um ambiente virtual de aprendizagem moderno e prático.

A Universidade também conta com um centro de pesquisa, inovação e negócios, mais conhecido como PIMENTA, que promove atividades voltadas para o empreendedorismo. 

E para quem quer conquistar experiência ainda na graduação, a Tuiuti possui um centro de aprimoramento de carreiras dentro do seu campus, o START. Dessa forma, o aluno pode ter acesso às melhores vagas de estágio e planejar os próximos passos do seu futuro profissional dentro da universidade.

Seja na modalidade presencial, seja semipresencial ou seja EaD, já deu para notar que vantagens não faltam para você começar o seu curso na Universidade Tuiuti, não é? Mas se você quer conhecer mais os cursos de graduação e as metodologias de ensino da instituição, acesse já o nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *