Criatividade: uma competência essencial a qualquer profissional

Criatividade: uma competência essencial a qualquer profissional

No mundo corporativo, a palavra criatividade se refere à capacidade de pensar em novas saídas para problemas antigos e em soluções ousadas para problemas novos.

A criatividade no ambiente de trabalho pode ser determinante para quem deseja ascensão profissional e está entre as principais características de empreendedores de sucesso.

Junto ao conhecimento sobre o mercado e sobre o público-alvo, a criatividade gera inovação em produtos e serviços. Ela é essencial para que existam diferenciais competitivos, pois é a criatividade que vai tornar suas ideias únicas e trazer notoriedade para a empresa. É uma característica que deve ser vista como ferramenta de uso constante, com o objetivo de alcançar melhorias e perceber novas possibilidades de atuação.

Criatividade no ambiente de trabalho

No mercado de trabalho, a criatividade é uma competência essencial. As empresas reconhecem que o potencial criativo de um empregado pode trazer mudanças positivas, produtividade e, consequentemente, lucro. A  criatividade torna as pessoas mais independentes, pois faz que encontrem soluções com maior facilidade e criem seus próprios caminhos e rotinas de trabalho.

A criatividade no ambiente de trabalho faz com que você seja notado pelos seus superiores, por isso, tente demonstrar que você consegue agir e pensar diferente, sugerindo alternativas e com o foco nos resultados para a empresa. Para se destacar, é necessário ser dinâmico, atento às mudanças do mercado e às oportunidades de inovar.

Como ser criativo

Grandes ideias geralmente não aparecem do dia para a noite. Ao contrário do que muitos pensam, as inovações são fruto de muito esforço. A criatividade no ambiente de trabalho é algo que devemos exercitar e desenvolver, assim como qualquer outra competência em que desejamos melhorar. O importante é praticar e acreditar no seu próprio potencial.

Se você não sabe como ser criativo, tente ficar atento às novidades. Explore de que forma seus os concorrentes estão atuando e entenda como funcionam empresas de segmentos totalmente diferentes do seu. Dessa forma, você pode compreender recursos de outros campos e tentar aplicá-los na sua realidade. Leia revistas diferentes e assista programas de TV que nunca viu antes, esteja aberto a se interessar por coisas totalmente novas.

O Brainstorming é um recurso muito utilizado nas corporações, ele pode ser traduzido como “tempestade cerebral”. Trata-se de um debate, no qual as ideias são colocadas em pauta sem preconceitos ou inibições. Não existem ideias ruins e quanto mais ideias surgirem, melhor. Dessa forma, todas as possibilidades são avaliadas e soluções que inicialmente pareciam improváveis podem acabar mostrando-se eficientes.

Já o Mapa Mental é um estratégia de planejamento e memorização. Trata-se de um registro gráfico no qual devem ser representados todos os aspectos de determinado assunto. Ele serve para que você tenha uma visão mais clara das ideias e consiga relacioná-las melhor, de forma que pensamentos fragmentados encontrem seu lugar e torne-se mais fácil traçar estratégias. É um ótimo recurso para estabelecer causas e consequências, ilustrar contextos e traçar estratégias.

Pós-graduação em criatividade e inovação

Com uma pós-graduação em criatividade e inovação, o profissional conhece recursos que auxiliam na hora de ver os problemas sob diferentes perspectivas e perceber oportunidades. Ele desenvolve a habilidade de enxergar tendências, aprende técnicas de solução de problemas e obtém uma visão mais abrangente do mundo dos negócios.

Especialmente no caso de cursos no formato MBA, o estudante de pós-graduação é preparado para ocupar cargos mais altos, tornando-se um líder. Os líderes normalmente acreditam em novas ideias, pois elas representam oportunidades de crescimento e soluções de problemas. Além de ser um exemplo, o líder precisa motivar sua equipe, incentivar o pensamento criativo e tomar decisões estratégicas.

Para se tornar um expert em inovação e ser mais criativo no ambiente de trabalho, é necessário ter um pouco de coragem para desafiar as regras. Entretanto, não é tão complicado quanto parece, muitas boas ideias são soluções simples alcançadas por mentes treinadas para reconhecer oportunidades.

Agora que você já sabe como ser criativo é importante, não esqueça de fazer sua inscrição para a pós-graduação em Criatividade e Inovação da Tuiuti!

Nova call-to-action