Acesse o conteúdo

Odontologia: a saúde começa na boca

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Odontologia: a saúde começa na boca

Como já sabemos, um dentista tem um papel muito importante na nossa saúde. Atualmente, essa é uma das profissões mais em alta no país, e a concorrência por uma vaga na faculdade de odontologia costuma ser bastante elevada. Se você está pensando em cursar essa área, estamos aqui para tirar todas as suas dúvidas sobre a disciplina e a profissão. Vamos lá?

O destina é responsável não somente por tratar, mas também prevenir uma série de doenças bucais. Mas engana-se quem pensa que o curso de odontologia resume-se apenas a isso. A odontologia não foca somente na região da boca, mas também a fisiologia e doenças que podem acontecer em toda a região da cabeça até o pescoço, incluindo ossos da face, mandíbula, maxilar e até o esôfago.

Veja agora mais sobre o curso.

O que é odontologia?

A odontologia é a área da saúde humana em que se estuda e trata do sistema estomatognático – face, pescoço e cavidade bucal, abrangendo as articulações, ossos do rosto, dentes, tecidos e musculatura mastigatória.

Como é a faculdade de odontologia?

O objetivo do curso de odontologia é que o profissional se capacite para identificar, prevenir e tratar doenças que atingem a boca, gengivas, dentes e ossos da face. Tem duração média de 5 anos e é ofertada na modalidade de bacharelado.

Como acontece em grande parte das graduações, o foco dos primeiros semestres é a teoria. Ou seja, você estudará disciplinas como bioquímica, anatomia, fisiologia, biologia e histologia. Essas matérias ajudarão com que você entenda a estrutura e funcionamento do corpo humano, principalmente o que tem relação à face.

Posteriormente, as disciplinas profissionalizantes serão introduzidas como: odontopediatria, periodontia, material dentário, radiologia, dentística etc. As aulas dentro de laboratórios ocupam uma boa parte da carga horário do curso, em que será possível atender pacientes reais na clínica da faculdade de odontologia ou até mesmo fora dela.

Principais disciplinas da faculdade de odontologia

Clínica odontopediátrica: estuda o desenvolvimento dentário das crianças e adolescentes, incluindo o tratamento e prevenção de doenças e/ou malformações típicas dessa faixa etária.

Cirurgia Buco Maxilo Facial: ensino de técnicas cirúrgicas que têm como finalidade reparar lesões da área buco-maxilar compreendendo exame, diagnóstico e tratamento.

Dentística: estuda quais são as causas e os tratamentos para a cárie, recuperando a cavidade dental e restabelecendo sua forma, função e estética.

DTM e Dor Orofacial: promove e desenvolve uma base de conhecimentos científicos para melhor compreensão do diagnóstico e tratamento das dores e distúrbios do sistema mastigatório, região orofacial e estruturas relacionadas.

Ergonomia: disciplina responsável por mostrar como evitar acidentes de trabalho, como prevenir danos à saúde durante o exercício da profissão e normas regulamentadoras de segurança.

Endodontia: estuda desde a anatomia até o tratamento de doenças e técnicas de radiografia para o diagnóstico de canais dentários.

Estomatologia: abrange as principais doenças de boca e estruturas próximas, apresentando os diagnósticos e tratamentos de cada uma delas.

Farmacologia e anestesiologia: disciplina que estuda a forma de administrar remédios e anestesias com finalidade de realizar tratamentos odontológicos.

Veja também:

Implantodontia: métodos de avaliar se um paciente precisa de implantes dentários, ensinando a instalação do mesmo da maneira correta e a realização de suas devidas manutenções.

Microbiologia e imunologia: apresenta os principais microrganismos habitantes na região bucal e adjacências, quais são as doenças que podem causar e a interação com o corpo humano, ensinando os principais métodos de diagnósticos e tratamento.

Materiais dentários: disciplina responsável por lecionar os principais materiais usados em tratamentos e implantes, quais suas propriedades e durabilidade.

Oclusão: trata da relação dos dentes superiores e inferiores da arcada dentária e suas manifestações dentais e periodontais.

Odontologia materno infantil: foco na importância da prevenção e do tratamento de doenças odontológicas tanto em gestantes como em bebês e mulheres durante o período do pós-parto.

Prótese removível: processo de elaboração, instalação e manutenção de próteses removíveis.

Prótese fixa: como fazer uma elaboração e instalação de próteses fixas nos pacientes, e como realizar as manutenções necessárias.

Patologia: análise de microorganismos e doenças que afetam órgãos, tecidos e componentes do sistema buco estomacal.

Periodontia: como prevenir e cuidar de doenças que afetam a gengiva.

Radiologia odontológica: disciplina responsável por ensinar a como realizar diagnósticos por meio de imagens radiográficas.

Agora que você conferiu mais sobre a faculdade de odontologia e quais são as suas principais disciplinas, ficou ainda mais fácil escolher essa profissão para seguir. Não deixe de conferir nosso outro post sobre faculdade de odontologia para se aprofundar ainda mais no assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *