Curso de ciência da computação: carreira em alta

Curso de ciência da computação: carreira em alta

Você gosta de matemática? Sente fascínio pelas facilidades que a tecnologia proporciona ao cotidiano? Já pensou que seu celular, carro ou até a geladeira poderia oferecer funções mais inovadoras? Ciência da computação é uma excelente opção se você respondeu sim para essas perguntas.

Exatamente por ser impossível imaginar o mundo sem o avanço da tecnologia, com a melhoria constante dos eletrônicos e suas aplicações, essa profissão é fundamental para o desenvolvimento da economia e das relações humanas.

Devido à complexidade da profissão e os desafios apresentados no cotidiano, que envolvem profundo conhecimento de sistemas e programação, há poucos profissionais que se destacam no mercado.

É a oportunidade ideal para quem busca uma profissão com futuro promissor e com boas vagas no mercado de trabalho. Vamos conhecer mais sobre as possibilidades nessa área?

Alta empregabilidade

Mesmo em momentos de crise e demissões em massa, os profissionais de Ciências da Computação seguem sendo procurados e contratados por empresas grandes, médias e pequenas, nacionais ou multinacionais.

Computadores, notebooks, celulares, tablets, aplicativos e demais sistemas de automação já fazem parte do cotidiano da maioria dos ambientes de trabalho.

São muitas as áreas de atuação que o bacharelado proporciona. Além de lidar diretamente com linguagens de programação, o profissional pode atuar com engenharia de software, gerenciamento de projetos, analista de sistemas, analista de SEO e administrador de bancos de dados.

Ao assumir a gestão de Tecnologia da Informação (TI), o cotidiano do trabalho consiste em implementar sistemas de forma a integrar os processos da empresa direcionando todos os esforços para um mesmo fim.

Já como analista de sistemas, é fundamental aliar a gestão de projetos ao desenvolvimento dos sistemas. Essas decisões são tomadas a partir de análises minuciosas, com objetivo de avaliar quais as melhores soluções tecnológicas para a empresa.

Uma das áreas que mais emprega e promete ser a profissão do futuro é o Big Data, ou seja, ciências de dados. Utilizar dados de clientes e interessados pela marca para montar bancos de dados, minerar as informações e aperfeiçoar a comunicação por meio dos algoritmos é uma das tendências. Há poucos profissionais nesse meio.

Quem prioriza a diversidade e a riqueza de oportunidades pode ficar sossegado. Empresas de produtos, serviços, indústrias, lojas físicas e virtuais, todas empregam esse profissional.

As oportunidades estão espalhadas por todas as regiões do Brasil. Se você tem interesse em mudar de país, pode encontrar boas posições no exterior, já que o conhecimento em linguagem de programação é universal.